O ataque de Trump à arte e à cultura só é superado pela degradação que faz dos seus semelhantes.
Os Estados Unidos existem num universo novo-antigo. Após quase 250 anos de democracia, parecem estar infectados pelo totalitarismo, pela superioridade racial, pelo anticomunismo e por todas as teorias petrificadas propostas por outro político populista, Adolph Hitler.
Donald Trump disse que seria um ditador desde o primeiro dia.
A história será o juiz, mas as coisas parecem bastante sombrias neste momento para o lado democrático da equação.
Veja-se a arte e a cultura.
Durante os 12 anos em que Hitler corrompeu os conceitos de lei e ordem, ele também atacou o que hoje chamamos de «criativos» e instituições culturais. A reacção contra o modernismo artístico havia começado mais cedo, na era Weimar da Alemanha, mas o Führer impôs totalmente as suas próprias ideias sobre o que constituía arte. Ele baniu a «arte degenerada»: Bauhaus, cubismo, dadaísmo, expressionismo, fauvismo, impressionismo e surrealismo. E o regime apoiava apenas pintores, escultores, arquitectos, escritores e até actores oficiais.
As coisas estão a seguir a mesma tendência nos Estados Unidos do século XXI. Trump, depois de ter conseguido ser eleito presidente do John F. Kennedy Center for the Performing Arts, prometeu acabar com a «programação política woke» no principal espaço artístico de Washington.

“Se ao menos Trump limitasse as suas novas restrições à arte e à cultura, o seu populismo seria uma afronta apenas à busca da beleza. Mas elas ultrapassam vários limites, atacando também a verdade.” Foto © The White House
Como exemplo do que isso significa, o Kennedy Center exibiu The Revival Generation, um documentário sobre um “movimento nacional de reavivamento nos campus” que atrai os americanos da Geração Z. Anunciado como um “apelo à fé e uma mensagem de esperança” que “capta um despertar espiritual entre os jovens de hoje”, o programa incluiu uma celebração religiosa de uma hora com música de louvor dirigida por locais.
Em seguida, Trump ordenou uma revisão das exposições nos Museus Smithsonian, o que levou os curadores a apressarem-se para “consertar” as exposições que Trump considera muito woke. A lista de coisas que precisam ser “corrigidas” no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, na Galeria Nacional de Retratos e no Museu Nacional do Latino-Americano concentra-se em referências a raça, escravidão, imigração e sexualidade.
A obra de arte que ofende o curador-chefe não é o cubismo, o dadaísmo ou o impressionismo. Ao contrário de Hitler, Trump não colocou Picasso, Duchamp e Monet nas listas de proibidos. Em vez disso, é a extraordinária obra de Rigoberto Gonzalez, Refugiados a atravessar o muro da fronteira para o sul do Texas.
A lista continua. Algumas delas são, bem, ousadas. Mas não são do género de Imersão (Piss Christ), a fotografia de 1987 de Andres Serrano de um crucifixo submerso num recipiente com a sua própria urina. Apesar do clamor dos políticos que tentaram cortar o financiamento dos seus patrocinadores, a obra ganhou um prémio num concurso parcialmente patrocinado pela Fundação Nacional para as Artes. Ronald Reagan era presidente na época.
Se ao menos Trump limitasse as suas novas restrições à arte e à cultura, o seu populismo seria uma afronta apenas à busca da beleza. Mas elas ultrapassam vários limites, atacando também a verdade.
Como vários líderes religiosos tradicionais e bispos católicos dos EUA apontaram, a opressão derisória dos imigrantes pobres por membros do atual governo é repugnante. É incompreensível que alguns funcionários do governo continuem a defender publicamente a ética cristã.
Os porta-vozes do governo distorcem a verdade e apresentam uma realidade alternativa. Depois, há os burocratas sem sentido de humor que podem alterar os números para se adequarem à vontade do mestre. O governo é eficiente e pontual, e o seu líder não pode errar.
A república americana está a caminhar para uma colisão frontal com a democracia e, não por acaso, está a tornar-se um enigma, se não um motivo de chacota, para o resto do mundo livre.
Isso tem de parar.
Phyllis Zagano integrou a Comissão para o Estudo do Diaconado das Mulheres (2016-2018). É investigadora na Universidade de Hofstra, Hempstead, Nova Iorque, e o seu livro mais recente é Just Church: Catholic Social Teaching, Synodality, and Women (Paulist, 2023) [Igreja justa: ensino social católico, sinodalidade e mulheres]. Este texto foi inicialmente publicado no Religion News Service e é publicado em Portugal por cedência da autora e daquela publicação ao 7MARGENS.










