AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Festival em Arraiolos

A obra de arte total, a herdade sustentável e o quarteto de cordas para o fim de semana

| 30/06/2021

QuartetAlfama_créditos Jessica Hilltout

Quatuor Alfama, um agrupamento de cordas belga, fundado em Bruxelas, em 2005. Foto © Jessica Hilltout.

 

Da “obra de arte total” que é a Igreja da Misericórdia de Arraiolos a uma resposta sustentável às alterações climáticas, com a música de Haydn e Schubert a servir de banda sonora, o festival Terras sem Sombra apresenta mais um fim de semana com uma programação que pretende revelar “o melhor do Alentejo”.

No sábado, 3, e domingo, 4 de julho, a proposta para Arraiolos inicia-se (às 15h00 de sábado) por uma visita guiada à Igreja da Misericórdia, que é um “expoente do Maneirismo e do Barroco no Alentejo”, e descobrir-lhe “as minúcias e peculiaridades” desta igreja, pela mão do historiador Rui Lobo e do historiador de arte José António Falcão.

O Cineteatro de Arraiolos abre as portas a um concerto de entrada livre, na noite de sábado (21h30), e com um programa inteiramente dedicado a Haydn e a Schubert, pelo Quatuor Alfama, um agrupamento de cordas belga, fundado em Bruxelas em 2005, e que a organização apresenta como tendo “um amplo e fecundo curriculum no âmbito da exploração e do aprofundamento de distintos repertórios, que se estendem do universo da música clássica às vanguardas contemporâneas”.

Pela manhã de domingo (9h00), o festival preparou uma atividade de “salvaguarda da biodiversidade”, com a apresentação de um caso na agricultura tradicional alentejana, inserido nos “sistemas de agricultura mediterrânica”, e que, neste caso da Herdade das Oliveiras, respondem de forma sustentável às alterações climáticas.

A informação mais detalhada sobre esta programação pode ser lida na página de Facebook do festival.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This