Abusos sexuais na Igreja: Arcebispo de Estrasburgo publica “código de relações pastorais” inédito

| 9 Out 20

Luc Ravel, Foto Peter Potrowl _ Wikimedia Commons

O arcebispo de Estrasburgo quer garantir que nenhum adulto em trabalho pastoral fique sozinho com uma criança ou jovem em espaços fechados. Foto © Peter Potrowl / Wikimedia Commons.

 

O arcebispo de Estrasburgo (França), Luc Ravel, apresentou esta semana um “código de relações pastorais” inédito na Igreja Católica, que visa impedir que situações de abuso sexual voltem a acontecer na sua diocese. O documento, que inclui uma série de normas para assegurar, em particular, que nenhum adulto em trabalho pastoral fique sozinho na presença de uma criança ou jovem num espaço fechado, deverá entrar em vigor em meados de novembro em todas as paróquias da Alsácia.

Com o objetivo de colaborar com a justiça, o arcebispo estabeleceu também um protocolo com os promotores de quatro cidades da região, de modo a facilitar a realização de denúncias de crimes sexuais, e assinou ainda um acordo com o Hospital de Estrasburgo para assegurar o acompanhamento necessário às vítimas, avançou o portal católico suíço Cath.ch.

Luc Ravel tinha já criado, em outubro de 2018, a comissão “Better be late” para denunciar “o cancro do abuso sexual cometido por padres”, a qual reuniu, no final de 2019, uma assembleia sinodal de quase 200 pessoas, entre religiosos e leigos, que avaliaram a extensão dos abusos na diocese.

“Tenho 104 dossiers de factos ou sinalizações [de abusos sexuais ocorridos] entre 1947 e 2020”, revelou o arcebispo durante uma conferência de imprensa realizada em Estrasburgo na passada terça-feira, 6 de outubro. Mas “a maior parte das vítimas ainda não se identificou”, referiu por seu lado a irmã Susannah Miriam Kelly, delegada episcopal. “Isto é só a ponta do icebergue.”

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This