AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Ankara. Foto Mehdi, Pexels
Pelo menos 160 trabalhadores cristãos estrangeiros, juntamente com as suas famílias, foram expulsos da Turquia. Foto © Mehdi/Pexels

Política de segurança "obscura"

Parlamento Europeu condena expulsão de cristãos pela Turquia

| 18/02/2026

O Parlamento Europeu adotou uma resolução que condena veementemente a expulsão de missionários cristãos pela Turquia, sob pretexto daquilo que os deputados consideraram ser uma política de segurança nacional “obscura”. A resolução insta o Governo turco a respeitar a liberdade religiosa e a permitir o regresso dos missionários em causa.

A resolução foi aprovada na semana passada com 502 votos a favor, dois contra e 59 abstenções, após um debate parlamentar que se estendeu até ao final da noite de quarta-feira, 12, e que refletiu uma ampla preocupação com o tratamento dado aos religiosos cristãos estrangeiros na Turquia, que é candidata à adesão à União Europeia e membro do Conselho da Europa, estando assim obrigada a respeitar a Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

Durante o debate, o eurodeputado holandês Bert-Jan Ruissen descreveu assim a situação enfrentada pelos missionários na Turquia: “Levam as boas novas do Evangelho, a mensagem de paz e reconciliação através de Jesus Cristo. Então, são considerados uma ameaça à segurança nacional e deixam de ter permissão para entrar no país. Essa é a dura realidade dos missionários que trabalham na Turquia”, disse Ruissen, citado pela EWTN News.

O eurodeputado instou as autoridades turcas a “levarem a liberdade religiosa a sério”, acrescentando que, à medida que a UE reforça o seu envolvimento com Ancara, não pode deixa de falar claramente sobre os direitos fundamentais. “A Turquia deve parar de perseguir igrejas, garantir a liberdade de religião ou crença e permitir que os cristãos partilhem a sua fé livremente”, reiterou.

 

Pelo menos 160 cristãos estrangeiros expulsos ou com entrada negada

Segundo dados da organização de defesa da liberdade religiosa ADF International, pelo menos 160 trabalhadores cristãos estrangeiros, juntamente com as suas famílias, foram expulsos da Turquia ou viram ser-lhes negada a reentrada nos últimos anos, em alguns casos depois de terem estado ao serviço no país durante décadas.

Muitos dos afetados receberam os chamados códigos administrativos “N-82”, uma classificação de segurança nacional usada para impedir o regresso de indivíduos ao país. A ONG sediada em Viena (Áustria) relata que essas proibições são frequentemente aplicadas sem explicação pública ou recurso legal efetivo, deixando os missionários sem condições de contestar a sua exclusão.

Ainda de acordo com a ADF International, cerca de 20 destes casos estão atualmente em análise no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia já rejeitou a resolução do Parlamento Europeu, afirmando que as alegações relativas à liberdade de expressão e religião “contradizem os factos” e que “nenhuma instituição estrangeira, incluindo o Parlamento Europeu, pode interferir em processos judiciais” conduzidos no país.

Mas embora as resoluções do Parlamento Europeu não sejam juridicamente vinculativas, aquela que agora foi adotada não deixa de ter peso político, sinalizando a posição da União Europeia sobre a liberdade religiosa e levando a Comissão Europeia e o Serviço Europeu para a Ação Externa a levantar a questão junto das autoridades turcas.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This