22.500 moçambicanos combatem a fome com apoio de ONG portuguesas

| 12 Mar 2021

Cais fluvial no rio Buzi, uma das zonas mais afetadas pela passagem do ciclone Idai, em março de 2019. Foto: Daniel Rocha.

Dois anos após a devastação causada pelo ciclone Idai, a 11 de março de 2019, a que se seguiu, sete semanas depois, o furacão Kenneth, mais de 22 mil moçambicanos continuam a ser apoiados pela Cáritas Portuguesa, Associação de Defesa do Património de Mértola, Associação Luarte e Cáritas Moçambicana, coordenadas pela Oikos. O programa ajuda as famílias mais afetadas a assegurar, de forma autónoma e sustentável, a satisfação das necessidades alimentares e nutricionais do agregado familiar.

De acordo com o comunicado da Cáritas Portuguesa divulgado nesta sexta-feira, 12 de março, a prioridade atual passa por “proporcionar às famílias condições que lhes permitam produzir e garantir alimentos: foram feitas entregas de sementes (milho, feijão e gergelim) e materiais agrícolas na província de Sofala. Foram também criados diferentes campos de demonstração agrícola (‘escolas’) para ensino de novas técnicas de cultivo que permitam melhorar a eficiência na produção.”

As organizações envolvidas no programa de ajuda a Moçambique, que conta com o apoio do Governo português através do Instituto Camões, referem relatórios que estimam existirem no país mais de 2,9 milhões de pessoas que enfrentam, este mês de março, situações de “insegurança alimentar severa”.

“Trabalho digno” é o “caminho para a paz e justiça social”, defende MMTC

Mensagem e conferência online

“Trabalho digno” é o “caminho para a paz e justiça social”, defende MMTC novidade

“Num mundo em conflito, com profundas desigualdades e ambientalmente insustentável, o trabalho digno representa o caminho para a paz e a justiça social”, defende o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, na véspera do Dia Internacional pelo Trabalho Digno, que se assinala  a 7 de outubro. A mensagem foi divulgada em Portugal pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, nesta quinta-feira, 6, data em que dinamiza, pelas 21 horas, uma videoconferência subordinada ao tema “Trabalho digno para todos”.

Responsáveis religiosos contra desalojamento de comunidade mapuche

Argentina

Responsáveis religiosos contra desalojamento de comunidade mapuche novidade

Os líderes de diferentes Igrejas cristãs de Bariloche (cidade na região da Patagónia Argentina) apelaram esta quarta-feira, 5, à busca de vias de diálogo e de paz, depois de no dia anterior as forças policiais federais terem iniciado uma operação de desalojamento de uma comunidade indígena mapuche, recorrendo ao uso de gás lacrimogéneo e balas de borracha, e que resultou na detenção de pelo menos dez pessoas, entre elas uma mulher grávida e cinco menores.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Dia 4 de outubro

Filme “A Carta” exibido em Campo de Ourique

O documentário “A Carta” que relata a história da Encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco vai ser exibido no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo na terça-feira, dia 4 de outubro, às 21h15.

Bispo Bätzing “impede” visita do cardeal Koch à Alemanha

Em causa disputa sobre o Caminho Sinodal alemão

Bispo Bätzing “impede” visita do cardeal Koch à Alemanha novidade

O cardeal Kurt Koch, prefeito do Dicastério para a Unidade dos Cristãos, cancelou a sua visita à Alemanha, depois do bispo Georg Bätzing, presidente da Conferência Episcopal daquele país, ter dito que ele não seria bem-vindo enquanto não tornasse público um pedido de desculpas pelas afirmações feitas no final de setembro contra o Caminho Sinodal alemão, noticia o jornal católico The Pillar na sua edição de 3 de outubro.

Silêncio: devolver à vida a sua beleza

Livro de oração

Silêncio: devolver à vida a sua beleza novidade

Será um passo paradoxal falar do silêncio: afinal, ele será rompido para que dele se fale. Mas sabemos, na nossa experiência quotidiana, como a ausência de reflexão pode ser sinónimo, não de silêncio, mas de um adormecimento nos ruídos, distrações e imagens que constantemente nos interpelam.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This