Abusos sexuais
Abusos sexuais
Os direitos da criança, a criança e o direito novidade
Num traço grosso, valerá lembrar aqui o particular significado que assume, por exemplo, a conclusão de que a criança é um «sujeito de direitos autónomos», e verificarmos, de imediato, como estamos ainda longe de a ter como pacífica, mesmo entre aqueles que partilham iguais referências éticas e semelhantes perspectivas ideológicas.
Abusos sexuais na Igreja: fazer ciência para o bem comum
Terça-feira passada, dia 10, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa organizou uma conferência sobre o tema dos abusos, conforme o 7MARGENS noticiou. Pela importância do tema, da iniciativa e das intervenções nela realizadas, publicámos já as duas intervenções do coordenador. A seguir reproduzimos a intervenção da socióloga Ana Nunes de Almeida, que integra também a Comissão.
Silêncios que dizem (quase) tudo
Abusos sexuais: Conhecer o passado, cuidar o futuro
Não espanta que, durante tanto tempo todos tenhamos assistido a uma neutralidade ou apatia, quando não desinteresse e até com frequência negação da existência de problemas graves na infância e adolescência, como os maus-tratos e todas as formas de abuso.
Padre Zollner sobre os abusos
“Igreja deve pedir perdão pelos seus pecados e crimes”
A Igreja Católica deve, enquanto instituição, “assumir” que cometeu erros e que encobriu “crimes”, confessar os seus “pecados institucionais”, pedir perdão por eles e comprometer-se em não voltar a pecar, defendeu esta terça-feira, 10 de Maio, em Lisboa, o padre jesuíta alemão Hans Zollner, responsável do Vaticano para a Protecção de Crianças.
Suspenso processo de beatificação
Movimento de Schoenstatt quer esclarecer a verdade sobre o fundador e acusações de abusos
“Temos todo o interesse em que se esclareça” o que aconteceu com o fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt (MAS), padre Josef Kentenich, acusado de abusos sexuais e de abuso de poder, diz ao 7MARGENS Ana Sanches, da presidência nacional da organização católica.
José Kentenich
Beatificação do fundador de Schoenstatt foi suspensa
O Vaticano suspendeu o processo de beatificação de Joseph Kentenich, o fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A decisão, de acordo com o Religión Digital, terá sido tomada a pedido da diocese alemã de Trier (Tréveris), na sequência das notícias surgidas há dois anos e que davam conta de acusações de abuso de poder e abuso sexual por parte de Kentenich, que morreu em 1968 e cujo processo foi aberto em 1975.
Chile
Padre jesuíta suspenso por denúncia de abusos sexuais
Está a decorrer uma investigação canónica a um conhecido padre jesuíta chileno, na sequência de uma denúncia pela prática de supostos “atos de conotação sexual” relativamente a uma menor, avançou esta quarta-feira, 4 de maio, o Religión Digital. Felipe Berríos, que além de padre é também ativista, escritor e fundador de várias ONG, foi já suspenso das suas funções pela Companhia de Jesus.
“Preocupados” com situação social
Bispos consideram “descabido” falar de ocultação de abusos
Falar de “indícios de encobrimento” de abusos sexuais por parte de bispos, neste momento, “parece descabido”, considera o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, reagindo deste modo à avaliação feita há duas semanas pela Comissão Independente que estuda os abusos sobre crianças dentro da Igreja.
Presidente dos bispos portugueses
Pedir perdão pelos abusos, valorizar Abril e apoiar a Ucrânia
A reafirmação de que a Igreja quer pedir perdão às vítimas de abusos, a valorização do 25 de Abril de 1974 e a manifestação de solidariedade com o povo ucraniano – foram estes os temas principais do discurso do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Início da Assembleia dos bispos
Espanha: “As vítimas de abuso são a nossa prioridade absoluta”
O Cardeal Arcebispo de Barcelona, Juan José Omella, defendeu, perante todos os bispos espanhóis, que “as vítimas são a nossa prioridade absoluta” no que diz respeito aos casos de abusos sexuais por membros da Igreja Católica em Espanha. O prelado discursava na abertura da Assembleia Plenária dos bispos naquele país.
Assembleia Plenária em Fátima
Bispos debatem acesso aos arquivos por causa dos abusos
A protecção de crianças e jovens contra os abusos sexuais é um dos temas em agenda na 202ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que nesta segunda-feira, 25, se inicia em Fátima, onde decorre até quinta-feira, 28.
África
Mulheres são duplamente vítimas dos abusos sexuais
Por terem sido abusadas sexualmente e por serem mulheres, muitas adolescentes, jovens, religiosas e até mulheres casadas, em África, veem-se constrangidas a uma cultura do silêncio, que lhes é socialmente imposto. Mas a situação começar a mudar, como mostra a teóloga e religiosa congolesa Josée Ngalula,
Diocese de Camden em New Jersey
Indemnizações de 87,5 milhões para vítimas de abusos sexuais
A diocese católica de Camden no Estado New Jersey vai pagar 87,5 milhões de dólares de indemnizações a cerca de 300 vítimas de abusos sexuais por parte de clérigos. Será mais elevada que a de Boston, mas não é a mais alta.
