A Quaresma de Natal e o Advento na Igreja Ortodoxa

| 24 Dez 2022

Natal, Advento, Igreja Ortodoxa, Ortodoxia

Foto © Igreja Ortodoxa da Ucrânia.

 

Na ortodoxia, o período de preparação para a Natividade do Senhor é conhecido por Quaresma de Natal; este ano, iniciou-se no passado dia 28 de Novembro do calendário gregoriano (15 de Novembro no calendário juliano) e prolonga-se até 6 de Janeiro (24 de Dezembro).

Algumas Igrejas Ortodoxas fizeram alterações ao calendário litúrgico optando por fazer coincidir a Festa de Natal no dia 25 de Dezembro do calendário civil e outras, como a Igreja Ortodoxa da Ucrânia, celebram em algumas dioceses, neste dia, uma liturgia especial para a data, sem contudo deixarem de celebrar o Natal no dia 25 de Dezembro do calendário juliano (7 de Janeiro do calendário civil em uso).

Conforme as tradições locais, costumes de cada Igreja e individuais, o jejum e a penitência observada são variados.

No entanto este é um período importante e necessário para a preparação do Natal, que tem a duração de 40 dias na Igreja Ortodoxa. Sendo denominado na Igreja Católica por Advento, dura quatro semanas no rito romano (latino) e seis semanas no rito ambrosiano.

Na Igreja Ortodoxa este período centra-se na incarnação do Verbo de Deus, enquanto que no Advento se centra na chegada de Cristo ao mundo pela incarnação e pela parúsia (segunda vinda de Cristo).

Natal, Advento, Igreja Ortodoxa

Foto © Igreja Ortodoxa da Ucrânia.

 

Este período deve ser revestido de humildade e arrependimento.

Para além do jejum físico, deve ser acompanhado de um jejum espiritual, porque o corpo e espírito estão ligados.

Com algumas excepções em certas comunidades, as Igrejas locais não observam com completo rigor o jejum físico, já que as actividades desenvolvidas pelos seus membros, bem como as dietas locais, poderiam carrear problemas de saúde.

Liturgicamente existe entre as Igrejas Ortodoxas uma maior observação de festas neste período, das quais se destaca a Entrada da Virgem no Templo (iniciada no Domingo dia 4 de Dezembro e que terminou no dia 8 de Dezembro).

No dia 25 de Dezembro (12 de Dezembro no calendário juliano) celebrar-se-á o Domingo dos Antepassados do Senhor; no dia 1 de Janeiro (19 de Dezembro) a Festa dos Santos Pais, ou da Genealogia, e no dia 6 de Janeiro (24 de Dezembro) a Quaresma do Natal culminará com a Vigília do Nascimento do Senhor.

A Festa de Natal prolonga-se durante mais 6 dias, altura em que inicia a preparação para a Teofonia (em que festejamos a manifestação de Deus em Jesus Cristo e identificado popularmente com o baptismo de Jesus).

 

Alberto Teixeira é cristão ortodoxo

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This