Igreja, Sinagoga e Mesquita

Abu Dhabi tem um novo espaço de oração multiconfessional

| 26 Fev 2023

A nova Casa Abrâmica de oração em Abu Dhabi. Foto © Boubloub/Wikimedia Commons

A nova Casa Abrâmica de oração em Abu Dhabi. Foto © Boubloub/Wikimedia Commons

 

Abu Dhabi recebe, a partir de dia 19 de fevereiro, um novo espaço multiconfessional que congrega uma igreja, uma sinagoga e uma mesquita. A Casa da Família Abrâmica foi inaugurada de 16 a 19 de Fevereiro em Abu Dhabi como afirmação dos princípios declarados no Documento sobre a Fraternidade Humana assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã Ahmed el-Tayeb em Abu Dhabi, em Fevereiro de 2019.

A Casa da Família Abrâmica (AFH) será aberta ao público a 1 de Março.

Inspirada pelo encontro entre os dois líderes religiosos, a ideia do centro começou a tomar forma em Agosto de 2019 quando o xeque Mohamed bin Zayed Al Nahayn, príncipe herdeiro de Abu Dhabi, atribuiu um terreno na ilha de Saadiyat para construção.

Com o nome do patriarca Abraão que é venerado pelo Islão, Cristianismo e Judaísmo, a inauguração oficial do centro teve início a 16 de Fevereiro, com cerimónias de abertura a terem lugar em cada casa de culto. Terminou com a abertura da Igreja de S. Francisco, em 19 de Fevereiro.

A inauguração do centro foi a “realização de um sonho e o primeiro fruto do Documento (sobre) Fraternidade Humana”, disse Mons. Yoannis Lahzi Gaid, um padre copta católico que serviu anteriormente como segundo secretário pessoal do Papa Francisco e é membro do Comité Superior da Fraternidade Humana destinado a implementar a declaração de Abu Dhabi. “A inauguração significa continuar a esperar por um futuro melhor entre crentes de diferentes religiões”, disse ele à OSV News num e-mail. “Significa reconhecer a coragem dos quatro signatários da primeira pedra que inauguraram uma nova página na relação entre as três religiões”. Significa que o projecto foi concebido e levado por diante não para unificar as três religiões, mas para testemunhar que podemos e devemos encontrar na nossa fé um motivo de encontro e não de confronto, de diálogo e nunca de rejeição, de paz e nunca de guerra”.

A igreja de São Francisco está sob a jurisdição do Vicariato Apostólico da Arábia do Sul, e um ou mais padres serão designados para servir os fiéis católicos e para gerir as operações quotidianas da igreja. D. Lahzi Gaid disse que será encarregado de ajudar os vários partidos a alcançar os objectivos da Casa Abrâmica, nomeadamente “viver a fraternidade humana” e aplicar os princípios do Documento de Abu Dhabi. “O fundamentalismo é muitas vezes o resultado da ignorância. Conhecer o outro é a melhor maneira de deixar de o ver como um inimigo para aniquilar”, disse ele. “Na religião do Médio Oriente, é considerada um elemento fundamental da vida quotidiana e encontrar em Abraão a figura que une um ambiente difícil e dilacerado é o caminho para a recuperação”.

Ele disse que ver os três lugares de culto próximos leva-o a “ajoelhar-se para agradecer ao Senhor que tem guiado este caminho da Fraternidade Humana que está a dar frutos concretos de coexistência, tolerância, amizade e reconciliação”. “Foi muito emocionante ver os crentes das três religiões juntos no mesmo lugar, cada um vivendo a sua fé no respeito mútuo”, concluiu.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados

Lavandeira, Carrazeda de Ansiães

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados novidade

romaria em honra de Santa Eufémia, na aldeia de Lavandeira, em Carrazeda de Ansiães, carrega consigo inúmeros segredos. A festa só tem lugar em meados de setembro, mas foi agora objeto de um estudo publicado na Revista Memória Rural, do Museu da Memória Rural,  que recorda a tradição da carne de porco grelhada (a marrã), das promessas e dos certificados da missa celebrada pelo familiar defunto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This