Comemorações em 2025

1700 anos depois de Niceia

| 11 Ago 2023

Fresco sobre o Concílio de Niceia: 1700 anos depois, CMI quer celebrar marco histórico.

Fresco sobre o Concílio de Niceia: 1700 anos depois, CMI quer celebrar marco histórico.

 

O Conselho Mundial das Igrejas (CMI) prepara para 2025, ano em que a Igreja Católica assinala o seu Jubileu, as comemorações sobre os 1700 anos do Concílio de Niceia, “uma oportunidade para celebrar e refletir sobre a missão efusiva do amor trinitário de Deus e as implicações que isso tem para o testemunho e o serviço comum das igrejas, e é uma ocasião para perguntar mais uma vez, com novos olhos e em conjunto com outros, o que significa Niceia para nós hoje”, disse o secretário-geral do CMI, Rev.

O primeiro Concílio Ecuménico foi uma reunião de bispos cristãos em Niceia (hoje İznik, na atual Turquia) que constituiu uma tentativa inicial de chegar a um consenso na igreja através de uma assembleia que representasse toda a cristandade. “Naquela época, como agora, o apelo à unidade foi lançado no contexto de um mundo conturbado, desigual e dividido”, lembrou Pillay.

No centro das actividades do CMI em 2025 estará a Sexta Conferência Mundial sobre Fé e Ordem. A conferência, organizada pela Comissão de Fé e Ordem do CMI, reunirá líderes de igrejas e estudiosos de teologia para abordar as muitas questões desafiadoras que as igrejas enfrentam hoje e reafirmar o desejo de unidade visível da igreja em meio à imensa diversidade e contextos em mudança.

O ano de 2025 marca também o centenário da Conferência Cristã Universal sobre Vida e Trabalho, realizada em Estocolmo. Por vezes descrita como a “Nicéia da ética”, foi a primeira expressão organizada em grande escala do movimento ecuménico no século XX, após a destruição provocada pela Primeira Guerra Mundial. Juntamente com o movimento Fé e Ordem, contribuiu para a criação do CMI em 1948.

O aniversário do Concílio de Niceia será refletido nos planos e actividades de todos os programas do CMI, incluindo tanto actividades temáticas como actividades organizadas conjuntamente com parceiros ecuménicos, igrejas membros, comunhões cristãs mundiais, associações e instituições teológicas.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This