A verdade libertará
Felicito os bispos pelo discernimento assertivo que demonstraram ao constituir esta comissão, pelas pessoas escolhidas e por lhes terem confiado uma missão que, ao contrário, do que alguns possam ainda pensar, dará maior credibilidade à Igreja.
290 testemunhos de abusos
Há “indícios” de ocultação por parte de bispos no activo
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica já validou 290 testemunhos de vítimas, tendo remetido 16 casos ao Ministério Público. E a comissão diz que há “indícios” de “situações de encobrimento e ocultação” por parte de alguns bispos no activo – sem que o seu número fosse quantificado.
Recomendações da CIASE
Bispos franceses lançam grupos de trabalho sobre abusos sexuais
Os nove grupos têm como preocupação comum definir, no prazo de um ano, caminhos e medidas destinadas a combater a violência sexual, agressão sexual, abuso de poder e consciência dentro da Igreja. Cada um deles é composto por leigos (alguns dos quais vítimas de abusos), diáconos, padres e bispos.
Indígenas do Canadá no Vaticano
“Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa”
“Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa”, disse Cassidy Carson, presidente do Conselho Nacional do Povo Métis, povo indígena do Canadá, a propósito do pedido de perdão que esperam de Roma pelos sofrimentos impostos aos seus antepassados emprisionados nas chamadas escolas residenciais católicas.
Reconciliação com povos indígenas
Líderes de tribos canadianas em Roma
As delegações das tribos indígenas do Canada iniciam hoje uma série excecional de quatro encontros com o Papa Francisco no âmbito do processo que culminará com o pedido de perdão da Igreja pelos graves abusos cometidos nas escolas residenciais que, nos séculos XIX e XX, participaram no processo de assimilação à força os povos nativos.
Cinema
Algumas notas sobre o filme “Graças a Deus” de François Ozon
Recolhendo os testemunhos das vítimas do padre Preynat, traçando o seu percurso, colidindo sistematicamente com a conspiração do silêncio da Igreja, o cineasta procurou a disciplina da fidelidade aos factos. Os advogados de Bernard Preynat pediram a interdição do filme. Um olhar tríptico sobre a obra de François Ozon.
Gustavo Zanchetta, da Argentina
Bispo condenado a pena de prisão por abuso sexual
Gustavo Zanchetta, bispo emérito de Orán, cidade na província de Salta, na Argentina, foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo Tribunal de Primeira Instância de Orán pelo delito de abuso sexual contra dois seminaristas, noticiou sexta-feira, 4 de Março, o diário Clarín. Os juízes também ordenaram a prisão imediata do bispo, e estabeleceram que, cumprida a sentença, Gustavo Zanchetta, de 57 anos, seja registado no Banco de Dados Genéticos.
Depois de cinco meses retirado
Cardeal Woelki volta a pedir resignação de arcebispo de Colónia
O cardeal Rainer Maria Woelki, arcebispo de Colónia, na Alemanha, anunciou esta quarta-feira, 2, que entendeu apresentar ao Papa a sua renúncia do cargo, depois de cinco meses de retiro da arquidiocese. O caso, um dos mais badalados no âmbito do processo dos abusos sexuais na Igreja alemã, relaciona-se com o modo como o arcebispo geriu as denúncias na diocese, a maior e uma das mais ricas do país.
Acusados já morreram
Jesuítas receberam duas queixas de abusos relativas às suas instituições
O Serviço de Escuta da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, que completou três meses de existência na sexta-feira, dia 18, recebeu, até ao momento, duas denúncias de abusos de menores, envolvendo dois jesuítas já falecidos, anunciou o gabinete de...
Bispos prometem
Investigação aos abusos em Espanha inclui indemnizações às vítimas
O presidente da Conferência Episcopal Espanhola, cardeal Juan José Omella, anunciou que a investigação sobre os abusos na Igreja Católica no país irá ao ponto de propor indemnizações às vítimas e será feita para colaborar com as autoridades estatais e não como alternativa, para conseguir “transparência, ajuda e reparação para as vítimas”.
Firma de advogados irá auditar
Bispos espanhóis encomendam investigação sobre abusos
A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) decidiu encomendar a um importante escritório de advogados do país a realização de uma auditoria independente às alegações de abuso sexual na Igreja Católica. Haverá um “canal independente" para receber queixas e rever os...
Arquidiocese de Madrid
Vídeo desmonta falsas crenças sobre abusos sexuais na Igreja
A Arquidiocese de Madrid divulgou um vídeo que responde a dez aparentes argumentos de quem desvaloriza o fenómeno dos abusos, baseado em frases mais ouvidas no atendimento de vítimas.
