
Foto © Igreja Ortodoxa da Ucrânia.
Na ortodoxia, o período de preparação para a Natividade do Senhor é conhecido por Quaresma de Natal; este ano, iniciou-se no passado dia 28 de Novembro do calendário gregoriano (15 de Novembro no calendário juliano) e prolonga-se até 6 de Janeiro (24 de Dezembro).
Algumas Igrejas Ortodoxas fizeram alterações ao calendário litúrgico optando por fazer coincidir a Festa de Natal no dia 25 de Dezembro do calendário civil e outras, como a Igreja Ortodoxa da Ucrânia, celebram em algumas dioceses, neste dia, uma liturgia especial para a data, sem contudo deixarem de celebrar o Natal no dia 25 de Dezembro do calendário juliano (7 de Janeiro do calendário civil em uso).
Conforme as tradições locais, costumes de cada Igreja e individuais, o jejum e a penitência observada são variados.
No entanto este é um período importante e necessário para a preparação do Natal, que tem a duração de 40 dias na Igreja Ortodoxa. Sendo denominado na Igreja Católica por Advento, dura quatro semanas no rito romano (latino) e seis semanas no rito ambrosiano.
Na Igreja Ortodoxa este período centra-se na incarnação do Verbo de Deus, enquanto que no Advento se centra na chegada de Cristo ao mundo pela incarnação e pela parúsia (segunda vinda de Cristo).

Este período deve ser revestido de humildade e arrependimento.
Para além do jejum físico, deve ser acompanhado de um jejum espiritual, porque o corpo e espírito estão ligados.
Com algumas excepções em certas comunidades, as Igrejas locais não observam com completo rigor o jejum físico, já que as actividades desenvolvidas pelos seus membros, bem como as dietas locais, poderiam carrear problemas de saúde.
Liturgicamente existe entre as Igrejas Ortodoxas uma maior observação de festas neste período, das quais se destaca a Entrada da Virgem no Templo (iniciada no Domingo dia 4 de Dezembro e que terminou no dia 8 de Dezembro).
No dia 25 de Dezembro (12 de Dezembro no calendário juliano) celebrar-se-á o Domingo dos Antepassados do Senhor; no dia 1 de Janeiro (19 de Dezembro) a Festa dos Santos Pais, ou da Genealogia, e no dia 6 de Janeiro (24 de Dezembro) a Quaresma do Natal culminará com a Vigília do Nascimento do Senhor.
A Festa de Natal prolonga-se durante mais 6 dias, altura em que inicia a preparação para a Teofonia (em que festejamos a manifestação de Deus em Jesus Cristo e identificado popularmente com o baptismo de Jesus).
Alberto Teixeira é cristão ortodoxo