Francisco, 2013-2023 (5)

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: La Strada, de Federico Fellini

| 8 Mar 2023

la strada, o filme preferido do papa

Estreado em 1954 no Festival de Cinema de Veneza, La Strada conta a história de Gelsomina (interpretada por Giulietta Masina), uma jovem inocente e sonhadora, vendida pela mãe a Zampano (interpretado por Anthony Quinn).

 

La Strada é o filme preferido do Papa Francisco. Estreado em 1954 no Festival de Cinema de Veneza, a obra realizada por Federico Fellini conta a história de Gelsomina, uma jovem inocente e sonhadora (interpretada por Giulietta Masina, mulher do realizador), vendida pela mãe a Zampano (interpretado por Anthony Quinn). Na história, intervém outra personagem relevante, o Doido (que Richard Basehart interpreta). A música é de Nino Rota.

O Papa identifica-se com A Estrada, sublinhando a referência que nele está implícita a São Francisco de Assis. “A noção fundamental da doutrina franciscana da pobreza radical do homem diante de Deus iluminará também a profunda espiritualidade do filme e das suas personagens”, escreve Pascal Couté, professor de Cinema e Estética na Universidade de Caen, em “La Strada de Federico Fellini : un film franciscain?”, num texto que estabelece precisamente a natureza franciscana de A Estrada. O autor começa, aliás, por recordar que “aos jornalistas que lhe perguntaram, durante uma conferência de imprensa em Paris, se o seu filme era cristão, Fellini respondeu: ‘É um filme franciscano’”.

Um dos cartazes de promoção de La Strada, filme premiado com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, La Strada suscitou uma polémica entre escolas críticas, recordou Àngel Quintana nos Cahiers du Cinéma (1). “Os círculos marxistas e, nomeadamente, o director da revista Cinema Nuovo, Guido Aristarco, criticaram os valores religiosos do filme e vêem nele uma traição ao neo-realismo. Do lado oposto, André Bazin considera que Fellini parte de uma concepção do realismo de carácter social e que parece querer desvendar progressivamente a ambiguidade do mundo”.

Federico Fellini era um homem religioso. “Quem é que nos guia na aventura criativa? Como é que pôde acontecer?”, perguntava o cineasta numa entrevista concedida a Giovanni Grazzini (2). A seguir, encarregava-se de responder: “Só a fé em qualquer coisa ou em alguém escondido dentro de nós, alguém que se conhece pouco, que se faz vivo de vez em quando, uma parte taciturna e fechada e sábia que se pôs a trabalhar em nosso lugar pode ter favorecido a misteriosa operação”. Para o cineasta, “esta parte incônscia” devia ser ajudada “dando-lhe confiança, não a contrariando, deixando-a actuar”. Federico Fellini acreditava que este sentimento de confiança se poderia definir como um sentimento religioso. “A presunção, a erudição, o egoísmo, a mania de que se sabe mais, a falsa cultura, muito frequentemente bloqueiam esta confiança, obrigam-na a retirar-se, a dissolver-se, e então quase sempre acontece que os resultados sejam menos satisfatórios”.

Notas:
(1) Federico Fellini, Collection Grands Cinéastes, 2007
(2) Fellini por Fellini. Publicações D. Quixote, 1985

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This