A primeira oração muçulmana com duas imames e homens e mulheres no mesmo espaço
Pela primeira vez, uma centena de homens e mulheres muçulmanos rezaram no mesmo espaço numa mesquita, iniciativa organizada no sábado, 7 de setembro, por Anne-Sophie Monsinay e Eva Janadin, duas imames francesas, em Paris.
Ambas professoras e convertidas, Monsinay, que lecciona música e se converteu durante os estudos, e Janadin tinham criado em 2018 o grupo “Voz de um Islão iluminado”, que inclui a afirmação da liberdade (cada mulher é livre de usar ou não o véu), inclusão (recusa de qualquer tipo de discriminação ao nível da orientação sexual, género, origem ou religião) e francofonia (o Alcorão é recitado e o sermão é proferido em francês. Para Monsinay, a “importância do coletivo” é o que as leva a olhar mais longe e, em particular, a pensar na abertura de uma mesquita. “Hoje, muçulmanos progressistas rezam sozinhos. Contudo, orações coletivas trazem energia e um diferente sabor”, dizia, citada no La Croix International.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]