AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

autores - Phyllis Zagano (1)

Entre Margens

A degeneração do nacionalismo cristão e a destruição da cultura

| 18/09/2025

 

O ataque de Trump à arte e à cultura só é superado pela degradação que faz dos seus semelhantes.

Os Estados Unidos existem num universo novo-antigo. Após quase 250 anos de democracia, parecem estar infectados pelo totalitarismo, pela superioridade racial, pelo anticomunismo e por todas as teorias petrificadas propostas por outro político populista, Adolph Hitler.

Donald Trump disse que seria um ditador desde o primeiro dia.

A história será o juiz, mas as coisas parecem bastante sombrias neste momento para o lado democrático da equação.

Veja-se a arte e a cultura.

Durante os 12 anos em que Hitler corrompeu os conceitos de lei e ordem, ele também atacou o que hoje chamamos de «criativos» e instituições culturais. A reacção contra o modernismo artístico havia começado mais cedo, na era Weimar da Alemanha, mas o Führer impôs totalmente as suas próprias ideias sobre o que constituía arte. Ele baniu a «arte degenerada»: Bauhaus, cubismo, dadaísmo, expressionismo, fauvismo, impressionismo e surrealismo. E o regime apoiava apenas pintores, escultores, arquitectos, escritores e até actores oficiais.

As coisas estão a seguir a mesma tendência nos Estados Unidos do século XXI. Trump, depois de ter conseguido ser eleito presidente do John F. Kennedy Center for the Performing Arts, prometeu acabar com a «programação política woke» no principal espaço artístico de Washington.

Donald TRump. Foto The White House

“Se ao menos Trump limitasse as suas novas restrições à arte e à cultura, o seu populismo seria uma afronta apenas à busca da beleza. Mas elas ultrapassam vários limites, atacando também a verdade.” Foto © The White House

Como exemplo do que isso significa, o Kennedy Center exibiu The Revival Generation, um documentário sobre um “movimento nacional de reavivamento nos campus” que atrai os americanos da Geração Z. Anunciado como um “apelo à fé e uma mensagem de esperança” que “capta um despertar espiritual entre os jovens de hoje”, o programa incluiu uma celebração religiosa de uma hora com música de louvor dirigida por locais.

Em seguida, Trump ordenou uma revisão das exposições nos Museus Smithsonian, o que levou os curadores a apressarem-se para “consertar” as exposições que Trump considera muito woke. A lista de coisas que precisam ser “corrigidas” no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, na Galeria Nacional de Retratos e no Museu Nacional do Latino-Americano concentra-se em referências a raça, escravidão, imigração e sexualidade.

A obra de arte que ofende o curador-chefe não é o cubismo, o dadaísmo ou o impressionismo. Ao contrário de Hitler, Trump não colocou Picasso, Duchamp e Monet nas listas de proibidos. Em vez disso, é a extraordinária obra de Rigoberto Gonzalez, Refugiados a atravessar o muro da fronteira para o sul do Texas.

A lista continua. Algumas delas são, bem, ousadas. Mas não são do género de Imersão (Piss Christ), a fotografia de 1987 de Andres Serrano de um crucifixo submerso num recipiente com a sua própria urina. Apesar do clamor dos políticos que tentaram cortar o financiamento dos seus patrocinadores, a obra ganhou um prémio num concurso parcialmente patrocinado pela Fundação Nacional para as Artes. Ronald Reagan era presidente na época.

Se ao menos Trump limitasse as suas novas restrições à arte e à cultura, o seu populismo seria uma afronta apenas à busca da beleza. Mas elas ultrapassam vários limites, atacando também a verdade.

Como vários líderes religiosos tradicionais e bispos católicos dos EUA apontaram, a opressão derisória dos imigrantes pobres por membros do atual governo é repugnante. É incompreensível que alguns funcionários do governo continuem a defender publicamente a ética cristã.

Os porta-vozes do governo distorcem a verdade e apresentam uma realidade alternativa. Depois, há os burocratas sem sentido de humor que podem alterar os números para se adequarem à vontade do mestre. O governo é eficiente e pontual, e o seu líder não pode errar.

A república americana está a caminhar para uma colisão frontal com a democracia e, não por acaso, está a tornar-se um enigma, se não um motivo de chacota, para o resto do mundo livre.

Isso tem de parar.

 

Phyllis Zagano integrou a Comissão para o Estudo do Diaconado das Mulheres (2016-2018). É investigadora na Universidade de Hofstra, Hempstead, Nova Iorque, e o seu livro mais recente é Just Church: Catholic Social Teaching, Synodality, and Women (Paulist, 2023) [Igreja justa: ensino social católico, sinodalidade e mulheres]. Este texto foi inicialmente publicado no Religion News Service e é publicado em Portugal por cedência da autora e daquela publicação ao 7MARGENS.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This