Visto de fora (4)

ABC: A mini-tournée portuguesa dos “padres rockeiros” de Alcalá

| 4 Ago 2023

Foto: Grupo La “Voz del Desierto (LVD)”, retirada do Facebook do grupo.

 

A juventude e o Papa não são os únicos protagonistas da Jornada Mundial da Juventude em que a imprensa repara. O diário espanhol ABC dedicou uma página integral a músicos que animaram o arranque da iniciativa. Os três “padres rockeiros” que, com quatro leigos, integram La Voz del Desierto, um grupo de música da diocese de Alcalá de Henares, merecem um destaque especial.

O jornalista José Ramón Navarro-Pareja escreve que foram os principais animadores de um concerto que, no arranque da JMJ, juntou 40.000 jovens espanhóis no Estoril. A acompanhar o artigo, uma fotografia da Agência EFE mostra o padre Alberto Raposo, o guitarrista, a actuar. Poderia ser mais um megaconcerto de Verão, observa o jornalista, se não fosse o cantor complementar um “Boa noite Estoril!” com um “Viva Cristo!”, “enquanto, num diálogo de solos entre o órgão e a guitarra, executam as primeiras notas da Tocata e Fuga em ré menor de Bach”.

Foto retirada do Instagram oficial do grupo.

O jornal fala de diversos músicos espanhóis de distintos géneros, mas é A Voz do Deserto que detalhadamente exemplifica o que se considera ser a mudança da “melíflua tradicional música católica” para outros estilos. Quando criaram o grupo, os componentes de A Voz do Deserto pretendiam compor o mesmo tipo de canções que escutavam, mas com uma mensagem totalmente cristã, diz o vocalista, contando ainda que os modelos eram variados, mas pouco convencionais em relação ao que se ouve nas igrejas. Exemplos: Hombres G, Revólver, Queen, AC/DC e Metallica.

O baixista, e pároco em Mejorada del Campo, diz que “há dentro da Igreja gente que considera que um sacerdote não deveria estar num palco tocando este género de música, como se tudo tivesse que ser gregoriano”. Em todo o caso, não fazem música “para a liturgia, mas para outro ambiente, para escutar em casa, no carro ou num concerto”.

A actuação do Estoril foi a primeira das cinco que A Voz do Deserto programou para esta JMJ. Trata-se, como escreve Navarro-Pareja, de uma mini-tournée do grupo cuja agenda de actuações depende da disponibilidade dos três párocos. São eles os mais ocupados de A Voz do Deserto, um grupo que sonha com um Grammy para o melhor álbum de música cristã a figurar numa vitrina da paróquia da diocese de Alcalá de Henares.

A propósito, o ABC informa que pouco antes do concerto, numa conferência de imprensa, o cardeal Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, tinha dito que os jovens que participam na JMJ não são “extraterrestres”, nem “bichos raros”.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This