AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Fresco sobre o Concílio de Niceia: 1700 anos depois, CMI quer celebrar marco histórico.

Comemorações em 2025

1700 anos depois de Niceia

| 11/08/2023

Fresco sobre o Concílio de Niceia: 1700 anos depois, CMI quer celebrar marco histórico.

Fresco sobre o Concílio de Niceia: 1700 anos depois, CMI quer celebrar marco histórico.

 

O Conselho Mundial das Igrejas (CMI) prepara para 2025, ano em que a Igreja Católica assinala o seu Jubileu, as comemorações sobre os 1700 anos do Concílio de Niceia, “uma oportunidade para celebrar e refletir sobre a missão efusiva do amor trinitário de Deus e as implicações que isso tem para o testemunho e o serviço comum das igrejas, e é uma ocasião para perguntar mais uma vez, com novos olhos e em conjunto com outros, o que significa Niceia para nós hoje”, disse o secretário-geral do CMI, Rev.

O primeiro Concílio Ecuménico foi uma reunião de bispos cristãos em Niceia (hoje İznik, na atual Turquia) que constituiu uma tentativa inicial de chegar a um consenso na igreja através de uma assembleia que representasse toda a cristandade. “Naquela época, como agora, o apelo à unidade foi lançado no contexto de um mundo conturbado, desigual e dividido”, lembrou Pillay.

No centro das actividades do CMI em 2025 estará a Sexta Conferência Mundial sobre Fé e Ordem. A conferência, organizada pela Comissão de Fé e Ordem do CMI, reunirá líderes de igrejas e estudiosos de teologia para abordar as muitas questões desafiadoras que as igrejas enfrentam hoje e reafirmar o desejo de unidade visível da igreja em meio à imensa diversidade e contextos em mudança.

O ano de 2025 marca também o centenário da Conferência Cristã Universal sobre Vida e Trabalho, realizada em Estocolmo. Por vezes descrita como a “Nicéia da ética”, foi a primeira expressão organizada em grande escala do movimento ecuménico no século XX, após a destruição provocada pela Primeira Guerra Mundial. Juntamente com o movimento Fé e Ordem, contribuiu para a criação do CMI em 1948.

O aniversário do Concílio de Niceia será refletido nos planos e actividades de todos os programas do CMI, incluindo tanto actividades temáticas como actividades organizadas conjuntamente com parceiros ecuménicos, igrejas membros, comunhões cristãs mundiais, associações e instituições teológicas.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.