José Pereira Coutinho lança livro

A religião em Portugal pelo crivo da sociologia

| 2 Dez 21

Uma obra sobre a sociologia da religião, sobre a religião em Portugal e sobre a própria sociologia, assim foi apresentado esta quinta-feira, dia 2 de dezembro, no Instituto de Ciências Sociais em Lisboa, o livro Religião em Portugal – Análise Sociológica de José Pereira Coutinho.

Para os estudiosos do tema, a obra oferece a aliciante de uma revisão bibliográfica exaustiva do publicado sobre matéria em Portugal, além da “revisão de alguns conceitos fundamentais no exercício de análise social do campo religioso português e na modelização das formas de religiosidade individual”, como escreve Alfredo Teixeira que a apresentou.

Para os leigos na matéria, como o autor destas linhas, é particularmente interessante a abordagem, cruzando dados quantitativos e qualitativos, da religiosidade em Portugal seguindo a proposta teórica de Hervieu-Léger das três tipologias: o tipo praticante; o tipo peregrino; e o tipo convertido. Igualmente relevante a análise da religiosidade jovem (um dos temas de investigação mais caro ao autor) que o investigador desenvolve socorrendo-se de todos os estudos e inquéritos realizados, mesmo os que só abordam esta questão de forma subsidiária ou lateral. Procura, assim, José Pereira Coutinho trabalhar o maior número de dados que lhe permita, como o próprio afirma, superar as dificuldades resultantes do facto de “a quantidade de estudos sobre religião e juventude na sociologia portuguesa” ser “escassa, não havendo até agora estudos exclusivos sobre a religiosidade da juventude portuguesa.”

Na apresentação, o autor referiu que, embora existindo um itinerário de leitura do princípio ao fim do livro, cada capítulo tem a sua autonomia própria, valendo por si mesmo. Muito útil é o resumo que no termo de cada capítulo nos é oferecido. Significativo, útil e necessário é este livro no sentido de se combater aquela afirmação inicial da introdução: “A religião tem sido esquecida como domínio sociológico.” Contra esse esquecimento e a favor da importância de tais estudos é esta obra um excelente instrumento.

Religião em Portugal – Análise Sociológica de José Pereira Coutinho
Edição: Imprensa de Ciências Sociais, 2021; 390 págs. €20,00

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This