
O livro, de 48 páginas, conta como Carlo tinha um fascínio por igrejas e pela Virgem Maria, e que desde cedo o seu maior desejo era receber a Comunhão. Imagem © LeYa/ ASA.
A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, chega às livrarias a história de um dos seus “patronos”, o beato Carlo Acutis, contada em banda desenhada. A novela gráfica, intitulada “Carlo Acutis – Um Santo para a Juventude”, foi concebida pelos artistas de BD Camille W. de Prévaux e Fabrizio Russo, e é agora editada em Portugal pela LeYa/ASA.
Filho de pais italianos, Carlo Acutis nasceu no dia 3 de maio de 1991, em Londres, e viveu a maior parte da sua vida em Milão (Itália). Desde cedo, demonstrou uma grande apetência para a informática, tendo utilizado os seus conhecimentos na área para divulgar conteúdos deformação cristã, nomeadamente sobre os milagres eucarísticos. Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de uma leucemia fulminante, tendo falecido a 12 de outubro de 2006.
O livro, de 48 páginas, conta como Carlo tinha um fascínio por igrejas e pela Virgem Maria, e que desde cedo o seu maior desejo era receber a Comunhão. Trabalhou durante dois anos para montar “a maior exposição alguma vez feita sobre os milagres eucarísticos” (exposição essa que acabaria por percorrer mais de 10000 paróquias) e acalentava a ideia de se tornar missionário.

Foi-lhe atribuído um milagre em 2018, e o Papa Francisco declarou a sua beatificação em 2020. Como diz o texto de apresentação do livro, desde então que “muitos jovens encontram em Carlo uma luz que ilumina o mundo atual”.
Uma relíquia do beato Carlo Acutis foi entronizada, no passado dia 9 de julho, na Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Arco de Baúlhe, arquidiocese de Braga, onde se encontra exposta para veneração pública.