Violência religiosa na Índia

300 ataques contra cristãos nos últimos 10 meses

| 19 Nov 21

Cristãos têm sido atacados na Índia. Foto retirada do relatório apresentado na página da countercurrents.org.

Nos primeiros 10 meses deste ano, o relatório intitulado Cristãos agredidos na Índia, coligido por várias organizações não governamentais cristãs, registou 300 incidentes anticristãos.

A Ajuda à Igreja que Sofre entrevistou na quinta-feira, 18 de novembro, duas freiras católicas atacadas no distrito de Mau, no Estado de Uttar Pradesh, no norte do país.

A irmã Gracy Monteiro contou como “um grupo de homens hindus” a assediaram – a ela e à irmã Roshi Minj – numa paragem de autocarros, acusando-as de “converter ilegalmente um hindu ao cristianismo” e as levaram “à força para uma esquadra de polícia próxima entoando slogans anticristãos” e acusando-as de conversões ilegais.

O Uttar Pradesh é o Estado mais populoso da Índia e, por meio de um decreto de novembro de 2020, posteriormente ratificado pelo Parlamento estadual em fevereiro de 2021, proibiu a conversão religiosa sob pena de prisão até 10 anos. A lei refere a conversão religiosa por aliciamento, força, coerção ou fraude, mas várias formas de pastoral cristã e obras de caridade têm sido julgadas como atrações ilegais para a conversão.

Na Índia existem mais sete Estados com semelhante legislação. Os líderes das Igrejas cristãs contestam a sua legalidade, alegando que tais leis violam a Constituição Indiana que reconhece aos cidadãos o direito de seguirem a religião da sua escolha e o direito a propagá-la. Grupos extremistas de hindus têm também atacado com frequência a minoria muçulmana. Os cristãos são cerca de 360 mil entre os mais de 200 milhões de habitantes do Uttar Pradesh.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This