A torrente musical de “Spem in Alium”, de Thomas Tallis

| 9 Abr 2021

Jean de Bruges (c. 1377), um dos 47 anjos do Instrumentarium da catedral de Mans, na Capela da Virgem

Jean de Bruges, um dos 47 anjos do Instrumentarium da Capela da Virgem (catedral de Mans, c. 1377).

 

Uma “torrente musical verdadeiramente arrasadora”, de esperança pascal, diz o padre Arlindo Magalhães, comentador musical, padre da diocese do Porto e responsável da comunidade da Serra do Pilar (Gaia), a propósito da obra de Thomas Tallis Spem in Alium (algo que se pode traduzir como “esperança para lá de todas as ameaças”).

Neste programa da TSF, emitido inicialmente na Páscoa de 2011 e reposto no último Domingo de Páscoa, no passado dia 4, fala-se desta “obra tremenda”. Arlindo Magalhães, doutorado em Teologia e com formação em música, começa por explicar quem é e em que contexto histórico e artístico viveu Thomas Tallis (1500/1520-1585), considerado como o criador da música coral inglesa de catedral, que trabalhou enquanto compositor e organista com quatro reis: Henrique VIII, Eduardo VI, Maria e Isabel I.

A par das Lamentações de Jeremias e de Laudate Dominum, o motete de 50 vozes Spem in Alium é uma das obras mais importantes de Tallis, que compôs música para as liturgias católica e anglicana. É uma obra, diz Arlindo Magalhães, que só percebe quem já foi arrastado por uma onda na praia. Mas, mesmo assim, acrescenta, não é total, nem diz tudo sobre Deus.

A obra terá sido composta à volta do ano 1570 e a multiplicação de linhas de vozes diferentes (até 40 ou 50, ao contrário das três a seis que eram normais nos motetos renascentistas) é uma das marcas de Spem in Alium. Mas não há certezas sobre o facto de ter sido Tallis ou não a escrever as pelo menos 40 vozes.

O texto foi retirado de uma missa em latim:

Spem in alium nunquam habui
Praeter in te, Deus Israel
Qui irasceris et propitius eris
et omnia peccata hominum
em tribulatione dimittis

Domine Deus
Creator caeli et terrae
respice humilitatem nostram

 

Uma tradução possível:

Nunca pus a minha esperança em nenhum outro
Senão em ti, ó Deus de Israel
que tanto pode mostrar raiva como misericórdia,
e que absolve todos os pecados
ao homem em tribulação.

Senhor Deus,
Criador do Céu e da Terra,
atende à nossa fragilidade.

 

O programa de Manuel Vilas Boas, com sonorização de João Félix Pereira, pode ser ouvido aqui, na página da TSF.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This