Balanço de um bispo em Manipur

100 mortos, 50 mil deslocados e 249 igrejas destruídas em confrontos étnicos na Índia

| 20 Jun 2023

Edifícios a arder em manipur. Foto © @ashoswai

Edifícios a arder em Manipur, na sequência dos confrontos. Foto divulgada esta terça-feira, 20 de junho, através da conta de Twitter @ashoswai.

 

Os confrontos étnicos no estado indiano de Manipur, que começaram já no início de maio, prosseguem, tendo provocado até ao momento pelo menos 100 mortes, o deslocamento de 50 mil pessoas e a destruição de 249 igrejas cristãs. O balanço é feito pelo bispo católico Dominic Lumon, de Imphal, diocese que cobre todo o estado onde têm estado a decorrer os tumultos, num documento datado de 15 de junho e agora divulgado online.

Ao longo de 11 páginas, o bispo Lumon explica que os confrontos opõem o povo predominantemente hindu Meitei ao povo predominantemente cristão Kuki, e que os mesmos incluem ataques com motivação religiosa.

Logo no início de maio, quando a onda de violência começou [ver 7MARGENS], “cerca de 249 igrejas pertencentes aos cristãos foram destruídas. Todas essas destruições ocorreram com precisão 36 horas após o início da violência”, relata o líder católico.

Embora os Kukis pertençam principalmente a denominações protestantes, como a Igreja Batista, algumas instituições católicas foram também visadas , incluindo a Paróquia de São Paulo, em Sangaiprou, que foi gravemente queimada, e a Paróquia do Santíssimo Redentor, em Canchipur, que foi saqueada e incendiada.

Em declarações ao jornal The Pillar, alguns padres indianos ligados ao estado de Manipur disseram ser difícil avaliar a situação vivida atualmente, devido ao bloqueio da Internet e à instituição do recolher obrigatório na região.

O bispo Lumon critica a resposta das autoridades indianas aos confrontos, acusando o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, de “silêncio”, o ministro do Interior, Amit Shah, de “falta de noção” e o governo local de “indecisão”.

“Depois de 44 dias desde o início dos distúrbios, a violência e os incêndios criminosos continuam inabaláveis, especialmente nas periferias da região do vale”, sublinha Lumon. “Vidas preciosas foram perdidas, casas/aldeias queimadas ou destruídas, pertences vandalizados e saqueados, locais de culto profanados e incendiados. Mais de 50 mil pessoas foram deslocadas e desalojadas e estão a definhar em diferentes campos de socorro e casas de outras pessoas”.

Lumon afirma ainda que, no meio da violência, surgiram milícias que afirmam defender o Sanamahismo, religião tradicional do povo Meitei. “Os relatos são de que os cristãos Meitei são advertidos com consequências terríveis se não regressarem à sua religião original. A alguns pastores foi-lhes dito que não reconstruam as igrejas. Há um silenciamento sistemático das minorias”, refere.

O bispo alerta que “a crise atual que o povo e a Igreja em Manipur enfrentam não é isolada. Parece haver padrões semelhantes em todo o país. [Esses] padrões e o modus operandi devem ser vistos na perspetiva mais ampla da preocupação com as minorias na Índia”, conclui.

 

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai novidade

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This