O Paraíso de Amitabha

| 2 Jun 23

Neste nono episódio do podcast 7 Céus, publicado quando os budistas tibetanos se preparam para celebrar, a 4 de junho, o dia sagrado mais importante do ano – chamado Saga Dawa Düchen – escutamos um texto da tradição budista: “O Paraíso de Amitabha”.

O mês mais importante no calendário lunar tibetano é Saga Dawa, o quarto mês lunar, que começou a 20 de maio de 2023 e termina a 18 de junho. O 15º dia deste mês lunar, o dia da lua cheia, é o Saga Dawa Düchen.

Saga Dawa é o mês dos méritos, também chamado de Bumgyur Dawa, que significa “méritos multiplicados por cem mil vezes”. Durante este período, os budistas tibetanos em todo o mundo praticam o Dharma, a generosidade e a compaixão para acumular méritos virtuosos e purificar os karmas negativos. Este é também um tempo de chamamento à oração pela disseminação dos ensinamentos de Buda e pela paz no mundo.

Estátua de Buda em pose de meditação. Foto © Nacho Valentia

“Mas agora protege-nos, ó doce luz, para que nunca mais percamos a sabedoria do coração.” Foto © Nacho Valentia.

O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.

 

VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (oração)

ORAÇÃO: “O Paraíso de Amitabha”, da tradição budista

Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.

MÚSICAS:

O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)

Tranquil Departure | by 千年破曉 | Cover: 周小航 (Oração)

IMAGEM: © Tomertu

 

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativohttps://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter:
 https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos
setemargens@setemargens.com

 

últimos episódios

preciosa pode ser a palavra «ainda»

preciosa pode ser a palavra «ainda» novidade

Breve comentário do p. ⁠António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XI do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 15 de Junho de 2024.

família?

família?

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo X do Tempo Comum B. Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 8 de Junho de 2024.

Europa, ruralidade, ecologia e religião

7MARGENS/Antena 1

Europa, ruralidade, ecologia e religião

As eleições para o Parlamento Europeu são pretexto para uma conversa sobre o mundo rural tantas vezes esquecido, cidadania, ecologia e ambiente e espiritualidade. Em entrevista ao programa 7MARGENS, da Antena 1, a eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais explica o que muitas vezes ignoramos.

O memorial na aldeia mista que acolheu refugiados antifranquistas

Inaugurado em Cambedo

O memorial na aldeia mista que acolheu refugiados antifranquistas novidade

A “solidariedade, coragem e sofrimento de que deu provas a comunidade local no acolhimento de fugidos do regime franquista” nas décadas de 1930 e 1940 está agora reconhecida no memorial inaugurado a 1 de junho em Cambedo, Chaves. Há casas que ainda mostram as marcas de morteiros disparados no cerco de… 1946.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Papa denuncia “massacres” no Congo

Apelos à oração pela paz

Papa denuncia “massacres” no Congo novidade

O Papa denunciou este domingo, no Vaticano, os “massacres” contra a população civil no leste da República Democrática do Congo, apelando à intervenção da comunidade internacional. Na ocasião, Francisco teve ainda oportunidade de pedir a oração de todos, percorrendo uma geografia da guerra.

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Com uma amiga mexicana coordeno a Rede de Migrantes e Refugiados que abrange nada mais nada menos que 10 países, dos Estados Unidos, Canadá e México às Filipinas, passando por África e o sul da Europa. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico (Pirapora), nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo, principalmente entre a Grécia e o Sul da Itália.

Petição quer que Universidade do Minho se assuma contra o genocídio em Gaza

Apelo de docentes recolheu 90 assinaturas

Petição quer que Universidade do Minho se assuma contra o genocídio em Gaza novidade

Assumir uma posição pública e inequívoca contra o genocídio em curso em Gaza, como no passado fez sobre a invasão da Ucrânia. É este o repto que um conjunto de professores e investigadores da Universidade do Minho lança ao reitor e à presidente do conselho geral desta instituição académica.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This