Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

| 29 Nov 2023

Irmã Seli Thomas. Foto SATA

Como é formada em Direito, a irmã Seli presta assistência jurídica gratuita e dinamiza seminários e oficinas sobre a migração segura e o tráfico de seres humanos nas aldeias. Foto © SATA

 

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

O Índice Global de Escravatura estima que, só naquele país, haja onze milhões de pessoas, incluindo crianças e adolescentes, sujeitas a formas de escravatura moderna. Ao mesmo tempo, é neste país que existe o maior número de freiras do mundo, tendo estado presentes no encontro 170 religiosas, representando 80 congregações diferentes.

A irmã Seli quis, assim, motivar mais religiosas a abraçar o desafiante ministério da luta contra a exploração de pessoas, dando a conhecer o projeto que implementou em Krishnagar, Bengala Ocidental, e que visa resolver as principais causas da exploração: a pobreza e o desemprego.

A religiosa partilhou o modo como ela e as restantes irmãs da comunidade começam por entrar nos bairros de prostituição, onde aconselham e ajudam as mulheres que ali são exploradas a enviar os seus filhos para a escola. Depois, nas escolas, a congregação – que pertence à família Salesiana – tem um programa de capacitação e também um espaço onde as crianças podem conversar com as irmãs, “porque muitas vezes as crianças não estão seguras nem em casa”, alertou. Além disso, como é formada em Direito, a irmã Seli presta assistência jurídica gratuita e dinamiza seminários e oficinas sobre a migração segura e o tráfico de seres humanos nas aldeias, para os professores e estudantes.

Vencedora do galardão “Bem Comum” na primeira edição dos SATA – prémios Anti-Tráfico às Irmãs, há pouco mais de um mês, Seli Thomas viu ser reconhecida a sua “coragem e criatividade” no combate à exploração de pessoas. Só através do programa que implementou em Krishnagar, já terá “salvo a vida” a pelo menos 500 mulheres, indica a organização dos prémios.

Irmã Seli Thomas na atribuição dos SATA – Prémios Anti-Tráfico às Irmãs, 31 out 2023. Foto SATA

Irmã Seli Thomas na atribuição dos SATA – Prémios Anti-Tráfico às Irmãs, no passado dia 31 de outubro. Foto ©  SATA

 

Questionada sobre a razão de ter abraçado esta missão, aquando da atribuição do prémio, a irmã Seli respondeu com outra pergunta: “Quando vejo sofrimento à minha volta… como posso permanecer numa zona de conforto?” E partilhou a história de uma das vítimas que conseguiu salvar: uma mulher de cerca de trinta anos que veio vê-la em lágrimas. “Irmã, onde é que esteve todos estes anos?”, perguntou-lhe. “Se eu a tivesse conhecido antes, nunca me teria tornado uma profissional do sexo, não teria sido vítima de traficantes, vendida e revendida por homens repetidamente desde os 12 anos de idade”. Para a irmã Seli, este foi um testemunho “destruidor e doloroso” de ouvir. “Tudo o que pude fazer foi confortá-la, mas a dor dela levou-me a continuar”, afirmou.

Agora, assegura, é isto que quer fazer “pelo resto da vida”. “Eu sei que não posso mudar o mundo inteiro. O que posso fazer é provocar alguma mudança e dar esperança àqueles que se desesperam, e salvar algumas vidas do tráfico, uma pessoa de cada vez”. Foi por isso que deixou o apelo às restantes religiosas do país: para que, juntas, possam salvar muitas mais.

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This