Visto de fora (6)

A variedade das primeiras páginas

| 6 Ago 2023

 

A Jornada Mundial da Juventude tem estado nas primeiras páginas da imprensa estrangeira com, por exemplo, uma afirmação do Papa, uma imagem de um espectáculo ou uma referência aos objectivos da iniciativa. Os jornais católicos internacionais foram, evidentemente, os que lhe concederam maior destaque.

“O convite do Papa: vamos sujar as mãos pelos pobres”, diz o título do Avveniere ao lado da fotografia mais relevante da primeira página, em que se vê o Papa Francisco a avançar pelo meio da multidão. O diário italiano da Conferência Episcopal tem prestado uma grande atenção à Jornada Mundial da Juventude com informação diversificada, com, por exemplo, uma entrevista ao cardeal José Tolentino de Mendonça ou uma reportagem sobre a Mouraria, “o bairro multiétnico de Lisboa onde as pessoas vivem em harmonia”, como assinala um título.

Não surpreende que L’Osservatore Romano ocupe quase toda a primeira página com a Jornada Mundial da Juventude, mas é inesperado que o jornal do Vaticano tenha publicado um título não em italiano, mas em português. O expectável “Tutti, tutti, tutti!” deu lugar a “Todos, todos, todos!”

Correio Braziliense assinala outro desejo do Papa: “Francisco pede combate à pobreza”. O jornalista Vicente Nunes sublinha-o: “Em visita ao bairro de Serafina, o Papa conclamou todos a ‘sujarem as mãos’ contra a miséria”. O diário francês Le Figaro, no topo da primeira página, prefere dar conta da deslocação do Papa a Fátima, “o santuário dos segredos fascinantes”.

A opção informativa do Diario de Yucatán, do México, é por uma eloquente fotografia da via-sacra que teve lugar na Colina do Encontro, o nome do Parque Eduardo VII por estes dias. Mais formal é o modo como, na primeira página, o New York Times se refere à Jornada Mundial da Juventude: “Debatendo o futuro do catolicismo”, diz o título, ilustrado por uma imagem do Papa a circular por entre os jovens.

Olhando para as imagens da multidão que circunda o Papa Francisco, é possível que salte à lembrança a personagem de uma série de livros de passatempos que era preciso identificar no meio de imensa gente. “Onde está o Wally?”, era a pergunta constante nesses álbuns. “Onde está Francisco?” questiona agora O Estado de S. Paulo na legenda da excelente fotografia de José Sena Goulão que mostra o Papa, num canto, com um grupo de jovens de vários países. É uma das sínteses possíveis desta Jornada Mundial da Juventude: um exacto retrato de diversidade, proximidade e alegria.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This