“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Abusos sexuais na Igreja Católica: notícias e debate no 7MARGENS

As mais lidas

 

Jornalista e escritora em entrevista

Alice Vieira: “Devia haver uma disciplina de Religião obrigatória”

Em entrevista ao 7MARGENS, a jornalista e escritora Alice Vieira recordou a sua descoberta da religião (já no liceu e sem que os pais, ateus, suspeitassem), a primeira Bíblia que recebeu (do homem com quem viria a casar), o primeiro presépio que fez (quando já tinham filhos) e a sua conversão ao catolicismo (cuja responsabilidade atribui a um grande amigo de quem sente muitas saudades: o cardeal Tolentino Mendonça). Esta quinta-feira, 25 de maio, e nos próximos dias 27 e 28, estará a dar autógrafos na Feira do Livro de Lisboa.

O que se traz em nós depois de entrar em Auschwitz e em Birkenau

O que se traz em nós depois de entrar em Auschwitz e em Birkenau novidade

Entrei pela primeira vez no Campo de Auschwitz, na Polónia, no passado dia 5 de maio. Na viagem de autocarro que começara na belíssima Cracóvia aumentava a minha ansiedade e não conseguia abstrair-me das minhas perguntas de há tantos anos: como se entra num lugar como aquele, sabendo hoje o que sabemos? O que se sente? O que se traz em nós quando depois fazemos o trajeto de regresso que milhares de outros não puderam fazer?

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Cristianismo

Outras Religiões

Cristianismo

Dois bispos auxiliares para o Porto

Joaquim Dionísio e Roberto Mariz

Dois bispos auxiliares para o Porto

Os padres Joaquim Dionísio, de Lamego, e Roberto Mariz, de Braga, foram nomeados nesta sexta-feira como bispos auxiliares do Porto, onde irão trabalhar com o bispo titular, Manuel Linda. Ao mesmo tempo, o Vaticano anunciou que tinha sido aceite a renúncia do actual bispo auxiliar Pio Alves, por ter já ter 78 anos e ter ultrapassado os 75, idade canónica para a resignação.

Outras Religiões

Crentes de diferentes religiões contra nova exploração de petróleo em África

Protesto em Paris

Crentes de diferentes religiões contra nova exploração de petróleo em África

Em protesto contra o oleoduto que a petrolífera Total pretende construir na África Oriental, cerca de sete dezenas de manifestantes liderados por nove conhecidos representantes de várias religiões e espiritualidades, bloquearam em Paris, na manhã de dia 25 de maio, durante uns simbólicos 24 minutos, a passagem pedonal sobre o rio Sena que liga o Museu d’Orsay ao Jardim das Tulherias.

Sociedade

Boas notícias

Sociedade

ContrEconomia (1) – Era de fragilidade. E de consultores

A empresa, a sua organização e alguns contágios

ContrEconomia (1) – Era de fragilidade. E de consultores

Com o passar do milénio, passámos rapidamente do humanismo da imperfeição para o da busca da felicidade e do sucesso. A fragilidade, que marcava a luta das gerações anteriores contra o sofrimento, chegou à grande empresa e ultrapassou um limiar crítico. A crise desse universo moral tornou-se uma crise do universo produtivo. Os consultores chegaram às empresas, depois dos empresários e dos gestores. Depois da série O Mercado e o Templo, o 7MARGENS publica agora uma nova série de textos de Luigino Bruni, coordenador da iniciativa A Economia de Francisco. 

Papa já mandou dois enviados especiais a Moscovo e Kyiv

Missão de paz em andamento

Papa já mandou dois enviados especiais a Moscovo e Kyiv

O Papa Francisco mandou enviados pessoais para falar com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, com o objectivo de “discutir e alcançar uma trégua” na guerra que já vai no seu 449º dia. A notícia foi dada pelo Il Sismografo, blogue italiano que acompanha a actividade do Vaticano, e refere que ambos os presidentes concordaram em receber os enviados.

Liberdade religiosa: EUA deixam Índia fora da lista dos violadores sistemáticos

Relatório do Departamento de Estado

Liberdade religiosa: EUA deixam Índia fora da lista dos violadores sistemáticos

A Rússia, a China e o Afeganistão são os alvos principais do Relatório Internacional sobre a Liberdade Religiosa divulgado no dia 16 de maio pelo Departamento de Estado dos EUA. A Comissão para a Liberdade Religiosa Internacional do Congresso norte-americano (USCIRF, na sigla em inglês) tinha sugerido, no seu relatório relativo a 2022 recentemente publicado, a inclusão da Índia na lista de “Países de Especial Preocupação” (CPCs) quanto à liberdade religiosa.

