A imagem de Jesus ou a pedagogia do amor

Fachada sudoeste da catedral da Cantuária
Jesus era negro, mulato, mestiço, cor de tuaregue, certamente não era branco. Este é um facto que não devemos esquecer, apesar das imagens e iconografias tentarem apagar este dado.
Na verdade, todos os cristãos sentimos Jesus como nosso, todas as culturas sentem Cristo como seu e representam-no conforme as suas tradições e conforme a sua cor da pele.
Há imagens de Jesus Cristo com pele muito escura, negra, como há imagens de Jesus com traços arianos. Todavia, há correntes, que não posso julgar e consigo compreender, que entendem ser racista representar Jesus mudando a cor como ele veio ao mundo, da cor que ele era, e não caucasiano.
Para os cristãos, Jesus é muito importante: por ser quem era, o filho de Deus vivo. Mas estas realidades que reflectem Cristo para os seus seguidores são imateriais, realidades não físicas, não palpáveis. Fisicamente Jesus era da cor das pessoas no Médio Oriente.
Representar Jesus com a forma física real como ele veio ao mundo é, inclusivamente, educativo, pedagógico, incute sentimentos antirracistas. Quem tem Cristo no coração, basta olhar para uma dessas representações de Jesus e ver: esta pessoa que eu tanto amo é negra e o meu amor pela sua pessoa é o mesmo; o que ele representa para o mundo mantém-se, somos todos iguais e todos povo de Deus.
Em entrevista à BBC Radio 4, o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, primaz da Comunhão Anglicana no mundo, afirmou, tendo em conta os movimentos anticolonialistas e as recentes destruições de estátuas, que a Igreja deve repensar a imagem de Jesus Cristo como um homem branco; e que tanto a catedral de Cantuária como a abadia de Westminster está a fazê-lo cuidadosamente: algumas serão removidas e outras o nome será alterado.
Ainda assim afirma: “Há alternativas à remoção das estátuas ligadas ao colonialismo e à escravatura, pode haver perdão. Eu espero e rezo para que todos nos unamos, mas só se houver justiça”.
Catarina Sá Couto é missionária leiga da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana, “jovem líder” da Carta da Terra e representante em Portugal dos Green Anglicans – Rede Lusófona
Artigos relacionados

Precisamos de nos ouvir (25) – Fátima Almeida: A transfiguração do Desenvolvimento novidade
Há tempos e momentos que são mais propícios à reflexão e à interiorização, oferecendo-nos oportunidades de pensar, ou repensar, atitudes pessoais e realidades coletivas. E são estas oportunidades de refletir que, normalmente, nos abrem perspetivas de mudança, de ver novas formas de viver, de olhar novas respostas para combater injustiças, pobrezas e violações dos Direitos Humanos.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Debate sobre a viagem do Papa ao Iraque para acompanhar em vídeo no 7MARGENS novidade
O 7MARGENS promove nesta segunda-feira, 8 de Março, um debate sobre a viagem do Papa Francisco ao Iraque, que pode ser acompanhado em directo através da plataforma Zoom.
Comissão Europeia reduz metas da luta contra a pobreza
A Comissão Europeia (CE) reduziu o objetivo europeu quanto ao número de cidadãos que pretende tirar da pobreza daqui até 2030: a meta são agora 15 milhões no lugar dos 20 milhões que figuravam na estratégia anterior [2010-2020]. O plano de ação relativo ao Pilar dos Direitos Sociais proposto pela CE inclui ainda a “drástica redução” do número de sem-abrigo na Europa, explicou, em entrevista à agência Lusa, publicada nesta sexta-feira, dia 5 de março, o comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit.
Hino da JMJ Lisboa 2023 em língua gestual portuguesa
Há pressa no ar, o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, tem agora uma versão em língua gestual portuguesa, interpretada por Bruna Saraiva, escuteira do Agrupamento 714 (Albufeira) do Corpo Nacional de Escutas.
Papa no Iraque: 1,5 milhões para bolsas de estudos universitários
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai atribuir 150 bolsas para estudantes universitários frequentarem a Universidade Católica de Erbil, como forma de celebrar a visita do Papa Francisco ao Iraque que começa na próxima sexta-feira.
