Estilos de vida alternativos
Limpar as praias e praticar ioga porque “todos fazemos parte do planeta”
Uma iniciativa da OmWay que convida a limpar as praias da linha de Cascais e a participar numa aula de ioga no final. Em São Pedro do Estoril, sábado às 9h da manhã.
“Faz sentido, ensinado ioga, termos esse cuidado com a natureza e com a nossa casa.”
Indígenas brasileiros em protesto contra “etnocídio” e ameaças aos seus territórios
As preocupações advém das declarações e medidas que o recém-eleito presidente Jair Bolsonaro tem tomado contra os povos indígenas e restantes povos tradicionais.
Auroville: 50 anos de “anarquia divina”
Sadhana Forest é o nome da nova casa de Ana e Tiago. Este projeto comunitário e escola de vida conseguiu recriar em trinta hectares uma impressionante floresta tropical, com 130 espécies autóctones.
Breves
Boas notícias

Caminhar, ao serviço da reinserção social de jovens
Põe-te a andar! A ordem pode parecer estranha, mas é uma forma de ajudar a reintegrar jovens socialmente, em alternativa à pena de prisão. Uma associação francesa tem experimentado. Custos e proveitos são bem mais positivos que a cadeia.
É notícia
Cultura e artes
Entre o som e o silêncio: Terras sem Sombra estreia-se em Reguengos de Monsaraz
Pela primeira vez, o Festival Terras Sem Sombra vai a Reguengos de Monsaraz. À beira do maior lago artificial da Europa, ouvir-se-à música portuguesa e espanhola do final do século XIX. Uma visita guiada ao fresco do bom e do mau juiz e ao património ambiental da região completam o programa de sábado e domingo.
“Mas as crianças, Senhor, porque lhes dais tanta dor, porque padecem assim?”
Cafarnaum, Um filme que é um murro no estômago. Líbano, Síria, Etiópia e crianças numa história que não nos deixa indiferentes. Prémio do júri em Cannes, está nomeado para os Óscares.
A Palavra, de Carl Dreyer: Provas de Vida
“Discute-se muito o milagre final de A Palavra, mas muitas vezes todos os outros que passam precisamente por esta potência da palavra e do gesto são esquecidos como momentos inesperados de mudança.” A crónica de cinema de Sérgio Dias Branco.
Via Sacra na Noite de Natal
Poderosa é Julia Roberts, no papel desta “mãe coragem”. Nunca o amor lhe deu um rosto tão belo. Acreditem. Fala-se do filme “O Ben está de Volta”.
Pessoas

Bento Domingues e Laborinho Lúcio: humanistas e críticos, homens das “ciências moles”
Dois humanistas, críticos do pensamento único na sociedade ou no catolicismo, homens das “ciências moles”, Laborinho Lúcio e frei Bento Domingues receberam esta sexta-feira o doutoramento honoris causa pela Universidade do Minho. A reportagem, aqui.
Sete Partidas
Bruno Ganz – um sopro de eternidade e um dia
Caso alguém precise de uma prova de que Deus existe e me tem muito amor, aqui está ela: uma vez convidaram-me para contracenar com Bruno Ganz numa encenação relativamente privada da peça “Coração a Gás”, do dadaísta Tristan Tzara. Como Deus existe, e gosta muito de mim, arranjou de eu nesse dia ter um compromisso noutra cidade. Assim se pouparam dois recordes Guinness: o meu embaraço e a vergonha alheia do Bruno Ganz.
Visto e Ouvido
Agenda
participam:
Jesús Carmona, diretor para os Media do Parlamento Europeu;
José Manuel Pureza, deputado e professor universitário;
Marisa Torres da Silva, professora universitária e investigadora
Luzia Moniz, jornalista e presidente da Paderna (Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana)
Entre margens
Escutar a morte entre câmaras e microfones
Em Guimarães, decorre até domingo, dia 24, o congresso A Morte – leituras da humana condição; o jornalista Manuel Vilas Boas interveio na mesa redonda sobre A decisão jornalística: Quando a morte (não) é notícia; aqui se regista o texto da intervenção.
Em Cristo para a vida do mundo
Enquanto esperamos as conclusões do encontro no Vaticano, sobre os abusos sexuais, e nos dispomos a levar à prática as indicações que nos vão ser dadas, apressemo-nos a lutar contra o clericalismo como uma boa maneira de acabar com todas estas formas de abuso.
Homossexualidade e clero católico
A questão da homossexualidade de muitos padres católicos não é para mim irrelevante, porque discordo da contradição intrínseca que consiste na existência de um clero obrigado a papaguear um discurso condenatório da homossexualidade, quando esse mesmo clero também é, em percentagem decerto discutível, constituído por muitos homossexuais.