Abusos sexuais
Deputados elogiam iniciativa pioneira da Igreja francesa
A criação de nova legislação sugerida no relatório da CIASE (a comissão independente sobre os abusos sexuais na Igreja) de outubro de 2021 sobre abusos sexuais na Igreja foi esta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, debatida na Assembleia Nacional (Parlamento) francesa. Mas o debate não se cingiu ao contexto eclesial, sendo abordadas medidas que possam pôr cobro às 160.000 vítimas anuais de agressões sexuais praticadas dentro da família, ou em estruturas educacionais, desportivas e associativas.
[Olhar de teóloga]
Outros o farão por nós
Pode ser que ainda haja espaço de manobra. Ou não. O que eu creio é que a pouca credibilidade que nos restava foi por água abaixo.
CIASE
Abusos em França: comissão “incómoda” rebate acusações
É dura e contundente a resposta da Comissão Independente sobre os Abusos Sexuais na Igreja (CIASE), em França, à contestação do relatório, feita em novembro último por um conjunto de dirigentes e fundadores da Academia Católica do país.
Comissão Independente faz balanço de um mês
Há 214 testemunhos, mas pode haver mais vítimas de abusos sexuais
214 depoimentos é o balanço de um mês de trabalho da Comissão para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja. O número pode ser maior: muitos testemunhos apontam o conhecimento ou a forte probabilidade de outras crianças serem vítimas do mesmo abusador.
“A Igreja não quis saber”
Católicas da Índia pedem transparência depois da absolvição do bispo acusado de abuso
O fórum nacional indiano Irmãs em Solidariedade, constituído por mulheres católicas, acaba de exigir “absoluta transparência e responsabilidade” na maneira como a Igreja lida com casos de abuso sexual, a propósito de uma recente decisão judicial que envolveu um bispo e uma freira.
Abusos sexuais
Bispos prometem abrir arquivos, em Abril decidem como
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa manifestou a disponibilidade dos bispos católicos para a abertura dos arquivos diocesanos à Comissão Independente que estuda os abusos de menores. Mas só em Abril decidirão o modo como a abertura se fará.
Abusos na Igreja Católica
Bento XVI: “Profunda vergonha, grande dor e sincero pedido de perdão”
O Papa Emérito Bento XVI divulgou esta terça-feira, dia 8, uma carta em que apresenta um “sincero pedido de perdão” a “todas as vítimas de abusos sexuais”. O 7MARGENS divulga um anexo com mais pormenores sobre a matéria, que Bento XVI referiu na sua carta, mas que o site do Vaticano não disponibilizou.
Comunidades indígenas do Canadá
Igreja cria fundo de 30 milhões para reparar violências nos internatos
Os bispos católicos do Canadá criaram um fundo financeiro de 30 milhões de dólares (mais de 26 milhões e 220 mil euros) e acabam de instituir uma instituição de caridade para apoiar e promover iniciativas de cura e reconciliação com as comunidades aborígenes e as “primeiras nações” do país.
Abusos sexuais
Igreja cria coordenação nacional das comissões de protecção de menores
As comissões diocesanas de Protecção de Menores ou Adultos Vulneráveis reuniram neste sábado, em Fátima, e constituíram uma Coordenação Nacional com o objectivo de “assessorar o trabalho de cada comissão diocesana, propor procedimentos e orientações comuns” e também para ajudar, caso necessário, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal, cuja autonomia será respeitada.
Abusos de poder e exploração
Papa reconhece exploração de freiras na Igreja e pede-lhes luta
“Convido-vos a lutar quando, em alguns casos, fordes tratadas injustamente, mesmo dentro da Igreja; quando o vosso serviço, que é tão grande, é reduzido à servidão. E às vezes por homens da Igreja”. Estas palavras fortes foram proferidas esta semana, pelo Papa Francisco, no vídeo de lançamento da intenção da oração para este mês, através da Rede Mundial de Oração do Papa.
Carta segue nos próximos dias
Comissão pede apoio aos municípios para chegar mais perto de vítimas de abusos
A Comissão para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja vai escrever a cada um dos 308 municípios apelando a que divulguem a mensagem para chegar mais perto de eventuais vítimas de abuso que não estejam tão à vontade no manejo de tecnologias.
Abusos de menores em Espanha
Procuradoria-Geral e Congresso pressionam Igreja
A Procuradoria-Geral de Espanha deu um prazo aos procuradores-gerais do país para que lhe façam chegar todas denúncias e sentenças sobre agressões e abusos sexuais de menores no seio de instituições religiosas. O Congresso espanhol avança com investigação própria. A Igreja diz que já dispõe de ferramentas “suficientes”.
Abusos sexuais desde 1950
Comissão neozelandesa validou 1680 denúncias
Mais de um milhar de neozelandeses apresentaram 1 680 denúncias de abusos contra padres, freiras, frades e leigos. As queixas reportam-se ao período entre 1950 e os dias de hoje e os queixosos nomearam de modo explícito 592 abusadores.
