Contributos para o Sínodo (16)

A. Teixeira Coelho: Renovar linguagem, integrar presbíteros dispensados

| 22 Jun 2022

Peça concebida pelo artista plástico norueguês Asbjørn Andresen para a Capela Árvore da Vida, em Braga. Foto © Joaquim Félix de Carvalho.

Peça concebida pelo artista plástico norueguês Asbjørn Andresen para a Capela Árvore da Vida, em Braga. Foto © Joaquim Félix de Carvalho.

 

Renovar a linguagem, acabando com a dicotomia clérigo/leigo através de uma reflexão da teologia dos ministérios, e integrar os presbíteros “dispensados” do exercício do ministério na actividade pastoral das comunidades são propostas de António Teixeira Coelho – professor aposentado do Ensino Secundário e presbítero da diocese do Porto durante 20 anos, que vive precisamente a condição de “dispensado” – em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023. Esse coro imenso de vozes não pode ser silenciado, reduzido, esquecido, maltratado. O Espírito sopra onde quer e os contributos dos grupos que se formaram para ouvir o que o Espírito lhes quis dizer são o fruto maduro da sinodalidade. O 7MARGENS publica alguns desses contributos, estando aberto a considerar a publicação de outros que nos sejam enviados. 

  1. O que gosto na vivência da Igreja Católica

*O ser espaço dinâmico de comunhão apostólica ao serviço do Reino de Deus

  1. Uma experiência muito negativa

*A captura da dimensão cristã pelo instinto religioso com a colaboração de quem deverá evangelizar e não tornar a Igreja pouco mais do que uma “estação de serviços religiosos” e/ou uma ONG entre outras

  1. O que gostaria que mudasse:

** A vinculação obrigatória do ministério presbiteral à condição celibatária

** A prática marginalizadora por parte da hierarquia – bispos e padres – relativamente aos presbíteros “dispensados das obrigações inerentes ao estado clerical”. Tarda a inclusão voluntária e adequada dos presbíteros “dispensados” na actividade pastoral das comunidades.

** Renovação da linguagem: a dicotomia clérigo/leigo deve ser suprimida mediante reflexão da teologia dos ministérios. Dicotomia tão prejudicial à imagem, à construção e à descoberta da Igreja como esta será difícil imaginar

  1. Mudar em mim

* Crescer na fé na acção do Espírito que até de “pedras faz filhos de Abraão”.

 

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This