7MARGENS e Franciscanos assinaram protocolo
Numa curta cerimónia, nesta quinta-feira, dia 7 – um mês depois da abertura do 7MARGENS –, a Província Portuguesa da Ordem Franciscana assinou com a Associação Porta 18, proprietária do 7MARGENS, um protocolo de cedência de instalações. O documento foi assinado pelo ministro provincial dos Frades Menores, frei Armindo Carvalho, e pelo presidente da direcção da Porta 18, Jorge Wemans.
Em nome da Associação e do 7MARGENS, Wemans fez questão de agradecer a cedência e importância do sinal dado pelos franciscanos, através da partilha de dons, da generosidade e da abertura da Ordem a novos projectos.
Na resposta, frei Armindo Carvalho manifestou a gratidão por também os franciscanos poderem, deste modo, ser úteis a uma realização que consideram “importante como projecto de comunicação aberta”, que apontou como necessários nas sociedades contemporâneas.
O protocolo assinado permite a instalação da redacção do 7MARGENS em duas salas que estavam desocupadas no Externato da Luz, escola dos franciscanos em Lisboa. Como contrapartida, os jornalistas colaborarão com a escola no desenvolvimento de acções na área da formação para a comunicação e educação para os média, entre outras.
Breves
Suíça aprova em referendo a proibição do rosto velado no espaço público novidade
A extrema-direita tomou a iniciativa e os cidadãos suíços, por escassa maioria, votaram favoravelmente, este domingo (7 de março) a proibição do uso do niqab (véu que esconde o rosto), com algumas exceções.
Debate sobre a viagem do Papa ao Iraque para acompanhar em vídeo no 7MARGENS
O 7MARGENS promove nesta segunda-feira, 8 de Março, um debate sobre a viagem do Papa Francisco ao Iraque, que pode ser acompanhado em directo através da plataforma Zoom.
Comissão Europeia reduz metas da luta contra a pobreza
A Comissão Europeia (CE) reduziu o objetivo europeu quanto ao número de cidadãos que pretende tirar da pobreza daqui até 2030: a meta são agora 15 milhões no lugar dos 20 milhões que figuravam na estratégia anterior [2010-2020]. O plano de ação relativo ao Pilar dos Direitos Sociais proposto pela CE inclui ainda a “drástica redução” do número de sem-abrigo na Europa, explicou, em entrevista à agência Lusa, publicada nesta sexta-feira, dia 5 de março, o comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit.
Hino da JMJ Lisboa 2023 em língua gestual portuguesa
Há pressa no ar, o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, tem agora uma versão em língua gestual portuguesa, interpretada por Bruna Saraiva, escuteira do Agrupamento 714 (Albufeira) do Corpo Nacional de Escutas.
Boas notícias

Virgínia será o primeiro estado do Sul e o 23º dos EUA a abolir a pena de morte
Dois projectos de lei para abolir a pena de morte na Virgínia foram aprovados pela assembleia deste Estado norte-americano nesta segunda-feira, 22 e remetidos ao governador Ralph Northam (do Partido Democrata), que os deverá assinar.
Outras margens
Cultura e artes
Mulheres que são como lugares mal situados novidade
Nunca tinha ouvido falar nem tinha visto nenhum filme de Hong Sang Soo. Mas tenho sempre algum fascínio pelo cinema que vem dos lados do Oriente. Fui ver e não fiquei desiludido.
Papa Francisco no Iraque: A fraternidade e o fermento cristão para a reconstrução de uma sociedade plural
A viagem do Papa Francisco ao Iraque, mais do que um acontecimento histórico, é um reencontro com a história de um dos berços de cultura e religiões de que todos somos, de algum modo, herdeiros; mas quer ser sobretudo um sopro de esperança que reacenda a vida que, especialmente nas últimas décadas, tem sido negada às gentes deste território.
Os lugares do Papa no Iraque: uma viagem de regresso, reencontro e reafirmação de fraternidade
Os lugares da viagem do Papa ao Iraque erguem memórias que abarcam desde o berço da civilização nas planícies do sul da Mesopotâmia e de toda a sua história até ao berço da expansão judaico-cristã, nos vales e montanhas entre a Assíria e a vizinha Arménia. Ali começou a viagem de Abraão, ali Francisco regressa numa visita que traduz o reencontro e a reafirmação da fraternidade. Um percurso pelos lugares da viagem, ao encontro da memória desses lugares.
Arte de rua: amor e brilho no olhar
Ouvi, pela vida fora, incontáveis vezes a velha história da coragem, a mítica frase “eu não era capaz”; é claro que não, sempre que o preconceito se sobrepõe ao amor, não é possível ser-se capaz. Coragem?? Coragem eu precisaria para passar pela vida sem realizar os meus desejos, nesse louco trapézio entre doses paralelas de coragem e cobardia.
Pessoas

Nagham, a ginecologista das mulheres violadas pelos militantes do Daesh
Para as mulheres que sobreviveram ao Daesh, as suas palavras são a primeira voz que as leva finalmente a conseguir contar a destruição que as atingiu. Submetidas a escravidão sexual, a voz da médica Nagham Hawzat Hasam junto das mulheres yazidis é o primeiro passo para o processo para a cura.
Sete Partidas
Viagem ao Sul
Hoje conto-vos acerca da nossa viagem ao Sul, na semana de Acção de Graças em pleno Novembro de 2020. Um dos aspectos interessantes de viver nos Estados Unidos é a possibilidade de, sem sair das fronteiras do país, encontrarmos de tudo um pouco: desde o inverno gélido de Washington DC aos cenários verdes e húmidos da Geórgia, passando pela secura e aridez do Mississípi.
Visto e Ouvido
Agenda
Entre margens
Guardar o jardim do mundo
Nestes tempos em que o início da Quaresma coincide com um estranho confinamento, explicado por uma pandemia que há um ano nos atinge e que vai afetar pelo segundo ano consecutivo a nossa Páscoa, importa recordar mais uma vez o que o Papa Francisco nos afirmou na encíclica Laudato Si’. Esta pandemia será ultrapassada, com mais ou menos esforço, mesmo que tenhamos de continuar a lidar com o vírus.
Arte de rua: amor e brilho no olhar
Ouvi, pela vida fora, incontáveis vezes a velha história da coragem, a mítica frase “eu não era capaz”; é claro que não, sempre que o preconceito se sobrepõe ao amor, não é possível ser-se capaz. Coragem?? Coragem eu precisaria para passar pela vida sem realizar os meus desejos, nesse louco trapézio entre doses paralelas de coragem e cobardia.
Eternidade
A vida segue sempre e nós seguimos com ela, necessariamente, como se fôssemos empurrados pela passagem inexorável do tempo. Mas enquanto uns aceitam esse empurrão inexorável como um impulso para levantar voo – inclusive até lugares onde o tempo não domina –, outros deixam-se arrastar por ele até ao abismo. Porque quando o tempo não serve para moldar e edificar pedaços de eternidade, ele apenas dura e, portanto, a nada conduz (a não ser à morte), pois a sua natureza é durar, sem mais.