
O bispo sul-coreano Peter Lee, acompanhado pelo bispo vietnamita Joseph Cha Ngoc Tri e por diversos padres de ambos os países. Foto © giaophanlangson.net.
Um bispo católico sul-coreano pediu perdão ao povo do Vietname pelas atrocidades cometidas pelos soldados do seu país durante a guerra liderada pelos Estados Unidos, entre 1964 e 1973.
“Em nome da Igreja Católica na Coreia do Sul, peço desculpas à Igreja no Vietname, disse o bispo Peter Lee Ki-Heon, de Uijeongbu, que visitou esta semana a diocese de Lang Son Cao Bang, no norte do país, juntamente com uma delegação de 12 padres.
Esta foi a primeira vez que um bispo coreano pediu desculpas às vítimas vietnamitas pelos massacres perpetrados durante a guerra, em que aproximadamente 350 mil soldados sul-coreanos lutaram ao lado das forças dos EUA, assinala a UCA News.
Peter Lee, 76 anos, é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Reconciliação do Povo Coreano da Conferência Episcopal Católica da Coreia.