AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

[Nas margens da filosofia – LXV]

A propósito dos painéis de Rupnik

Mark Ivan Rupnik, Adão, arte, mosaico,

Pormenor de um mosaico de Marko Rupnik na Cova de Santo Inácio, em Manresa (Catalunha, Espanha), representando Adão comendo o fruto que Eva lhe dera. Foto © Medol, CC BY-SA 4.0, https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons.

Há pouco mais de um ano escrevi para o 7MARGENS um texto sobre este mesmo tema, inspirado na campanha então em curso relativamente à obra pictórica de Marko Rupnik. Reitero a posição defendida nessa altura, ou seja, a necessidade de julgar o réu pelas alegadas malfeitorias por ele cometidas, salvaguardando, no entanto, as suas produções artísticas em virtude do alto valor estético das mesmas.

De então para cá o caso tem ganho força e cada vez oiço mais vozes na Igreja (nomeadamente refiro as que têm sido publicadas no 7MARGENS) clamando pela destruição, ou pelo menos pela ocultação da mesma por camadas de tinta ou por paredes que impeçam a sua visão por parte dos fiéis. Respeito um justo equilíbrio entre a ética e a estética, por isso condeno que um destes valores se sobreponha ao outro, permitindo a sua anulação. Reiterando a posição que defendi no meu artigo do ano passado, continuo a pugnar pela manutenção dos painéis de Rupnick nos locais onde primitivamente foram colocados, pois continuam a constituir um valioso património humano e artístico.

A propósito desta temática partilho convosco um episódio que recentemente vivi com duas das minhas netas adolescentes, ambas estudantes de arte. Exibia-se num cinema de Lisboa o filme intitulado A Sombra de Caravaggio. A realização era de Michele Placido, um nome que pouco me dizia. Sem ter lido qualquer crítica prévia lá fui com as meninas assistir a uma obra nitidamente fraca em que o objectivo mais visível era mostrar a devassidão não só do artista como da Igreja do seu tempo, nomeadamente do Papa que constantemente o contratou.

Como sabemos, Caravaggio retratou muitos malfeitores, inspirando-se neles para os retratos dos seus santos, tal como se serviu de prostitutas para representar a Virgem e muitas das santas que magnificamente pintou. Saímos do cinema com atitudes diferentes – eu arrependida por ter partilhado com elas três horas de devassidão, elas surpreendidas pois nunca tinham pensado que o pintor que tinham estudado nas suas aulas se tivesse inspirado essencialmente em modelos de gente marginal, transpondo-os para personagens bíblicos ou para santos e santas que ainda hoje veneramos. Apesar da pouca qualidade do filme, ele foi-lhes útil para dar a conhecer o submundo romano de uma dada época, a relação entre a arte e o poder religioso, a actuação dos Papas enquanto mecenas, e, sobretudo, a capacidade de produzir beleza com materiais sórdidos.

Não passa hoje pela cabeça de ninguém mesmo das mentes mais moralistas, retirar os quadros de Caravaggio das múltiplas igrejas onde estão expostos. Continuamos a admirar a sua capacidade de produzir beleza, e as prostitutas que tomou como modelo para as suas santas não abalaram a devoção a estas. Pergunto-me se este critério, que me parece sensato e que nos leva a respeitar a arte, independentemente da sua moralidade ou imoralidade, não deverá estender-se a todos os grandes artistas, do passado e do presente. Condeno totalmente a actuação imoral de Rupnik. Mas respeito nele o facto de ser criador de uma beleza que ainda hoje se nos impõe e que certamente manterá os seus efeitos em tempos futuros.

Sob pena de me repetir, reitero a citação de John Keats que já mencionara no texto que escrevi sobre este tema: “A thing of beauty is a joy forever.”

 

Maria Luísa Ribeiro Ferreira é professora catedrática (aposentada) de Filosofia da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This