Em favor de uma Igreja mais inclusiva

50 padres italianos decidiram “sair do armário”

| 2 Dez 2022

ordenacao de padres na basilica de sao pedro foto Vatican Media

“Muitas vezes – observam os padres homossexuais – somos forçados a negar-nos a nós mesmos em nome de uma espiritualidade hipócrita, com efeitos devastadores.” Foto © Vatican Media.

 

“Não podemos falar abertamente da nossa orientação homossexual com os nossos familiares ou amigos, e muito menos com outros sacerdotes ou leigos comprometidos” – é o desabafo, que é também denúncia, de cerca de meia centena de padres da Igreja Católica de Itália que decidiram “sair do armário”.

Num documento intitulado “De todo o coração”, divulgado pela primeira vez em setembro último, durante um curso para agentes de pastoral em Bolonha, e que tem estado a circular em trabalhos no âmbito do Sínodo específico que a Igreja italiana está a viver, os presbíteros gay dizem que não querem continuar a esconder-se.

No texto, apresentado na última quarta-feira, 30 de novembro, pela publicação italiana Domani,  os padres dizem experimentar “uma dolorosa laceração” entre “como se veem, criados por Deus, e o que os outros deles esperam”.

“Muitas vezes – observam – somos forçados a negar-nos a nós mesmos em nome de uma espiritualidade hipócrita, com efeitos devastadores. Ouvimos histórias de pessoas consagradas dilaceradas pela culpa, a ponto de deixar a vida sacerdotal e, em alguns casos, a pôr fim à própria vida: uma tentação terrível, também para alguns de nós”. “O silêncio parece ser a única forma de sobreviver” na Igreja, refere o texto.

De acordo com o artigo de Domani, os padres “apontam o dedo à homofobia incutida durante a formação no seminário”, baseada, segundo dizem, em documentos oficiais e instruções “emitidas sem respaldo científico, mas socialmente preconceituosas”.

O documento dos padres, que integra uma coleção com foco nos cristãos LGBT+, “visa fundar uma igreja acolhedora a partir de um sacerdócio que, para ser tal, precisa da coerência da pessoa, sem medo de aceitar quem ela é”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres

Uma religiosa e duas leigas

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres novidade

Pela quarta vez consecutiva, o papel das mulheres na Igreja voltou a estar no centro dos trabalhos do Papa e do seu Conselho de Cardeais – conhecido como C9 -, que se reuniu no Vaticano nos últimos dois dias, 17 e 18 de junho. Tratou-se de uma reflexão não apenas sobre as mulheres, mas com as mulheres, dado que – tal como nas reuniões anteriores – estiveram presentes três elementos femininos naquele que habitualmente era um encontro reservado aos prelados.

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem

Reunida em Seminário Internacional

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem novidade

“Precisamos que os sindicatos sejam mais fortes e tenham mais força nas negociações e apelamos a todos os os trabalhadores a unirem-se em volta das suas associações”. A afirmação é dos representantes da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), que estiveram reunidos no passado fim de semana no Museu da Central do Caldeirão, em Santarém, para o seu Seminário Internacional.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This