Jean-Claude Hollerich
As quatro propostas do cardeal para a reforma da Igreja
O cardeal Jean-Claude Hollerich deu, há dias, respostas a vários desses e outros problemas, numa entrevista ao jornalista Loup Besmond de Senneville, correspondente permanente do La Croix International no Vaticano, que desencadeou repercussões um pouco por todo o mundo.
Análise
Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”
Sobre as consequências do estudo divulgado há uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se a posição da diocese e o Papa emérito prometeu responder.
Vila Real
Padre afastado por suspeita de abuso de menores
A Diocese de Vila Real anunciou a decisão de afastar um padre da atividade pastoral que exerce, depois de ter recebido uma denúncia de abuso, por parte da Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, onde o caso terá acontecido.
Relatório independente sobre a diocese de Munique
Cardeais Ratzinger e Marx envolvidos no encobrimento de abusos por omissão
Cerca de 500 crianças foram abusadas por membros da Igreja Católica na arquidiocese de Munique e Freising, na Alemanha, entre 1945 e 2018, segundo um estudo independente agora divulgado. Três cardeais ainda vivos, com destaque para Joseph Ratzinger, depois Papa Bento XVI, surgem aí acusados de encobrimento.
Comentário 7M
O drama de uma Igreja em que as pessoas deixam de acreditar
Muitas das conclusões a tirar do longo relatório da investigação aos casos de abusos sexuais na diocese de Munique são comuns a outros relatórios. Os juristas, não sendo teólogos, colocam o dedo na ferida ao denunciar uma prática que, para proteger a instituição e o seu clero, tentava abafar o grito e o pedido de ajuda das vítimas.
Polónia
Diocese pede desculpa por questionar se vítima de abuso sexual teria tido prazer na relação
A diocese polaca de Bielsko-Zywiec, no sul do país, pediu desculpa pelo facto de o seu advogado ter solicitado ao tribunal que determinasse se um homem, vítima de abuso sexual quando era criança por parte de um padre católico, seria homossexual e se o contacto...
Bispo acusado de violação foi ilibado
Católicos pedem proteção para alegada vítima de violação
Um grupo alargado de mulheres e homens católicos escreveu a vários responsáveis da Igreja pedindo proteção para a freira que se queixou de ter sido abusada pelo bispo de Jalandhar, Franco Mulakkal, que um tribunal indiano ilibou de todas as acusações no dia 14 de janeiro, noticiou hoje, dia 17 de janeiro, o UCANews.
Abusos sexuais na Igreja
“Roma, temos um problema” – e este livro ajuda a entendê-lo
Roma, Temos um Problema pode ser apresentado em quatro partes, assumidas aliás pela organização que o autor lhe dá: um primeiro levantamento histórico; uma segunda parte sobre casos marcantes a nível internacional, incluindo alguns pouco conhecidos; e uma terceira parte sobre os casos portugueses até agora vindos a público. Em síntese, faz-se uma descrição e análise de causas e consequências sobre o que aconteceu em 20 séculos de história do cristianismo (sobretudo ocidental).
Em quatro dias
102 testemunhos de abusos já validados pela comissão independente
Em quatro dias, a comissão independente aos abusos sexuais na Igreja Católica portuguesa validou 102 testemunhos, que incluem “momentos de profunda dor e sofrimento”, revelou este sábado o coordenador, Pedro Strecht.
Polónia
Diocese quer saber se vítima de abuso era homossexual e teve prazer na relação
A diocese polaca de Bielsko-Zywiec, no sul do país, solicitou ao tribunal que determine se um homem, vítima de abuso sexual quando era criança por um padre católico, é homossexual e se o contacto sexual lhe deu prazer.
Bispos criam comissão nacional
Comissão para o estudo dos abusos já recebeu 50 testemunhos
A linha telefónica da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal recolheu, até final da tarde desta terça-feira, meia centena de testemunhos validados, entre telefonemas e inquéritos preenchidos online. Houve também alguns telefonemas falsos, soube o 7MARGENS junto do coordenador da comissão.
Editorial
Abusos sexuais na Igreja: um passo acertado
O 7MARGENS, que tem acompanhado este assunto do ponto de vista informativo e editorial, congratula-se com as decisões tomadas e entende que elas vão no caminho certo – o de dar voz às vítimas e de se disponibilizar para reparar os eventuais danos que tenham sido causados por membros da Igreja.
Comissão divulgou contactos e métodos
Dar voz ao silêncio: 917 110 000. E agora, é a vez das vítimas de abusos sexuais
Está dito ao que vem a nova comissão: apelos a que as eventuais vítimas percam o medo e ultrapassem o difícil que será reviver histórias que se queriam enterradas; o objectivo de recolher testemunhos e não fazer qualquer estudo exaustivo ou inquérito judicial – mas abrindo a possibilidade a que, no final do ano, se veja que há matéria para mais trabalho.