Boas notícias

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Pessoas

Cultura

Espiritualidades

Pessoas

Georgino Rocha (1941-2023): paixão pela renovação e pelas missões

Padre de Aveiro morreu aos 82 anos

Georgino Rocha (1941-2023): paixão pela renovação e pelas missões

No livro “Ao Serviço da Fé na Sociedade Plural”, Georgino Rocha escreveu: “É indispensável atender à dimensão popular da salvação e ‘inventar’ caminhos de evangelização acessíveis. Há experiências bem alicerçadas e cheias de interesse pastoral. Deus quer salvar-nos como povo.” Movia-o a paixão pela renovação da Igreja feita a partir da base e capaz de entender os anseios da sociedade. Uma renovação que estava a “necessitar de novos impulsos”.

Cultura

Espiritualidades

Entre margens

Entre margens

Liberdade e verdade

Liberdade e verdade

As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.

O escutismo católico português no seu centenário: três segredos, um desafio e o futuro

O escutismo católico português no seu centenário: três segredos, um desafio e o futuro

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português atingiu a 27 de maio de 2023 a bonita idade de 100 anos. Como com uma pessoa que chegue a esta idade, todos queremos saber qual o segredo para tal longevidade? Tudo se afigura passível de admiração! O que agora apresento é uma visão muito pessoal, de alguém que ingressou aos 17 anos num agrupamento cheio de história, em Brito, no núcleo de Guimarães.

Aonde fixar atentamente o desejo?

Aonde fixar atentamente o desejo?

A Ascensão assinala-nos a privação da presença incarnada de Jesus. Porém, é justa e necessária esta «perda», que estabelece outro ‘estar’. Recordado do que disse, terça-feira passada, a teóloga Isabella Guanzini, sublinho a urgência de vivermos com alegria o desejo do Seu retorno, que se vive, no entre-tanto dos dias, sob a neblina matinal a fecundar a realidade.

Crónicas

Agenda

Crónicas

O perdão não substitui a justiça

O flagelo que não acaba (IX)

O perdão não substitui a justiça

Gostaria muito que este pudesse ser verdadeiramente o último artigo dedicado ao flagelo que não acaba, os abusos na Igreja. Como temo que, infelizmente, não poderá ser assim, não quero colocar (fim) e deixo em aberto a possibilidade de poder retomar a série. Vou-me referir ao perdão e à reconciliação em geral na Igreja, porque nos faz muita falta.

PL da Fake News e a oposição de setores evangélicos

[Brasil, Religião e Poder]

PL da Fake News e a oposição de setores evangélicos

Neste momento, discute-se no Brasil o projeto de lei 2630, aprovado em junho de 2020 no Senado, cuja tramitação segue na Câmera dos Deputados e tem o apoio do governo Lula. O PL propõe medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais e aplicativos de mensagens privadas e, embora tenha o apoio de diversas entidades da sociedade civil, esbarrou na oposição de bolsonaristas, evangélicos e big techs.

Três diálogos necessários (e outros tantos) sobre pacientar e amarrar capulana

[Moçambique, margem Sul]

Três diálogos necessários (e outros tantos) sobre pacientar e amarrar capulana

Pacientar é um neologismo muito utilizado em Moçambique. Não carece de explicação, porque a sua composição é esclarecedora. Este, em alguns meios que explicarei mais adiante, funciona em paridade com a expressão amarrar capulana. Esta última expressão, paradoxalmente ambígua, nuns contextos significa recato (para a mulher) ou seja, não atiçar “os apetites” dos homens para uma relação sexual. (Sara Jona Laisse)

Agenda

There are no upcoming events.

Sete Partidas

Sete Partidas

Uma janela

Uma janela

Uma janela, na nossa casa, lembra-me sempre que o tempo não passa tão depressa como parece. As estações demoram-se nas folhas, nas suas cores ou na sua completa ausência. Esta janela lembra-me sempre uma família muito querida que vive em Lisboa e que também tem janelas-árvores. (Texto de Inês Patrício, médica, vive em Berlim com o marido de olhos de mar e uma filha solar.)

Nós (alguns apontamentos sobre o Relatório)

Nós (alguns apontamentos sobre o Relatório)

Não será já, mas chegará, assim o espero, o momento de nos olharmos ao espelho – Igreja instituição e Igreja Povo de Deus – e dizermos com toda a verdade: isto somos nós. Podemos não gostar, mas é isto que somos.

Pensamento reflexivo e coração aberto

Pensamento reflexivo e coração aberto

Estive, há dias, num seminário cujas palestras refletiam sobre a questão da orientação sexual e identidade de género. Uma senhora, na fila atrás da minha, levantou a mão para questionar o palestrante acerca da natalidade e procriação – cujo discurso se baseava em estudos factuais sobre as questões propostas. (Opinião Ana Sofia Brito, Rio de Janeiro).

Ouvir

Ouvir

sem medo do fogo

sem medo do fogo

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo de Pentecostes A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 27 de Maio de 2023.

Leia aqui os contributos para o Sínodo católico 2021-2024

Parceiros

Autores

Parceiros

Autores

Pin It on Pinterest

Share This