Cultura e Artes
Entre o som e o silêncio: Terras sem Sombra estreia-se em Reguengos de Monsaraz
Pela primeira vez, o Festival Terras Sem Sombra vai a Reguengos de Monsaraz. À beira do maior lago artificial da Europa, ouvir-se-à música portuguesa e espanhola do final do século XIX. Uma visita guiada ao fresco do bom e do mau juiz e ao património ambiental da região completam o programa de sábado e domingo.
A Palavra, de Carl Dreyer: Provas de Vida
“Discute-se muito o milagre final de A Palavra, mas muitas vezes todos os outros que passam precisamente por esta potência da palavra e do gesto são esquecidos como momentos inesperados de mudança.” A crónica de cinema de Sérgio Dias Branco.
Obras de misericórdia na Cooperativa Árvore
Até à próxima sexta-feira, dia 8 de Fevereiro, ainda pode ver-se na Cooperativa Árvore, no Porto, a exposição sobre as obras de misericórdia “dar pousada aos peregrinos” e “rogar a Deus por vivos e defuntos”, com a participação de vários artistas.
Auschwitz, aqui tão perto
Até 3 de Fevereiro, ainda é possível ver em Madrid uma exposição sobre Auschwitz, que reconstrói o campo e a sua máquina de morte. A Nair Alexandra foi ver e recomenda. Quem possa, corra. Porque, como avisa o sobrevivente e grande escritor italiano Primo Levi: “Aconteceu. Em consequência pode voltar a acontecer.”
Segredos e mentiras: afinal, o que é uma família?
A crítica do filme japonês Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões de Manuel Mendes.
A Noite Escura da Fé: Luz de Inverno, de Ingmar Bergman
A crítica de cinema do filme sueco “Luz de Inverno”, por Sérgio Dias Branco.
Exaltação das comunidades errantes
Exaltation é um diamante lapidado ou um extraordinário colar que vai desfiando preciosidades raras. Desde logo, pela voz única do contratenor israelita Yaniv d’Or, de ascendência sefardita (os judeus da Península Ibérica).
Roma: distinção católica para um filme sobre a coragem solidária das mulheres
O filme Roma - realizado pelo mexicano Alfonso Cuarón -, que venceu o Leão de Ouro, prémio principal do Festival de Cinema de Veneza, foi galardoado também com o prémio da Signis – Associação Católica Mundial para a Comunicação, na 75ª edição do certame, que terminou...
Uma carga preciosa
No início do mês de Setembro de 2015, uma criança aparecia morta numa praia da Turquia. Ficou depois a saber-se que era um menino sírio. Tinha três anos e chamava-se Alan Kurdi. As imagens terríveis que o mostravam só, deitado na orla do mar, como que adormecido, ou...
Bem-aventurados os puros de coração
Este filme tinha tudo para ser ‘arrumado’ na prateleira dos que, um dia, passariam pela televisão e, se calhasse, talvez desse para uma espreitadela disfarçada: uma história mais do que contada, a tender para o choradinho, pouco mais do que um entretenimento. Enfim,...
Um caminho de quem procura o que perdeu
O disco começa num tom de caminho esforçado, talvez um pouco melancólico, de quem procura o que perdeu: “Onde te escondeste, Amado...?” Cresce, depois, para perguntas e respostas, num diálogo entre a esposa e o esposo, onde se percebe a inspiração do Cântico dos...
As questões “ambientais, económicas e éticas” do desperdício alimentar
É possível que o livro Desperdício alimentar, de Iva Pires, professora da Universidade de Lisboa, não seja para muitos um livro oportuno para a quadra natalícia. Os que pouco se apoquentam em multiplicar o esbanjamento de comida nesta altura do ano acharão, com...
O fanatismo como “inflexibilidade, sentimentalismo e falta de imaginação”
O romancista israelita Sami Michael descreveu uma viagem de táxi em que o motorista se pôs a predicar sobre quão importante era para os judeus, como ele próprio e o seu passageiro, que se matassem todos os árabes. Sami Michael escutava-o com enorme paciência e, em...
Pecadores impenitentes e pequenas epifanias
É a fotografia que empresta o título ao mais recente livro editado em Portugaldo escritor italiano Claudio Magris. Ele socorre-se, aliás, do Grande Dicionário da Língua Italiana para, logo no início de Instantâneos, explicar que o instantâneo é “obtido com um tempo de...