Paquistão: tribunal anula casamento forçado de menina de 12 anos
O casamento de Farah Shaheen, uma menina cristã de apenas 12 anos de idade, com o homem muçulmano que a raptou em junho de 2020 foi anulado no mês passado por um tribunal paquistanês.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Virgínia será o primeiro estado do Sul e o 23º dos EUA a abolir a pena de morte
Dois projectos de lei para abolir a pena de morte na Virgínia foram aprovados pela assembleia deste Estado norte-americano nesta segunda-feira, 22 e remetidos ao governador Ralph Northam (do Partido Democrata), que os deverá assinar.
É notícia
Entre margens
Guardar o jardim do mundo novidade
Nestes tempos em que o início da Quaresma coincide com um estranho confinamento, explicado por uma pandemia que há um ano nos atinge e que vai afetar pelo segundo ano consecutivo a nossa Páscoa, importa recordar mais uma vez o que o Papa Francisco nos afirmou na encíclica Laudato Si’. Esta pandemia será ultrapassada, com mais ou menos esforço, mesmo que tenhamos de continuar a lidar com o vírus.
Arte de rua: amor e brilho no olhar
Ouvi, pela vida fora, incontáveis vezes a velha história da coragem, a mítica frase “eu não era capaz”; é claro que não, sempre que o preconceito se sobrepõe ao amor, não é possível ser-se capaz. Coragem?? Coragem eu precisaria para passar pela vida sem realizar os meus desejos, nesse louco trapézio entre doses paralelas de coragem e cobardia.
Eternidade
A vida segue sempre e nós seguimos com ela, necessariamente, como se fôssemos empurrados pela passagem inexorável do tempo. Mas enquanto uns aceitam esse empurrão inexorável como um impulso para levantar voo – inclusive até lugares onde o tempo não domina –, outros deixam-se arrastar por ele até ao abismo. Porque quando o tempo não serve para moldar e edificar pedaços de eternidade, ele apenas dura e, portanto, a nada conduz (a não ser à morte), pois a sua natureza é durar, sem mais.
Cultura e artes
Mulheres que são como lugares mal situados novidade
Nunca tinha ouvido falar nem tinha visto nenhum filme de Hong Sang Soo. Mas tenho sempre algum fascínio pelo cinema que vem dos lados do Oriente. Fui ver e não fiquei desiludido.
Canções para estes tempos de inquietação
No ano em que Nick Cave se sentou sozinho ao piano, para nos trazer 22 orações muito pessoais, desde o londrino Alexandra Palace para todo o mundo, numa transmissão em streaming, o australiano dedicou-se também à escrita de 12 litanias a convite do compositor neoclássico belga Nicholas Lens.
Franz Jalics, in memoriam: a herança mais fecunda
Correr-se-ia o risco de passar despercebido o facto de ser perder um dos mais interessantes e significativos mestres da arte da meditação cristã do século XX, de que é sinal, por exemplo, o seu reconhecimento como mestre espiritual (a par de Charles de Foucauld) pela conhecida associação espanhola Amigos del Desierto, fundada por Pablo d’Ors.
A luta de Abel com o Caim dentro dele
Como escrever sobre um filme que nos parece importante, mas nem sequer foi daqueles que mais nos entusiasmou? E, no entanto, parece “obrigatório” escrever sobre ele, o último filme de Abel Ferrara, com o seu alter-ego e crístico Willem Dafoe: Sibéria.
Sete Partidas
Viagem ao Sul novidade
Hoje conto-vos acerca da nossa viagem ao Sul, na semana de Acção de Graças em pleno Novembro de 2020. Um dos aspectos interessantes de viver nos Estados Unidos é a possibilidade de, sem sair das fronteiras do país, encontrarmos de tudo um pouco: desde o inverno gélido de Washington DC aos cenários verdes e húmidos da Geórgia, passando pela secura e aridez do Mississípi.
Aquele que habita os céus sorri
definir fronteiras é até instintivo, novidade é apagá-las novidade
breve comentário aos textos bíblicos lidos em comunidade | Domingo III Quaresma B | Lisboa, 6 de Março de 2021.
António Pedro Monteiro
Agenda