AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Alunos de nacionalidade brasileira são mais frequentes entre os estrangeiros nas escolas de Vila Real. Foto: Direitos reservados.

[Entre o quadro e o mundo (19)]

A coragem de recomeçar

A verdadeira avaliação obriga a perguntar: o que aprendemos? O que falhou? O que precisa de ser repensado? Destas perguntas parte o novo episódio de Entre o Quadro e o Mundo, da autoria de Luís Francisco Marques, sobre “A coragem de recomeçar”.

O autor deste programa, também professor, relaciona o sentido cristão da Páscoa com o sentido que a palavra, e a realidade que ela transmite, podem ter numa perspectiva laica: “passagem, passar de um estado a outro…”

“Isso exige coragem, coragem para reconhecer limites, coragem para experimentar caminhos novos, coragem para lidar com o diferente”, diz, para perguntar: “Será que devemos realmente mudar?”

A mudança “quase sempre implica risco, deixar certezas, identidades que nos eram familiares, aceitar que o caminho seguinte não está completamente desenhado”.

Luís Francisco Marques, que publicou já vários textos no 7MARGENS, propõe ainda a ideia de Edgar Morin: “Educar para o futuro implica preparar para o inesperado”. E o inesperado raramente cabe em modelos demasiadamente rígidos, acrescenta. Por isso, “a metáfora da ressurreição pode ser lida como um convite radical, a possibilidade de não ficarmos prisioneiros daquilo que fomos ontem”.

Somos capazes de atravessar as nossas próprias fronteiras?, pergunta no final.

Este programa está a ser transmitido às sextas-feiras na Rádio Regional do Centro, e é cedido pelo autor e pela RRC ao 7MARGENS.

A reflexão completa pode ser escutada a seguir.

 

últimos episódios

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This