
O livro de diálogos entre Álvaro Siza e Tolentino Mendonça. Foto © Irmandade dos Clérigos/Direitos reservados.
No primeiro inverno da era pandémica, Álvaro Siza fez uma série de desenhos alusivos ao mistério de Cristo. Quase todos sobre a Paixão, mas também um sobre a Anunciação, três sobre a Natividade e outro com a figura de um homem debruçado sobre a escrita, talvez o evangelista João, no final do seu Evangelho: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que não haveria, no mundo inteiro, espaço suficiente para guardar todos os livros a contar esses factos.”

Quando me mostrou o conjunto, logo lhe perguntei o que pensava fazer com eles, ao que ele respondeu que mos confiava para o que entendesse mais adequado. Enviei uma cópia ao cardeal Tolentino e perguntei-lhe o que achava. Sugeriu-me a ideia dum diálogo: ele enviaria algumas perguntas nascidas a partir dos desenhos e Álvaro Siza responderia. Veio um conjunto de cerca de vinte perguntas e, numa manhã de sábado, fui ouvir e gravar as respostas. Fiz a transcrição, compus o texto e enviei para o Tolentino. A aprovação veio com poucas propostas de alteração.
Assim nasceu A Questão Sobre Deus é o Não Saber Explicar, uma frase de Siza na resposta a uma das perguntas e que Tolentino escolheu para título do livro. Nele se reproduzem também todos os desenhos, entretanto comprados por um colecionador particular, e que autorizou a sua publicação. A Editora Letras e Coisas produziu um livro extraordinário de bom gosto e rico conteúdo. A Irmandade dos Clérigos acolheu a exposição dos quarenta e cinco desenhos (que podem ser visitados até ao final do Verão) e patrocinou a edição do livro.
Por razões de saúde, o cardeal Tolentino não esteve na sessão de inauguração (no passado dia 5 de Abril), mas prometeu, logo que a agenda lho permita, vir ao Porto para, com o arquitecto Álvaro Siza, continuarem o diálogo iniciado à distância e, porventura, tornar ainda mais rica a reflexão sobre a arte, a arquitectura e a espiritualidade. Nessa altura, o moderador indigitado, o escultor e professor de escultura Samuel Silva, animará o diálogo entre os dois, tal como estava previsto.

A Questão Sobre Deus é o Não Saber Explicar
Álvaro Siza e Tolentino Mendonça
Letras e Coisas, 2022
Exposição dos desenhos na Torre dos Clérigos
Até final de Setembro.
