AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Sob o lema "Faz-te ao mar e lança as redes", a iniciativa inspira-se no apelo a uma Igreja de "portas abertas" feito pelo Papa Francisco.

Rumo à JMJ Seul

Jovens católicos reúnem-se no Porto para iniciar novo ciclo em Portugal

| 27/04/2026

Cerca de 200 jovens de todo o país são esperados na Alfândega do Porto, no próximo sábado, dia 2 de maio, para o “Porto de Partida”. O encontro, organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), pretende ser um ponto de viragem para a renovação da Igreja católica jovem em Portugal, servindo simultaneamente de rampa de lançamento para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.
Sob o lema “Faz-te ao mar e lança as redes”, a iniciativa inspira-se no apelo a uma Igreja de “portas abertas”, feito pelo Papa Francisco durante a JMJ Lisboa 2023. A escolha simbólica da Alfândega do Porto reforça a mensagem de que a Igreja não deve ser um local de “seleção”, mas sim um espaço inclusivo e de acolhimento, adianta um comunicado enviado pela organização ao 7MARGENS.
Um dos momentos centrais do dia será a apresentação do “Quadro de Referência para a Pastoral Juvenil”. Este documento, elaborado pelo DNPJ por mandato da Conferência Episcopal Portuguesa, define as novas linhas orientadoras para a ação junto das camadas mais jovens. O objetivo é promover uma Igreja mais próxima, capaz de escutar e caminhar lado a lado com as novas gerações.
O evento, integrado na programação da Capital Nacional da Juventude 2026, decorrerá entre as 14h30 e as 19h00. O programa está dividido em três painéis geracionais que cruzam a Igreja com a política, o associativismo e o setor empresarial (“Jovens de ontem”, com a investigadora Helena Valentim, o professor de EMRC Paulo Costa e o padre Ricardo Mendes, “Jovens de hoje”, com a participação do eurodeputado Sebastião Bugalho, da cofundadora da MEERU Isabel Martins da Silva e da Embaixadora da Juventude para a Inclusão e Acessibilidade no Porto, Daniela Fatela Geraldes; e “Redes que viajam”, um balanço e projeção entre Lisboa 2023 e Seul 2027, com o cardeal Américo Aguiar).
Contando com o apoio da Câmara Municipal do Porto, este encontro pretende afirmar-se como um momento de compromisso e de “envio”, desafiando os jovens a assumirem um papel ativo na construção de uma sociedade e de uma Igreja mais ligadas e em saída.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This