Pedro Strecht coordena
Comissão de estudo dos abusos apresenta-se e anuncia contactos para vítimas
A nova Comissão Independente para Estudo dos Abusos de Menores na Igreja (CIEAMI) apresenta-se publicamente na tarde desta segunda-feira, 10 de Janeiro, em conferência de imprensa a realizar na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 17 horas.
Como arcebispo de Munique
Ratzinger acusado de encobrir capelão abusador
Terá o cardeal Joseph Ratzinger, depois Papa Bento XVI, encoberto um caso de abuso sexual, nos tempos em que foi arcebispo da diocese alemã de Munique e Freising? O bispo e secretário pessoal de Ratzinger, Georg Ganswein, desmentiu-o prontamente.
A comissão da honra perdida
Depois da pandemia da covid-19, que outra epidemia estará à espreita, em colégios e seminários, igrejas e sacristias e em tantas instituições de bem-fazer, dispersas pelo país?
Estado do Rio Grande do Sul
Bispo brasileiro acusado de abuso sexual de menor
O Ministério Público brasileiro denunciou o bispo Antonio Carlos Rossi Keller, titular da diocese de Frederico Westphalen (Rio Grande do Sul), por abuso sexual de um menor. O promotor diz que o bispo se aproveitou da sua “autoridade como bispo” e da “fragilidade afetivo-psicológica da vítima” para cometer os abusos.
Abusos sexuais em Espanha
Igreja exige “maior rigor” e mais dados à lista do “El País”
“Faltam nomes de acusados, datas em que os abusos tiveram lugar e a indicação se se referem a pessoas já falecidas”, lê-se, segundo notícia do Religión Digital hoje, 20 de dezembro, numa nota enviada via Whatsapp a alguns jornalistas pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE).
Cabo Delgado
Centenas de mulheres e crianças raptadas e obrigadas a casar, escravizadas ou vendidas
Mais de 600 mulheres e crianças foram raptadas em Cabo Delgado, Moçambique, durante os últimos três anos. Algumas foram obrigadas a casar com os sequestradores, outras foram escravizadas e vítimas de abuso sexual, outras ainda foram vendidas por valores entre os 550 e 1.600 euros, revelou esta terça-feira, 7, a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW).
Combater bem o mal
Os tempos que se vivem na Igreja Católica suscitam especial dor a todas as pessoas, sejam ou não crentes, provocando revolta em muitos contra um aparentemente imobilismo na resposta a uma crise que já se prolonga por demasiado tempo. A Igreja, enquanto realidade operante no mundo, não ficou imune a este fenómeno transversal à humanidade que é o abuso sexual de menores.
Pedro Strecht apresentou membros
Comissão quer “dar voz ao silêncio” das vítimas dos “crimes hediondos” dos abusos do clero
Daqui a um ano haverá relatório, que pode ser o fim do trabalho ou o início de mais. A comissão para estudar os abusos sexuais do clero português está formada e quer que as vítimas percam o medo, a vergonha e a culpa. Ou seja, que dêem voz ao seu silêncio. Pedro Strecht apresentou razões, o presidente dos bispos disse que não quer mais preconceitos nem encobrimentos, mas “autêntica libertação, autenticidade e dignidade para todos”.
Abusos sexuais em pano de fundo
Críticas, demissões e acusações na Igreja Católica em França aprofundam crise
Uma troca de acusações sérias: um documento de oito membros da Academia Católica de França critica severamente o relatório sobre os abusos sexuais. Os bispos e o presidente da Comissão que o elaborou responde dizendo que as críticas são ocas e que as vítimas de abuso foram de novo atingidas. Um tremblement no catolicismo gaulês, uma crise que se agrava.
Caso tem mais de 30 anos
Diocese do Algarve investiga denúncia de abuso sexual
A Diocese do Algarve confirmou que está a investigar uma denúncia de abuso sexual de menores que terá ocorrido no seu território, há mais de trinta anos. A denúncia foi feita no programa de Manuel Luís Goucha na TVI por Telmo Simão, que se apresentou como vítima e que teria sido abusado por um capelão militar em serviço no Algarve, enquanto residia na Casa dos Rapazes, uma instituição da diocese onde o então menor então residia.
Estudo da FEC
Dois terços das mulheres e meninas da Guiné-Bissau já sofreram violência
Dois terços das meninas e mulheres da Guiné-Bissau já sofreu algum tipo de violência por parte de homens (a maior parte dos quais é o próprio pai) e enfrentam ainda inúmeros obstáculos à protecção e garantia dos seus direitos face à violência contra a mulher, concluiu um estudo da Fundação Fé e Cooperação (FEC).
Os desafios dos bispos em França
“Ao padre que sabe muito e fala bem ainda lhe falta o coração e a humanidade.” Um bom mote do cardeal António Marto para alguns artigos meus anteriores e que abre caminho para aprofundar o que é “ter vocação” – e não só para sacerdote ou consagrado. É também uma boa maneira de abordar o tema da sexualidade perante os escândalos na hierarquia da Igreja Católica (não só, infelizmente).
