Cardeal Luis Antonio Tagle

“A guerra não é uma questão militar, é uma questão humana”

| 21 Mar 2022

O Cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis. Foto © DR

O cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis, considera que uma rede de oração “une a humanidade”. Foto © DR

 

O cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis e prefeito da congregação Propaganda Fide, concedeu uma entrevista ao Vatican News na qual considera que “nenhuma arma pode matar a esperança, a bondade de espírito da pessoa humana”, elogiando o trabalho dos funcionários da Cáritas, que trabalham “sob as bombas, sem parar”.

A Cáritas da Ucrânia já prestou apoio a mais de 160 mil pessoas, em áreas tão diversas como a “distribuição de alimentos, o fornecimento de habitação e apoio psicológico”. “Os conflitos são geralmente apresentados como conflitos políticos, militares, e as pessoas são esquecidas! Com a nossa missão, a Cáritas lembra ao mundo que a guerra não é uma questão militar, política, mas é, antes de tudo, uma questão humana”, considera.

O cardeal Tagle afirma que fica “triste ao ver as imagens, ao ver as notícias” e ao sentir-se “próximo desse local de guerra”. “Quando ouço as histórias dos meus pais que viveram a Segunda Guerra Mundial, não consigo imaginar – nem sequer imaginar! – a pobreza e o sofrimento que suportaram. Essa geração continua a carregar as feridas da guerra nos seus corpos também, e ainda têm um estado de espírito ferido. Quando, quando vamos aprender?”, questionou o prelado.

O presidente da Cáritas elogia o “testemunho das pessoas na Ucrânia” e de todos os que ajudam, vindos de vários países. “A lição para mim é esta: no deserto da violência, a pessoa humana tem a capacidade de ser boa”, considera, acrescentando que “a lição está na forma como as famílias formam seus filhos nos valores do respeito ao próximo, da escuta, da compaixão, da escolha do caminho da justiça, do diálogo em vez da vingança, da violência”.

Sinal de esperança, afirma, é a “rede de oração que une a humanidade”. “As imagens que mais me impressionaram são as das pessoas a rezar, esta fé das mães ajoelhadas diante do Sacramento”, conclui.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This