Conferências de Maio 2024, em Lisboa

A esperança, contra a ingenuidade, as guerras e as desigualdades

| 6 Mai 2024

Ilustração da capa do livro A Proposta da Esperança Cristã.

“Persistir na esperança, que é diferente do optimismo, também como signo dos cristãos.” Esta é uma das ideias que o Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa, quis ter presente na organização das Conferências de Maio deste ano, que se iniciam já nesta terça-feira, 7, às 18h. O tema genérico é “Organizar a esperança” e o primeiro debate terá como questão “Guardando o ambiente”. Participam um climatologista, uma geógrafa e uma responsável de uma organização de inclusão de pessoas com deficiência. Na última sessão, apenas online, intervêm três mulheres estrangeiras.

Inês Espada Vieira, professora universitária e presidente do CRC, adianta ao 7MARGENS que o tema foi escolhido também como forma de “reafirmar com exemplos concretos que o caminho da esperança é possível, apesar de tantas situações terríveis”. A responsável do CRC refere-se a situações “óbvias” como as guerras na Ucrânia e em Gaza ou Cabo Delgado”, mas também a outras como “as desigualdades ou as periferias no nosso próprio país”.

Por isso, este ciclo, que se realiza anualmente desde a segunda metade da década de 1970, pretende também “antecipar o Jubileu da Esperança” convocado pelo Papa Francisco para o próximo ano e “a carta do Papa sobre os Peregrinos da Esperança”. Mas Inês Espada Vieira sublinha: “Não somos ingénuos. O diagnóstico é terrível, mas para nós, cristãos, e para tantos outros homens e mulheres, a esperança é possível, é um resultado de uma busca comum.”

No primeiro debate intervêm Assunção Cruz (directora na Semear, organização que trabalha pela inclusão), o climatologista Carlos da Camara e a geógrafa Maria José Roxo. As conferências seguintes terão como temas “Gerando futuro” (dia 14) e “Cultivando a fraternidade” (21) e decorrem nas instalações do Centro Nacional de Cultura, com entrada pelo Largo do Picadeiro, 10 – 1º. No dia 14, intervêm a poeta e historiadora Ana Paula Tavares, a jurista e política Romualda Fernandes, do CRC, e Ricardo Saldanha, responsável de uma empresa tecnológica para o sector dos transportes. No dia 21, participam Amélia Simões Figueiredo (enfermeira e investigadora da Universidade Católica), Cristina Sá Carvalho (investigadora em Ciência Política), Madalena Videira e António Líbano Monteiro (responsáveis da Missão País). Os moderadores serão, respectivamente, Juan Ambrosio (professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica) João Costa (ex-ministro da Educação), o padre António Pedro Monteiro (assistente espiritual no Hospital de Santa Marta).

Na última sessão, exclusivamente online, participam a teóloga brasileira Maria Clara Bingemer (que recentemente deu uma entrevista ao 7MARGENS), a poeta chilena Carmen Yañez e a religiosa espanhola Magdalena Herrera, da congregação das Filhas da Caridade. Para esta sessão, cuja moderação será de Cátia Tuna, professora na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, as pessoas interessadas deverão usar a ligação https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91758306429#success

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This