Abusos de poder e sexuais
Onze freiras rompem “o véu do silêncio”
“Não sei para onde ir, só quero seguir Jesus, e aqui não é possível … porque sei que a minha congregação não se importa comigo”. O desabafo é de uma religiosa australiana que se diz abusada por um padre, em declarações reunidas num livro acabado de sair, com os relatos de violências por parte de 11 freiras.
Igreja, escândalos e má comunicação
Sabemos que o tempo mediático não é igual ao tempo da Igreja. A Igreja deve saber ler os tempos da sociedade em rede do século XXI, dispondo de ferramentas e técnicas que pode usar adequadamente no âmbito da sua missão, sem esquecer a estética própria da comunicação eclesial, no respeito pela sua natureza específica, evitando copiar erros e padrões inadequados de estética comunicacional de outras áreas.
Abusos sexuais do clero
Congregações religiosas de França nomeiam Comissão Independente
O magistrado Antoine Garapon acaba de ser designado para presidir à comissão independente que vai estudar os abusos sexuais nas ordens religiosas que desenvolvem em França a sua atividade. Já os bispos espanhóis não querem estudo sobre os abusos.
Cardeal O’Malley sobre abusos
É preciso recorrer aos modelos de investigação da sociedade civil
O presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, cardeal Sean Patrick O’Malley, defendeu esta quinta-feira, 18 de novembro, a necessidade de os casos de abusos sexuais de menores na Igreja serem objeto de “uma investigação independente” e de “uma ação informada”, porque “não podemos reparar o que não reconhecemos”. Nesse processo, a Igreja deve “aprender com os avanços da sociedade civil e do mundo académico em termos de modelos de pesquisa científica”.
Assembleia plenária
Bispos prometem “investigação” aos abusos sexuais, mas sem clarificar missão e âmbito da futura comissão
“Uma comissão que tenha capacidade de fazer investigação sem impedimentos”, prometeu o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, no final da assembleia plenária do episcopado, na tarde desta quinta-feira, 11, em Fátima. A reunião, que começou segunda-feira passada, teve como prato forte a questão dos abusos sexuais da Igreja e pretendeu dar uma resposta às críticas que pediam uma investigação completa e independente como a que foi divulgada em França no início de Outubro.
Ecos no estrangeiro
Carta de católicos sobre abusos noticiada em Espanha e Itália
A agência oficial espanhola Efe e o jornal digital Religión Digital, de Espanha, e o blogue Il Sismografo, que acompanha a actualidade católica em Itália, noticiaram a carta de duas centenas e meia de católicos portugueses a pedir que os bispos promovam uma investigação independente aos casos de abuso sexual cometidos pelo clero.
CEP recebe carta em Fátima
“Não há alternativa” a uma investigação sobre os abusos, dizem 250 católicos aos bispos
uma carta assinada por quase duas centenas e meia de católicos – 241, em rigor –, entre os quais professores (incluindo vários da Universidade Católica), clérigos, médicos, as escritoras Alice Vieira e Leonor Xavier ou o ex-presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.
Resposta ao relatório sobre abusos
Igreja em França inicia “reforma profunda” e indemniza vítimas
A par da dinâmica de mediação com as vítimas de abusos e da sua indemnização, o presidente da Conferência dos Bispos da Igreja Católica francesa (CEF), o arcebispo Eric de Moulins-Beaufort, anunciou esta segunda-feira, 8, a decisão de iniciar “um trabalho interno de ‘reforma profunda’ da Igreja como instituição.
Assembleia em Fátima
Bispos debatem abusos, mas investigação em Portugal não deve avançar
A assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reúne esta semana, em Fátima, tendo na agenda o tema dos abusos sexuais do clero. Mas todos os sinais indicam que não será aprovada nenhuma decisão sobre uma eventual investigação independente a esses casos, como já aconteceu em vários países.
A partir de 18 de Novembro
Jesuítas procuram vítimas de abusos sexuais
Os jesuítas decidiram criar um Serviço de Escuta, destinado a “acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abusos sexuais cometidos nas instituições da Companhia de Jesus em Portugal, seja por jesuítas, funcionários ou voluntários, independentemente da data dos factos”.
Pregos no caixão
Como resultado de uma evolução e saturação pessoais, cheguei ao ponto de ter medo, no próprio e exacto sentido da palavra, cada vez que vejo um padre ou um bispo aparecer na TV ou ser transcrito num jornal, porque é imensa a possibilidade de das suas bocas sair forte asneira e de os seus gestos e trejeitos serem comprometedores.
Um sentimento misto
No trabalho ou em qualquer outra responsabilidade todos desejamos que tenham confiança em nós e no discernimento que fazemos das coisas. Quantas pessoas não fazem a menor ideia da rede complexa de relacionamentos que estão em jogo e que, por detrás dos silêncios, existe uma visão do todo cuja compreensão exige tempo para a assimilar, não um tweet. Assume, aqui, importância, desenvolver uma cultura da confiança em quem assume determinadas responsabilidades.
