A encíclica “Fratelli Tutti” e o Alcorão

| 22 Out 2020

Cópia de mesquita e igreja no egito, Foto Copts Today

Construção de um complexo no Egito, que inclui uma igreja e uma mesquita, e uma biblioteca e parque infantil partilhados: “A fraternidade é boa e desejável para o bem da humanidade.” Foto © Copts Today.

 

A fraternidade é um conceito ligado às ideias de liberdade e igualdade. A fraternidade indica que o homem fez uma opção consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com seus semelhantes uma relação de igualdade, visto que em essência não há nada que os diferencie e são como irmãos (fraternos). Por princípio, todos os seres humanos são iguais. De certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma se manifeste é preciso que as outras sejam válidas e respeitadas.

A fraternidade vem configurada no artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos onde se diz: “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

A fraternidade é, pois, boa e desejável não só para o convívio social, mas também para o bem da humanidade.

A fraternidade expressa a dignidade de todos os seres humanos, considerados iguais e irmãos, assegurando-lhes plenos direitos: sociais, políticos e individuais. Podemos ainda aliar à fraternidade as expressões caridade, solidariedade e compaixão para reforçar o verdadeiro sentido de fraternidade.

O principal alicerce da fraternidade é o amor, essencialmente o amor pelo próximo.

A carta encíclica Fratelli Tutti, do Santo Padre Francisco, vem na melhor altura, uma vez que alerta para o caminho tortuoso que o mundo está a tomar, fruto de medidas e posições populistas de alguns líderes que valorizam e dão prioridade às suas agendas pessoais, em claro prejuízo do interesse e benefício dos seus povos e da humanidade no seu todo. Há que enaltecer a coragem e a visão do Papa sobre este tema tão fraturante nos dias de hoje, agravado pela pandemia provocada pelo vírus da covid-19.

Estas preocupações já estão presentes no Alcorão, Livro Sagrado dos muçulmanos revelado ao Profeta Muhammad (ASSN) no já longínquo ano de 1442 [da Hégira, correspondente ao ano de 622 d.C. ou da era comum].

 

Fraternidade no islão

Uma característica dos crentes, que é tão importante quanto a lealdade e a simples adoração, é a fraternidade e união entre eles. O Alcorão diz que todos os crentes são irmãos uns dos outros. Eles têm os mesmo objetivos e as mesmas intenções, sentem as mesmas coisas e, em consequência, desfrutam de um grande amor e solidariedade entre si. Assim diz o Alcorão a esse respeito:

“Por certo, Deus ama os que combatem em Seu caminho em fileiras, como se fossem uma sólida muralha.” (Alcorão 61:4)

“E segurai-vos, todos juntos, com firmeza à corda de Deus e não vos dividais entre vós; recordai-vos das mercês que Deus vos fez; pois vós éreis inimigos e Ele conciliou os vossos corações e agora mercê da Sua Graça, converteste-vos em irmãos e quando estivestes à beira de um abismo infernal, dele vos salvou. Assim Deus vos elucida os Seus Versículos para que possais ser guiados.” (Alcorão 3:103).

Continuar a ler...

 

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel novidade

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This