“À sombra das palavras”

| 5 Out 20

Ana Cordovil trabalhando no mural evocativo do centenário de Sophia, em Belém (Lisboa). Foto: Direitos reservados.

 

Faz agora quase um ano pintei no meu atelier, durante cinco semanas quase sem parar, com duas outras artistas, os poemas da Sophia escolhidos para integrarem um Memorial evocativo do centenário do seu nascimento.

Foi um tempo em que “a sombra das palavras da Sophia” dominou os meus dias. Não só pelo cuidado que queria colocar em cada gesto de pintura, mas também pela força das palavras que quase nos pertencem no modo como fazemos nossos os poemas dela.

O Memorial ficou junto ao rio Tejo, numa zona relvada na zona de Belém, junto à estação dos barcos para a Trafaria. É constituído por dois grandes arcos com alguma distância, mas com boa visibilidade. São todos revestidos a azulejos onde se leem os poemas da Sophia nos lados que ficam para fora e da parte de dentro se “lançam” pinturas da Menez, num diálogo muito feliz.

O Memorial a Sophia. Foto © Ana Cordovil.

“Tomando a tua mão na sua mão”

Esta frase retirada dos poemas da Sophia que pintei ganhou para mim um significado muito especial.

Muitas vezes, quando pinto acho que a mão e o olhar de Deus me conduzem.

De algum modo sinto que não estou sozinha. Não poderia estar.

Acho que a criação artística mesmo que olhada sem deslumbre tem em si a transcendência de algo que o artista não domina no seu ato criador.

Assim senti ao pintar as palavras da Sophia para os azulejos. Era-me pedida uma responsabilidade maior no cuidar de cada uma delas.

Há poemas da Sophia que vão encontrar neste Memorial que quase se tornaram identidade da nossa história. Outros podem ser menos conhecidos, mas ficam connosco pela força que transportam.

Que ao olhar de cada um que leia os poemas neste Memorial chegue a intensidade que colocámos na pintura e force a expressão que diferencia e dá mais cor a cada palavra.

 

Ana Cordovil é pintora

 

A palavra que falta explicitar no “cuidar da criação”

A palavra que falta explicitar no “cuidar da criação” novidade

No dia 1 de setembro começou o Tempo da Criação para diversas Igrejas Cristãs. Nesse dia, o Papa Francisco, o Patriarca Bartolomeu e o Arcebispo de Canterbury Justin assinaram uma “Mensagem Conjunta para a Protecção da Criação” (não existe – ainda – tradução em português). Talvez tenha passado despercebida, mas vale a pena ler.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago

Em ano Xacobeo

‘Caminho Minhoto Ribeiro’ reconhecido pelos arcebispos de Braga e Santiago novidade

A cidade de Braga foi palco, nesta sexta-feira, 17, da declaração oficial de reconhecimento do Caminho Minhoto Ribeiro por parte dos arcebispos de Braga e de Santiago de Compostela, depois de esse processo ter decorrido já por parte das autarquias do lado português e galego. Na conferência que decorreu em Braga, cidade que é ponto de partida dos dois itinerários que compõem este Caminho, foi igualmente feita a apresentação da investigação documental que fundamenta este novo percurso, a cargo do professor e historiador galego Cástor Pérez Casal.

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror

Edgar Morin em entrevista

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror novidade

“Se formos capazes de nos maravilhar, extraímos forças para nos revoltarmos contra essas crueldades, esses horrores. Não podemos perder a capacidade de maravilhamento e encantamento” se queremos lutar contra a crise, contra as crises, afirmou Edgar Morin à Rádio Vaticano em entrevista conduzida pela jornalista Hélène Destombes e citada ontem, dia 18 de setembro, pela agência de notícias ZENIT

A votar, a votar!

[Segunda leitura]

A votar, a votar! novidade

“Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro que ouvi isto na passada terça-feira, dia 14 de setembro. Assim mesmo, sem tirar nem pôr, na abertura de um noticiário na rádio: “Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This