
Correio de Nossa Senhora, capa da revista E, do Expresso de 4 de janeiro de 2020, com a primeira parte da reportagem.
“A caixa de correio de Nossa Senhora”, um trabalho de investigação da autoria de António Marujo, diretor do 7MARGENS, deu a este jornalista o prémio Gazeta de Imprensa, a mais prestigiada distinção do jornalismo impresso, em Portugal.
O trabalho, que foi publicado no semanário Expresso de 4 de janeiro e 1 de fevereiro de 2020, incidiu sobre o período compreendido entre 1940 e 1977, tendo o jornalista analisado cerca de 50 mil mensagens deixadas, em muitos casos, na “peanha de Nossa Senhora” existente junto à Capela das Aparições, ou enviadas para o Santuário de Fátima. O autor deu especial atenção ao período da Guerra Colonial, que motivou um número significativo de missivas a pedir que os soldados regressassem “sãos e salvos” para junto dos seus familiares. Dessa reportagem, resultou um livro também intitulado A Caixa de Correio de Nossa Senhora, publicado pelo Círculo de Leitores/Temas e Debates.
A investigação jornalística de António Marujo já teve eco internacional. De facto, a 13 de maio, o Catholic Herald, jornal da Igreja Católica em Inglaterra, publicou uma síntese do trabalho que está disponível em linha; o mesmo aconteceu dez dias depois, em Espanha, na revista católica Vida Nueva, que dedicou as oito páginas centrais ao tema; finalmente, a 3 de junho, o jornal The Irish Catholic, da Igreja Católica na Irlanda, publicou também uma página com o resultado da investigação. Em cada um dos casos, o autor dava destaque a cartas oriundas dos respetivos países, relacionadas com questões de fé, saúde, emprego, política ou relações pessoais.
Os prémios Gazeta são uma iniciativa do Clube de Jornalistas, nesta edição com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e têm uma periodicidade anual; devido à pandemia, esta edição abarcou os anos de 2019 e 2020, tendo em conta que no ano passado não houve atribuição do galardão.
Além do Gazeta de Imprensa que coube a António Marujo, é a seguinte a lista de premiados: Televisão: João Pedro Mendonça (RTP); Rádio: Carolina Ferreira e Miguel Soares (Antena 1); Multimédia: João Francisco Gomes e Sónia Simões (Observador); Fotografia: José Sena Goulão (Lusa); Revelação: Andreia Friaças (Público); Imprensa regional: O Gaiense. O prémio Gazeta de Mérito foi atribuído à jornalista Diana Andringa pela “longa e multifacetada carreira”, “consolidada na RTP”, segundo o comunicado do júri.
Os prémios deverão ser entregues aos galardoados numa sessão a realizar no início do Outono.