A ecologia integral do presépio do Vaticano

| 10 Dez 2022

Obelisco da Praça de S. Pedro já está rodeado do presépio que, desta vez, veio de Sutrio, província de Udine. Foto © Tony Neves.

Obelisco da Praça de S. Pedro já está rodeado do presépio que, desta vez, veio de Sutrio, Udine. Foto © Tony Neves.

 

O obelisco da Praça de S. Pedro já está rodeado do presépio que, desta vez, veio de Sutrio, província de Udine, região do Friuli. Inaugurado no sábado, 3 de dezembro, tem a particularidade de ser todo de madeira: desde a cabana que abriga a Sagrada Família até às várias imagens que povoam o estrado onde o presépio está montado. 

Este presépio típico mostra a vida tradicional do povo simples e pobre que habita aquela região, sendo uma homenagem à sua população trabalhadora: um carpinteiro, uma tecedeira, um vendedor ambulante, crianças a brincar, uma família, pastores, o boi, o burro, o anjo, os reis magos a olhar para a estrela… e, dentro da cabana, José e Maria, esperando o Menino que ali será dado à luz na noite de Natal. 

As estátuas de cedro foram esculpidas por uma dezena de artistas locais. Trata-se de um presépio ecológico porque toda a madeira nele utilizada foi retirada de árvores cujo abate já estava programado.

Obelisco da Praça de S. Pedro com o presépio e a árvore de Natal. Foto © Tony Neves.

Obelisco da Praça de S. Pedro e a árvore de Natal, um abeto de 30 metros. Foto © Tony Neves.

Também ecológica é a grande árvore de Natal, cujos luzes se acenderam no mesmo dia, ao final da tarde. É um abeto de 30 metros, vindo de Rosello, uma aldeia de montanha com apenas 182 habitantes, na região do Abruzzo. Também o abate desta árvore em nada prejudicou o ambiente e vem chamar a atenção para comunidades de montanha que correm o risco de desaparecer. 

A ecologia integral, de que fala o Papa Francisco, é imagem de marca deste presépio porque foram privilegiadas comunidades pobres e abandonadas. A decoração da árvore foi igualmente assegurada por uma instituição de Rosello que apoia jovens: a estrutura residencial de reabilitação psiquiátrica La Quadrifoglio.

Na cerimónia de inauguração, a irmã Raffaella Petrini, secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, lembrou as origens do presépio com o Santo de Assis: “O Natal era, para S. Francisco, a festa das festas.”

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This