Abusos: entre a vergonha e a esperança
Saiu agora mais um relatório sobre a realidade dos abusos sexuais, desta vez em França. Recordo outras situações como EUA, Polónia, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha…todos, segundo os critérios diferenciados de estudo e análise, vão mostrando uma realidade que envergonha a Igreja Católica e a sociedade, manifestando não apenas escândalo, mas também situações de indiferença e até crueldade.
Casos em investigação
Dois padres suspeitos de abuso sexual de menores na diocese de Viseu
Dois padres da diocese de Viseu estão a ser investigados por suspeita de abuso sexual de menores. Um deles terá enviado mensagens de teor sexual a um adolescente e foi suspenso preventivamente pelo bispo da diocese, António Luciano. O outro processo está em fase de instrução e não foram revelados quaisquer pormenores sobre o mesmo, avançou esta quarta-feira, 13 de outubro, a Rádio Renascença.
“Reconhecimento da verdade deve ser feito”
Cardeal Marto admite investigação independente sobre abusos sexuais, mas bispos estão divididos
São quatro expressões usadas pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que deixam entender a sua posição sobre a possibilidade de uma investigação independente a eventuais casos de abusos sexuais por parte de membros do clero: “A Igreja está disposta a olhar a realidade, para pôr fim a este escândalo”, cuidar do apoio às vítimas e ter uma “atitude preventiva e sem contemplação”.
Editorial
Abusos sexuais: a impenitência da Igreja em Portugal
O bispo auxiliar de Lisboa Américo Aguiar afirmou ao jornal Público que a “Igreja Católica admite investigação de casos de pedofilia, desde que não seja limitada ao clero”, título da manchete do jornal deste sábado, dia 9. Américo Aguiar sublinha que a Igreja “é a única instituição que, apesar de todos os arrastamentos e dificuldades, está a levar isto a sério”.
Bispos portugueses criam comissão
Homem de confiança do Papa sugere que Itália também deve investigar abusos
O padre jesuíta alemão Hans Zollner, homem de confiança do Papa para a prevenção e combate aos abusos sexuais do clero, considera que, depois da França, os bispos italianos deveriam também fazer um levantamento sobre aquela situação.
Concílio católico australiano
“Acolher os mais vulneráveis e focar-se nas periferias”
Na semana em que o mundo católico teve as atenções concentradas no Relatório Sauvé sobre os crimes de abuso sexual massivo de crianças em ambientes eclesiais, passou relativamente despercebido internacionalmente o arranque do Concílio Plenário da Igreja Católica da Austrália, que viveu uma longa e grave crise, por causa de abusos sexuais do clero.
Abusos sexuais do clero
Relatório “pior do que o esperado” para a Igreja Católica em França
É um extenso e chocante relatório sobre o abuso sexual de menores em França: “A Igreja não soube ver; a Igreja não soube escutar e não soube captar os sinais” das vagas sucessivas de padres predadores sexuais que, durante décadas, não só abusaram de crianças e jovens – mais de 200 mil – mas lhes destruíram em grande medida a vida e o futuro.”
Conclusões apresentadas dia 5
Relatório diz que 2% dos padres em França nos últimos 70 anos foram “criminosos pedófilos”
O presidente da comissão nacional de investigação da criminalidade pedófila na Igreja em França disse este domingo ter havido “entre 2.900 e 3.200 criminosos pedófilos”, homens — padres ou religiosos — na Igreja Católica no país desde 1950.
Destruição das comunidades autóctones do Canadá
Bispos católicos pedem desculpa e assumem apoio a indígenas
A Conferência dos Bispos Católicos do Canadá, num comunicado dirigido aos povos indígenas (designados habitualmente por Primeiras Nações), resultante da assembleia anual que decorreu de segunda a sexta-feira da última semana, pediu desculpas pelas atrocidades cometidas e agora descobertas em alguns colégios sob a gestão da Igreja Católica.
Vida Consagrada
Vaticano obriga Arautos do Evangelho a entregar menores às famílias
Os Arautos do Evangelho que acolham menores nas suas instituições devem entregá-las às respetivas famílias, de acordo com um decreto da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Medida visa prevenir “possíveis abusos de consciência contra menores e sua submissão total”.
Reino Unido
Relatório denuncia “falhas chocantes” das instituições religiosas na prevenção dos abusos sexuais
A generalidade das instituições religiosas em Inglaterra e no País de Gales revela “falhas chocantes” e “hipocrisia” na forma como lida com os casos de abusos sexuais de menores. “O seu propósito é ensinar o bem, e no entanto falham em proteger as crianças”, denuncia um estudo realizado ao longo do último ano pelo Independent Inquiry into Child Sexual Abuse (IICSA), publicado esta quinta-feira, 2 de setembro.
