Patriarca católico sírio pede pela paz no nordeste da Síria

| 14 Out 19

Younan Ignace Joseph, patriarca da Igreja Católica Síria. Foto © HazteOir.org

 

O patriarca da Igreja Católica Síria apelou à “paz imediata e duradoura no nordeste da Síria e pela preservação de vidas inocentes, especialmente as cristãs que são a base fundadora e original do país”. Na homilia da missa de domingo passado, 13 de outubro, na igreja patriarcal da Virgem Maria, em Roma (Itália), o patriarca Younan Ignace Joseph afirmou, perante várias pessoas que tinham imigrado da Síria e do Iraque devido à guerra: “Nós, os cristãos de Este, fomos relegados e abandonados por este mundo, que só procura os interesses materiais instantâneos.”

Referindo-se ao aumento dos combates entre as forças curdas e o exército turco, devido à ofensiva da Turquia na Síria iniciada no dia 9 de outubro, o patriarca diz que já se sabe que “os que vão pagar o preço desta guerra serão os inocentes, especialmente os cristãos que não se conseguem defender”.

A intervenção da Turquia sucedeu ao anúncio de que as tropas dos Estados Unidos iriam sair da região, decisão tomada pelo Presidente dos EUA. “Enquanto isto acontece, os cristãos irão crer que o mundo à sua volta, especialmente aqueles que estão no poder, utilizam-nos e não se preocupam com eles, quase como se fossem a escumalha da terra”, disse o patriarca, citado pelo Crux.

 

Ataques aéreos da Rússia e a crítica do Papa

Sábado passado, o jornal norte-americano The New York Times divulgou aquilo que serão provas de como a Rússia tem bombardeado, regularmente, alvos civis na Síria, com particular enfoque em hospitais. A investigação, citada pela Rádio Renascença com base em relatos de opositores do regime de Bashar-al Assad e em transcrições das comunicações feitas por rádio pela Força Aérea Russa, regista detalhadamente os procedimentos de quatro ataques feitos nos dias 5 e 6 de maio deste ano, tal como vídeos das estruturas atacadas e relatos de testemunhas locais.

Tal como já noticiado no 7MARGENS, o Papa Francisco apelou a um entendimento entre as partes envolvidas na operação militar turca na Síria e a comunidade internacional. O secretário-geral do Conselho Mundial (Ecuménico) das Igrejas, Olav Fyske Tveit, também disse que é preciso pôr fim ao “sofrimento do povo” sírio.

Artigos relacionados

Apoie o 7 Margens

Breves

O Papa e os “teístas com água benta cristã”

“Quando vejo cristãos demasiado limpos, que têm toda a verdade, a ortodoxia, e são incapazes de sujar as mãos para ajudar alguém a levantar-se, eu digo: ‘Não sois cristãos, sois teístas com água benta cristã, mas ainda não chegastes ao cristianismo’”. A afirmação é do Papa Francisco, numa conversa sobre o Credo cristão.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

É notícia

Entre margens

Eutanásia, hora do debate novidade

Seja qual for a posição de cada um, a reflexão e o debate sobre a eutanásia é uma exigência de cidadania e não uma discussão entre alguns, em círculo fechado, mesmo se democraticamente nos representam. Quando está em jogo o tipo de sociedade que desejo para os meus netos, não quero que outros decidam sem saberem o que penso.

“Qual é o mal de matar?”

A interrogação que coloquei como título deste texto foi usada por Peter Singer que a ela subordinou o capítulo V do seu livro Ética Prática. Para este filósofo australiano, a sacralidade da vida humana é entendida como uma forma de “especismo”, uma designação que ele aplica a todas as teorias que sustentam a superioridade da espécie humana.

Cultura e artes

São Pessoas. Histórias com gente dentro novidade

Há um tanque de lavar roupa. Há uma cozinha. Há o poço e as mãos que lançam um balde. Há uma sombra que foge. Há o poste de eletricidade que ilumina as casas frágeis. Há o quadro pendurado em que um coração pede “Deus te ajude”. Há a campa e a eterna saudade. E há uns tapetes gastos. Em cada uma destas fotos só se adivinham os rostos, os olhos, as rugas, as mãos rugosas, as bocas, as pessoas que habitam estes lugares.

“2 Dedos de Conversa” num blogue para alargar horizontes

Um dia, uma leitora do blogue “2 Dedos de Conversa” escreveu-lhe: “Este blogue é um momento de luz no meu dia”. A partir daí, Helena Araújo, autora daquela página digital, sentiu a responsabilidade de pensar, de manhã, o que poderia “escrever para animar o dia” daquela rapariga. Sente que a escrita do blogue pode ajudar pessoas que não conhece, além de lhe ter alargado os horizontes, no debate com outros pontos de vista.

Um selo em tecido artesanal para homenagear Gandhi e a não-violência

Os Correios de Portugal lançaram uma emissão filatélica que inclui um selo em khadi, o tecido artesanal de fibra natural que o Mahatma Gandhi fiava na sua charkha e que utilizava para as suas vestes. Portugal e a Índia são, até hoje, os únicos países do mundo que utilizaram este material na impressão de selos, afirmam os CTT.

Arte de rua no selo do Vaticano para a Páscoa

Um selo para celebrar a Páscoa com arte de rua. Essa será a escolha do Vaticano, segundo a jornalista Cindy Wooden, para este ano, reproduzindo uma Ascensão pintada por Heinrich Hofmann, que se pode ver na Ponte Vittorio Vittorio Emanuele II, em Roma, a poucas centenas de metros da Praça de São Pedro.

Sete Partidas

Uma mulher fora do cenário, numa fila em Paris

Ultimamente, ao andar pelas ruas de Paris tenho-me visto confrontada pelos contrastes que põem em questão um princípio da doutrina social da Igreja (DSI) que sempre me questionou e que estamos longe de ver concretizado. A fotografia que ilustra este texto é exemplo disso.

Visto e Ouvido

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

Parceiros

Fale connosco