Em favor de uma Igreja mais inclusiva

50 padres italianos decidiram “sair do armário”

| 2 Dez 2022

ordenacao de padres na basilica de sao pedro foto Vatican Media

“Muitas vezes – observam os padres homossexuais – somos forçados a negar-nos a nós mesmos em nome de uma espiritualidade hipócrita, com efeitos devastadores.” Foto © Vatican Media.

 

“Não podemos falar abertamente da nossa orientação homossexual com os nossos familiares ou amigos, e muito menos com outros sacerdotes ou leigos comprometidos” – é o desabafo, que é também denúncia, de cerca de meia centena de padres da Igreja Católica de Itália que decidiram “sair do armário”.

Num documento intitulado “De todo o coração”, divulgado pela primeira vez em setembro último, durante um curso para agentes de pastoral em Bolonha, e que tem estado a circular em trabalhos no âmbito do Sínodo específico que a Igreja italiana está a viver, os presbíteros gay dizem que não querem continuar a esconder-se.

No texto, apresentado na última quarta-feira, 30 de novembro, pela publicação italiana Domani,  os padres dizem experimentar “uma dolorosa laceração” entre “como se veem, criados por Deus, e o que os outros deles esperam”.

“Muitas vezes – observam – somos forçados a negar-nos a nós mesmos em nome de uma espiritualidade hipócrita, com efeitos devastadores. Ouvimos histórias de pessoas consagradas dilaceradas pela culpa, a ponto de deixar a vida sacerdotal e, em alguns casos, a pôr fim à própria vida: uma tentação terrível, também para alguns de nós”. “O silêncio parece ser a única forma de sobreviver” na Igreja, refere o texto.

De acordo com o artigo de Domani, os padres “apontam o dedo à homofobia incutida durante a formação no seminário”, baseada, segundo dizem, em documentos oficiais e instruções “emitidas sem respaldo científico, mas socialmente preconceituosas”.

O documento dos padres, que integra uma coleção com foco nos cristãos LGBT+, “visa fundar uma igreja acolhedora a partir de um sacerdócio que, para ser tal, precisa da coerência da pessoa, sem medo de aceitar quem ela é”.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This