A vida, o sofrimento e Jesus

| 14 Jan 2021

Dois autores, ambos presbíteros com profundas experiências e preocupações pastorais – Valdés é biblista argentino, Bermejo é especialista na pastoral da saúde em Espanha – oferecem em Peregrinar a Jesus um contributo notável para aprofundar as difíceis e exigentes questões relacionadas com a saúde, o sofrimento e a relação de fé. Num livro escrito a quatro mãos, os autores debruçam-se sobre um texto evangélico – nove, no total – para o apresentar como uma Boa Notícia para o crente de hoje. Temas como o mal e a morte, os milagres, a cura, o perdão, a homossexualidade ou o amor aos inimigos são lidos em chave de libertação, quer no comentário atento dos textos proporcionado por Valdés, quer na reflexão psicoespiritual proposta por Bermejo.

Em textos curtos, numa linguagem simples e direta – ambos os autores se dedicam com notabilidade à formação cristã de adultos nos respetivos países, realidade infelizmente muito limitada em Portugal –, Peregrinar a Jesus transporta o leitor para o núcleo evangélico da mensagem do Reino de Deus, uma mensagem de libertação de tudo o que oprime o ser humano. Em questão está a conversão das imagens de Deus que povoam as experiências dos crentes, quer no tempo de Jesus, quer hoje: “Quanto sofrimento humano atribuímos a uma estranha vontade divina e a um raro merecimento humano! Cuidar da interpretação do mal no mundo ainda é uma tarefa inacabada para os cristãos.”

Os comentários bíblicos de Valdés são permeados por uma compreensão das linguagens bíblicas e dos contextos próprios do seu tempo, que ajudam o leitor a acolher os paradoxos evangélicos; as propostas de reflexão pessoal e espiritual de Bermejo, feitas a partir do tema evangélico, conduzem o leitor pelo caminho do desenvolvimento pessoal, da cura interior e das relações que tecem uma comunidade humana.

Não se trata de encontrar argumentos teóricos ou conceptuais diante dos paradoxos do mal, do sofrimento e da morte: “A responsabilidade cristã perante o mal tem mais que ver com renunciar a interpretações sobre a origem da doença e situar-se na esfera das energias individuais e comunitárias para cuidar daquele que sofre.” Peregrinar a Jesus constitui um exemplo, belo quanto arriscado, de que existe um caminho viável e atrativo entre uma linguagem catequética ou teológica – fechada em quadros teóricos ou morais – e as buscas espirituais desvinculadas de uma tradição fecunda, de uma sabedoria ancestral, de uma comunidade viva. Os autores mostram como é possível falar de Jesus de Nazaré e dos textos evangélicos (sobretudo dos mais paradoxais) transportando-os para as experiências concretas de sofrimento e de cura que permeiam o presente. A proposta está feita: cabe ao leitor acolhê-la e frutificá-la na sua leitura.

 

Peregrinar a Jesus, de José Carlos Bermejo e Ariel Álvares Valdés
Edição: Paulus
136 páginas, € 9,50

 

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz novidade

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (França) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

Bíblia ou Tradição?

Bíblia ou Tradição? novidade

Desde a Reforma Protestante que o Catolicismo se debate com a questão das fontes da revelação. Por oposição ao Protestantismo, que vê na Bíblia a única e exclusiva fonte da revelação, o Catolicismo sublinha a importância da Tradição para o estabelecimento da revelação divina. A questão, em termos simples, resume-se a saber como é que cada crente pode aceder à Palavra de Deus. (Jorge Paulo)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This