Investigação do diretor do 7Margens

“A Caixa de Correio de Nossa Senhora” vence prémio Gazeta

| 30 Jun 2021

Correio de Nossa Senhora, capa da revista E, do Expresso de 4 de janeiro de 2020, com a primeira parte da reportagem.

“A caixa de correio de Nossa Senhora”, um trabalho de investigação da autoria de António Marujo, diretor do 7MARGENS, deu a este jornalista o prémio Gazeta de Imprensa, a mais prestigiada distinção do jornalismo impresso, em Portugal.

O trabalho, que foi publicado no semanário Expresso de 4 de janeiro e 1 de fevereiro de 2020, incidiu sobre o período compreendido entre 1940 e 1977, tendo o jornalista analisado cerca de 50 mil mensagens deixadas, em muitos casos, na “peanha de Nossa Senhora” existente junto à Capela das Aparições, ou enviadas para o Santuário de Fátima. O autor deu especial atenção ao período da Guerra Colonial, que motivou um número significativo de missivas a pedir que os soldados regressassem “sãos e salvos” para junto dos seus familiares. Dessa reportagem, resultou um livro também intitulado A Caixa de Correio de Nossa Senhora, publicado pelo Círculo de Leitores/Temas e Debates.

A investigação jornalística de António Marujo já teve eco internacional. De facto, a 13 de maio, o Catholic Herald, jornal da Igreja Católica em Inglaterra, publicou uma síntese do trabalho que está disponível em linha; o mesmo aconteceu dez dias depois, em Espanha, na revista católica Vida Nueva, que dedicou as oito páginas centrais ao tema; finalmente, a 3 de junho, o jornal The Irish Catholic, da Igreja Católica na Irlanda, publicou também uma página com o resultado da investigação. Em cada um dos casos, o autor dava destaque a cartas oriundas dos respetivos países, relacionadas com questões de fé, saúde, emprego, política ou relações pessoais.

Os prémios Gazeta são uma iniciativa do Clube de Jornalistas, nesta edição com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e têm uma periodicidade anual; devido à pandemia, esta edição abarcou os anos de 2019 e 2020, tendo em conta que no ano passado não houve atribuição do galardão.

Além do Gazeta de Imprensa que coube a António Marujo, é a seguinte a lista de premiados: Televisão: João Pedro Mendonça (RTP); Rádio: Carolina Ferreira e Miguel Soares (Antena 1); Multimédia: João Francisco Gomes e Sónia Simões (Observador); Fotografia: José Sena Goulão (Lusa); Revelação: Andreia Friaças (Público); Imprensa regional: O Gaiense. O prémio Gazeta de Mérito foi atribuído à jornalista Diana Andringa pela “longa e multifacetada carreira”, “consolidada na RTP”, segundo o comunicado do júri.

Os prémios deverão ser entregues aos galardoados numa sessão a realizar no início do Outono.

 

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel novidade

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This