A tábua do abade e a distância social

| 19 Jul 20

Fr. Bartolomeu dos Mártires

Contaram-me numa vila transmontana que, indo certo dia o arcebispo de Braga visitar a paróquia, quis inspeccionar a casa do senhor abade, onde este vivia com jovem mulher a quem chamava criada. O prelado – cujo nome desconheço, mas dava ares do arguto e bom São Frei Bertolameu dos Mártires – andou por todos os compartimentos do tugúrio sacerdotal. No fim, sentou-se à lareira com aquele bom pastor, guardador de ovelhas e cabritos bravos nas geladas serranias da Padrela, bem no centro do triângulo desenhado entre Murça, Chaves e Vila Pouca de Aguiar. Sentados os dois no escano, o epíscopo atirou, sem delongas:

– Senhor abade, reparei que na sua casa só existe um leito e nada mais. Sei que aqui habita com certa mulher, a quem chama sua criada… Não acredito que vossa excelência seja infiel ao voto de castidade… Mas parece-me que dormem os dois na mesma cama.
O sacerdote engasgou-se, mas não teve coragem para mentir.

– Tem razão, excelência reverendíssima! Dormimos na mesma cama. Não há outro remédio… O pé de altar é curto nesta terra pobre, a côngrua miserável. Não há dinheiro para mandar fazer um catre e uma enxerga decente. Eu não seria bom cristão se deixasse a boa mulher dormir sobre palha centeia, no palheiro, sendo picada por percevejos e pulgas gordas como toiras… Mas olhe, senhor arcebispo, nós dormimos com uma tábua de carvalho pelo meio… e é bem grossa…

O arcebispo bracarense (diz a história contada em Carrazedo) sorriu com os lábios e com os seus olhos meio estrábicos que infundiam não pouco respeito. Cortou a conversa ao abade:

– Muito bem. Excelente ideia. Mas tenho uma dúvida. Como sabe, há tentações carnais que nos incitam ao comércio menos casto… Que fazem o senhor e a sua criada quando tal acontece, quando chegam tais tentações? Reparei que a rapariga é galharda moça… Vermelhusca e bem alimentada…

O abade de Montenegro, dotado de verbo fácil e ligeiro, não fez demorar a resposta…

– Ora, excelência, que haveríamos de fazer…? Tiramos a tábua…

Esta história (protagonizada talvez pelo humaníssimo e santo Frei Bertolameu (que morreu em 16 de Julho de 1590), canonizado em 2019 pelo Papa Francisco, e me foi contada à sombra de um negrilho pelos meus vizinhos do Bairro do Prado em 1995 (ano em que me iniciei como docente), veio-me à lembrança ao meditar sobre as sucessivas decisões das nossas autoridades de saúde. Por um lado, mandam-nos pôr tábuas grossas entre nós que promovam o higiénico distanciamento e a saúde pública. Por outro, sempre que necessário, fecham os olhos e fazem com que as tábuas desapareçam, sobretudo se são incómodas para quem deveras manda… ou para interesses superiores. Que gente!… Parvo povo o nosso. Aprendamos, todavia, com o inteligentíssimo e grande santo português. Ao ver em Trento os cardeais esgadanhando-se por reformar a seu jeito a Igreja, sem grande reverência pela doutrina de Cristo, lhes atirou à cara: “Vossas eminências é que precisam duma eminentíssima reforma!”

 

Ruy Ventura é escritor e investigador

 

Artigos relacionados

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

Cimeira do Clima

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow novidade

A Comunidade de Taizé foi convidada pelo Comité Coordenador da COP26 das Igrejas de Glasgow para preparar e liderar uma vigília para estudantes e jovens em Glasgow durante a Cimeira do Clima. Mais de sete mil pessoas passaram por Taizé, desde junho, semana após semana, apesar do contexto da pandemia que se vive.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

É notícia

Entre margens

João Lavrador deixa Açores para Viana

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga novidade

Com a escolha de João Lavrador para a sede vacante de Viana fica agora Angra sem bispo. Mas Braga já está à espera de sucessor há dois anos, enquanto em Leiria se perspectiva a sucessão talvez até final do ano. Há bispos que querem sair de onde estão, outros não querem alguns para determinados sítios. “Com todas estas movimentações, é difícil acreditar que a nomeação de um bispo seja obra do Espírito Santo”, diz um padre.

O outro sou eu novidade

Há tanto que me vem à cabeça quando penso em Jorge Sampaio. Tantas ocasiões em que o seu percurso afetou e inspirou o meu, quando era só mais uma adolescente portuguesa da primeira geração do pós-25 de Abril à procura de referências. Agora, que sou só uma adulta que recusa desprender-se delas, as memórias confundem-se com valores e os factos com aspirações.

A palavra que falta explicitar no “cuidar da criação”

No dia 1 de setembro começou o Tempo da Criação para diversas Igrejas Cristãs. Nesse dia, o Papa Francisco, o Patriarca Bartolomeu e o Arcebispo de Canterbury Justin assinaram uma “Mensagem Conjunta para a Protecção da Criação” (não existe – ainda – tradução em português). Talvez tenha passado despercebida, mas vale a pena ler.

Cultura e artes

Cinema

Às vezes, nem o amor consegue salvar-nos novidade

Falling, que em Portugal teve o subtítulo Um Homem Só, é a história de um pai (Willis) e de um filho (John) desavindos e (quase) sempre em rota de colisão, quer dizer, de agressão, de constante provocação unilateral da parte do pai, sempre contra tudo e contra todos.

Edgar Morin em entrevista

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror

“Se formos capazes de nos maravilhar, extraímos forças para nos revoltarmos contra essas crueldades, esses horrores. Não podemos perder a capacidade de maravilhamento e encantamento” se queremos lutar contra a crise, contra as crises, afirmou Edgar Morin à Rádio Vaticano em entrevista conduzida pela jornalista Hélène Destombes e citada ontem, dia 18 de setembro, pela agência de notícias ZENIT

Cinema

Um machado, uma mulher e um cão

Se gosta de cinema e ainda for a tempo, não deixe de ver o filme de Pedro Almodóvar A Voz Humana. É uma curta-metragem (cerca de 30 minutos), complementada por uma entrevista muito interessante e esclarecedora com o realizador e a actriz, Tilda Swinton.

Sete Partidas

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]

Ver todas as datas

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This