Teatro musical Clara – Uma luz na noite
Entrevista ao encenador Tiago Sepúlveda e imagens dos ensaios Clara – Uma luz na noite é o título do teatro musical encenado por Tiago Sepúlveda e apresentado pelo Grupo de Teatro Musical Religioso (GTMR), que será levado à cena nos próximos dias...
Uma rota para respirar o tempo
Quando se entra, três grandes ecrãs dão o mote a esta exposição diferente: neles se vêem imagens, captadas com uma câmara fixa, dos claustros das catedrais do Porto, Santarém e Évora. Vêem-se pessoas a atravessar uma ala do claustro, saem da imagem, surgem pessoas...
Breves
Boas notícias

Caminhar, ao serviço da reinserção social de jovens
Põe-te a andar! A ordem pode parecer estranha, mas é uma forma de ajudar a reintegrar jovens socialmente, em alternativa à pena de prisão. Uma associação francesa tem experimentado. Custos e proveitos são bem mais positivos que a cadeia.
É notícia
Cultura e artes
Entre o som e o silêncio: Terras sem Sombra estreia-se em Reguengos de Monsaraz
Pela primeira vez, o Festival Terras Sem Sombra vai a Reguengos de Monsaraz. À beira do maior lago artificial da Europa, ouvir-se-à música portuguesa e espanhola do final do século XIX. Uma visita guiada ao fresco do bom e do mau juiz e ao património ambiental da região completam o programa de sábado e domingo.
“Mas as crianças, Senhor, porque lhes dais tanta dor, porque padecem assim?”
Cafarnaum, Um filme que é um murro no estômago. Líbano, Síria, Etiópia e crianças numa história que não nos deixa indiferentes. Prémio do júri em Cannes, está nomeado para os Óscares.
A Palavra, de Carl Dreyer: Provas de Vida
“Discute-se muito o milagre final de A Palavra, mas muitas vezes todos os outros que passam precisamente por esta potência da palavra e do gesto são esquecidos como momentos inesperados de mudança.” A crónica de cinema de Sérgio Dias Branco.
Via Sacra na Noite de Natal
Poderosa é Julia Roberts, no papel desta “mãe coragem”. Nunca o amor lhe deu um rosto tão belo. Acreditem. Fala-se do filme “O Ben está de Volta”.
Pessoas

Bento Domingues e Laborinho Lúcio: humanistas e críticos, homens das “ciências moles”
Dois humanistas, críticos do pensamento único na sociedade ou no catolicismo, homens das “ciências moles”, Laborinho Lúcio e frei Bento Domingues receberam esta sexta-feira o doutoramento honoris causa pela Universidade do Minho. A reportagem, aqui.
Sete Partidas
Bruno Ganz – um sopro de eternidade e um dia
Caso alguém precise de uma prova de que Deus existe e me tem muito amor, aqui está ela: uma vez convidaram-me para contracenar com Bruno Ganz numa encenação relativamente privada da peça “Coração a Gás”, do dadaísta Tristan Tzara. Como Deus existe, e gosta muito de mim, arranjou de eu nesse dia ter um compromisso noutra cidade. Assim se pouparam dois recordes Guinness: o meu embaraço e a vergonha alheia do Bruno Ganz.
Visto e Ouvido
Agenda
participam:
Jesús Carmona, diretor para os Media do Parlamento Europeu;
José Manuel Pureza, deputado e professor universitário;
Marisa Torres da Silva, professora universitária e investigadora
Luzia Moniz, jornalista e presidente da Paderna (Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana)
Entre margens
Escutar a morte entre câmaras e microfones
Em Guimarães, decorre até domingo, dia 24, o congresso A Morte – leituras da humana condição; o jornalista Manuel Vilas Boas interveio na mesa redonda sobre A decisão jornalística: Quando a morte (não) é notícia; aqui se regista o texto da intervenção.
Em Cristo para a vida do mundo
Enquanto esperamos as conclusões do encontro no Vaticano, sobre os abusos sexuais, e nos dispomos a levar à prática as indicações que nos vão ser dadas, apressemo-nos a lutar contra o clericalismo como uma boa maneira de acabar com todas estas formas de abuso.
Homossexualidade e clero católico
A questão da homossexualidade de muitos padres católicos não é para mim irrelevante, porque discordo da contradição intrínseca que consiste na existência de um clero obrigado a papaguear um discurso condenatório da homossexualidade, quando esse mesmo clero também é, em percentagem decerto discutível, constituído por muitos homossexuais.