Uma conferência com o tema “Levanta-te! És testemunha do que viste”, com a historiadora e teóloga Cátia Tuna, e a inauguração de uma exposição de primeiras páginas do jornal Voz da Fátima (VF) naquele que será o ano do centenário da publicação, são os dois principais actos que marcam, neste sábado, 27, a abertura do ano pastoral do santuário mariano.
Criado em Outubro de 1922, o VF é o órgão informativo oficial do santuário. A exposição que neste sábado serão inaugurada são uma das iniciativas previstas para a comemoração da efeméride, a par de uma jornada de comunicação, um estudo científico sobre a publicação e um apontamento museológico no NewsMuseum, em Sintra.
A jornada de abertura, anuncia o santuário, inicia-se às 15h, no recinto de oração, com a inauguração dos murais e prossegue às 15h30, no Centro Pastoral Paulo VI, com a sessão de apresentação.
“Levanta-te! És testemunha do que viste” é a frase que animará a programação deste ano e é sobre ela que falará Cátia Tuna, cuja tese de doutoramento versou sobre a experiência espiritual no fado, com o título “Não Sei Se Canto Se Rezo”: Ambivalências Culturais e Religiosas do Fado (1926-1945). O tema foi escolhido a partir de uma frase do livro bíblico dos Actos dos Apóstolos, que remete para a capacidade de transformação provocada pelo encontro com Cristo Ressuscitado.
A sessão será transmitida em direto em www.fatima.pt, no canal YouTube e na página do Santuário no Facebok, a partir das 15h30.
O Santuário anuncia entretanto que durante este ano retomará acções dirigidas aos voluntários que ali prestam serviço, bem como o acolhimento e acompanhamento dos peregrinos.