A Igreja quer ouvir-te

| 22 Ago 2022

papa francisco foto vatican media

Papa Francisco quer ouvir os cristãos com o Sínodo sobre a Sinodalidade. Foto © Vatican Media.

 

Este convite chega-me do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Fico surpreendido, tanto mais que vem acompanhado pelo nome do Papa Francisco. Desperta o meu desejo constante de acompanhar e viver o que acontece na Igreja Católica. Por isso resolvi dar-lhe resposta, que partilho neste artigo.

A Igreja quer escutar-te

A Igreja quer escutar-te é uma iniciativa da RILA – Rede Informática da Igreja na América Latina – que foi apresentada à secretaria-geral do Sínodo sobre a Sinodalidade. Pretende levar a cabo o processo sinodal, em curso, no mundo digital para poder escutar mais pessoas sem ter de importar as fronteiras e como Igreja fazer-nos cada vez mais nesta realidade.

Qual tem sido a tua experiência com a Igreja Católica? Pergunta interpelante porque não aponta a teorias, mas à relação, à vivência. Crente ou não crente, queremos que compartas a tua experiência, se te sentistes acolhido ou não. As tuas experiências nos ajudarão a reflectir e a dar o primeiro passo para uma renovação da Igreja. E para não nos remetermos à mera subjectividade, apresenta um guia pedagógico. Ajuda-nos preenchendo o questionário e a darmos o primeiro passo para uma renovação da Igreja. Responde com sinceridade e confiança.

A Igreja precisa de ti 

O Papa Francisco quer escutar-te, saber como vês e o que pensas que é necessário fazer para a Igreja se tornar mais próxima a pessoas como tu. As tuas respostas serão apresentadas de maneira anónima e de acordo com a lei de protecção de dados. Os resultados serão enviados ao Sínodo dos Bispos, que se reunirá em Roma em Outubro de 2023 (Pablo Perez de la Veja, secretário da Comissão Organizadora). 

Procurando ser verdadeiro e sincero com a realidade, para a Igreja ser mais próxima deve cuidar a linguagem/comunicação; atender as pessoas em situações especiais; assumir corajosamente ser missionária, praticar o diálogo com grupos sociais influentes. Certamente que há outras urgentes que reclamam presença Igreja. Mas aponto apenas estas.

Em próximo artigo, centrarei a atenção no poliedro pastoral que os relatos da caminhada proporcionam.

Georgino Rocha é padre católico da diocese de Aveiro e desempenhou já o cargo de vigário diocesano da pastoral.

 

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz novidade

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (França) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

Bíblia ou Tradição?

Bíblia ou Tradição? novidade

Desde a Reforma Protestante que o Catolicismo se debate com a questão das fontes da revelação. Por oposição ao Protestantismo, que vê na Bíblia a única e exclusiva fonte da revelação, o Catolicismo sublinha a importância da Tradição para o estabelecimento da revelação divina. A questão, em termos simples, resume-se a saber como é que cada crente pode aceder à Palavra de Deus. (Jorge Paulo)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This