Diálogo entre Siza e Tolentino

A Questão Sobre Deus é o Não Saber Explicar

| 14 Abr 2022

O livro de diálogo entre Álvaro Siza e Tolentino Mendonça. Foto © Irmandade dos Clérigos/Direitos reservados.

O livro de diálogos entre Álvaro Siza e Tolentino Mendonça. Foto © Irmandade dos Clérigos/Direitos reservados.

 

No primeiro inverno da era pandémica, Álvaro Siza fez uma série de desenhos alusivos ao mistério de Cristo. Quase todos sobre a Paixão, mas também um sobre a Anunciação, três sobre a Natividade e outro com a figura de um homem debruçado sobre a escrita, talvez o evangelista João, no final do seu Evangelho: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que não haveria, no mundo inteiro, espaço suficiente para guardar todos os livros a contar esses factos.”

Álvaro Siza fez uma série de desenhos alusivos ao mistério de Cristo.

Álvaro Siza fez uma série de desenhos alusivos ao mistério de Cristo.

Quando me mostrou o conjunto, logo lhe perguntei o que pensava fazer com eles, ao que ele respondeu que mos confiava para o que entendesse mais adequado. Enviei uma cópia ao cardeal Tolentino e perguntei-lhe o que achava. Sugeriu-me a ideia dum diálogo: ele enviaria algumas perguntas nascidas a partir dos desenhos e Álvaro Siza responderia. Veio um conjunto de cerca de vinte perguntas e, numa manhã de sábado, fui ouvir e gravar as respostas. Fiz a transcrição, compus o texto e enviei para o Tolentino. A aprovação veio com poucas propostas de alteração.

Assim nasceu A Questão Sobre Deus é o Não Saber Explicar, uma frase de Siza na resposta a uma das perguntas e que Tolentino escolheu para título do livro. Nele se reproduzem também todos os desenhos, entretanto comprados por um colecionador particular, e que autorizou a sua publicação. A Editora Letras e Coisas produziu um livro extraordinário de bom gosto e rico conteúdo. A Irmandade dos Clérigos acolheu a exposição dos quarenta e cinco desenhos (que podem ser visitados até ao final do Verão) e patrocinou a edição do livro.

Por razões de saúde, o cardeal Tolentino não esteve na sessão de inauguração (no passado dia 5 de Abril), mas prometeu, logo que a agenda lho permita, vir ao Porto para, com o arquitecto Álvaro Siza, continuarem o diálogo iniciado à distância e, porventura, tornar ainda mais rica a reflexão sobre a arte, a arquitectura e a espiritualidade. Nessa altura, o moderador indigitado, o escultor e professor de escultura Samuel Silva, animará o diálogo entre os dois, tal como estava previsto.

Álvaro Siza fez uma série de desenhos alusivos ao mistério de Cristo.

Álvaro Siza fez uma série de desenhos alusivos ao mistério de Cristo.


A Questão Sobre Deus é o Não Saber Explicar
Álvaro Siza e Tolentino Mendonça
Letras e Coisas, 2022

Exposição dos desenhos na Torre dos Clérigos
Até final de Setembro.

 

Álvaro Siza fez uma série de desenhos alusivos ao mistério de Cristo.

Álvaro Siza fez uma série de desenhos alusivos ao mistério de Cristo.

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This