Diocese de Abidjan

75% dos jovens e 80% dos adultos participaram no Sínodo

| 28 Abr 2022

A catedral de Saint-Paul, em Abidjan, vista ao fundo, em segundo plano, a partir do Boulevard De Gaulle, no bairro do Plateau. Foto © fr.zil, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, via Wikimedia Commons.

A catedral de Saint-Paul, em Abidjan, vista ao fundo, em segundo plano, a partir do Boulevard De Gaulle, no bairro do Plateau. Foto © fr.zil, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

 

“Em termos estatísticos, posso dizer que 75% dos jovens e 80% dos adultos participaram das consultas sinodais na nossa diocese”. A afirmação refere-se à diocese de Abidjan, na Costa do Marfim, e pertence ao padre Hippolyte Agnigori, responsável pela equipa que ali está a coordenar o Sínodo sobre a sinodalidade.

Incentivada pelo arcebispo, o cardeal Jean Pierre Kutwa, a equipa dinamizadora foi procurando ajudar a resolver algumas dificuldades do processo sinodal aberto pelo Papa Francsico, em outubro de 2021.

Em entrevista ao La Croix Africa, o padre Hippolyte refere que as primeiras dificuldades surgiram com a formulação de questões dos documentos preparatórios, que não eram acessíveis a todos. A solução passou pelo trabalho dos catequistas. 

Por outro lado, os dinamizadores ou referentes paroquiais depararam com “a indiferença, a preguiça de certas entidades cristãs que não respondiam às perguntas porque não viam nelas muita importância”, observa o coordenador. Aí procuraram envolver os párocos, ainda que, em muitos casos, também estes precisaram de ser impelidos a envolver-se mais no processo: “para os clérigos que já tinham seu plano pastoral, nem sempre era fácil incluir a vertente sinodal”.

Quando se pergunta ao coordenador que grupos se mostraram mais envolvidos na dinâmica do Sínodo, ele responde sem hesitar: “são os adultos e os jovens que perceberam que se contava com as suas opiniões para o avanço da Santa Igreja”. “Especialmente – faz notar — porque esta é a primeira vez que o evento sinodal chega a todos os fiéis de Cristo”.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This