
Chocalhos, no festival Terras sem Sombra.
A nova etapa do festival Terras sem Sombra promete transportar os seus visitantes entre a música checa, o chocalho e a arte chocaleira e a paisagem natural da ribeira de Alcáçovas.
É já este fim de semana, nos dias 11 e 12 de setembro, que Viana do Alentejo recebe uma jornada que celebra diferentes geografias sonoras, uma marca do Terras sem Sombra.
Por um lado, nota a organização, grandes páginas da música romântica, naturalista e modernista, que chegam à “emblemática vila”, na transição de Évora para Beja, “com o selo do reputado ensemble checo Smetana Trio”.

Smetana Trio
Antes disso, o som das planícies alentejanas ressoa na ancestral arte chocalheira de Alcáçovas; e, a seguir, o rumorejar das águas nos moinhos velhos da Ribeira de Papa-Galos convoca ecos de paisagens de antanho.
De acordo com a organização, o Terras sem Sombra configura uma temporada cultural que, em itinerância por diversos concelhos do Alentejo, propõe um programa que abarca a música erudita, o património e a biodiversidade. As atividades acontecem aos fins de semana e são de entrada livre, sujeitas às regras sanitárias em vigor decorrentes da atual situação pandémica.