Abusos sexuais no Canadá
Igreja gasta com advogados dinheiros das indemnizações
O escândalo à volta dos internatos geridos pela Igreja no Canadá conhece a cada dia novos episódios. A cadeia de TV CBC teve acesso a documentos que revelam que a Igreja Católica gastou em advogados milhões de dólares destinados às vítimas de internatos de indígenas canadienses.
Igreja Católica do Canadá no meio da tormenta
Arcebispo vende o seu paço para indemnizar vítimas indígenas
A Arquidiocese católica de St. John, no nordeste do Canadá, vai vender quatro propriedades, entre as quais o próprio paço episcopal, como uma das formas de reunir fundos para reparar vítimas de abusos físicos, incluindo sexuais, documentados ao longo de várias décadas num orfanato gerido pela Igreja Católica.
Novo relatório, nova crise na Polónia
Quase 300 padres abusaram de 368 menores
Acusado em vários momentos de encobrir abusos sexuais de membros do clero, o arcebispo polaco Slawoj Glodz foi recentemente obrigado pelo Vaticano a viver fora da sua diocese, entre outras penalizações. Para irritação de muitos, acaba de ser eleito para administrar a localidade de Piaski, a sua terra natal.
Abusos sexuais
Concordatas usadas para fugir à justiça, denuncia ONU
Tomar todas as medidas necessárias para deter e prevenir a violência e o abuso sexual recorrentes contra crianças em instituições católicas, e para garantir que os responsáveis prestem contas e as reparações sejam pagas às vítimas, são alguns dos pontos de uma carta dirigida ao Papa por um grupo de peritos em direitos humanos das Nações Unidas. O mesmo documento diz também que as concordatas são limitativas de uma combate eficaz ao problema.
Hans Zollner sobre abusos sexuais
“Portugal está ainda no começo do processo de lidar com o passado”
Ainda há dificuldade em lidar com o passado, mesmo numa sociedade como a portuguesa, como se pode verificar com o processo Casa Pia, diz o padre Zollner, responsável no Vaticano para as questões de abusos de menores. E duas entrevistas publicadas agora pelo portal dos jesuítas e na página da diocese de Braga, Zollner diz que não basta um endereço electrónico numa página de internet: o mais importante é “criar um ambiente de confiança”.
Abusos sexuais na Alemanha
Pedido de resignação do cardeal Marx: significados de um gesto histórico
O 7MARGENS deu a notícia e dá, agora espaço às reações e comentários desencadeados pelo gesto radical deste poderoso cardeal próximo do Papa Francisco, não sem antes dizer quem é este purpurado e sublinhar os principais pontos da carta dirigida ao Papa.
Abusos sexuais na Igreja Alemã
Cardeal Marx apresenta renúncia ao cargo de arcebispo de Munique
O cardeal Reinhard Marx pediu ao Papa a renúncia ao cargo de arcebispo de Munique. Na origem do pedido, estão os casos de abusos sexuais na Igreja Alemã, cuja gestão Marx considera ter sido uma “catástrofe” e pela qual pretende assumir “responsabilidades”.
Código de Direito Canónico
Papa agrava penas para crimes de abusos
O Papa Francisco publicou nesta terça-feira, 1 de Junho, a constituição Apostólica Pascite gregem Dei, promovendo uma reforma do Código de Direito Canónico (CDC) no que se refere às sanções penais na Igreja, com atenção particular aos casos de abusos sexuais, agravando várias penas existentes.
[Comentário]
Dia da Criança: As pessoas que habitam nos “menores” e que podem fazer delas maiores
Menor é um conceito jurídico-legal, que interessa aos tribunais, às polícias, aos responsáveis por prover as crianças com as condições e requisitos para que cresçam e se tornem cidadãos de pleno direito. Mas esse conceito está longe de esgotar a pessoa que a criança é.
Hans Zollner sobre abusos sexuais
Igreja portuguesa tem de fazer trabalho de casa antes que escândalos rebentem
O padre Hans Zollner, presidente do Centro para a Protecção de Menores (CPM), integrado no Instituto de Psicologia da Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma), aconselhou neste fim-de-semana os bispos e superiores religiosos da Igreja Católica em Portugal a fazerem o trabalho de casa no âmbito dos abusos sexuais a crianças, para evitar que os escândalos rebentem.
Abusos sexuais
Cardeal de Colónia: visita da comissão apostólica não é “moção de desconfiança”
O arcebispo de Colónia (Alemanha), cardeal Rainer Maria Woelki, divulgou neste sábado, 29 de maio, um comunicado em que recusa classificar a visita da comissão apostólica nomeada pelo Papa Francisco como “uma moção de desconfiança” à forma como tem dirigido a arquidiocese e em particular lidado com a investigação dos abusos sexuais de menores nela perpetrados.
Hans Zollner em Fátima e Braga
Responsável do Vaticano no combate aos abusos sexuais faz formações em Portugal
O padre Hans Zollner, presidente do Centro para a Proteção de Menores, do Vaticano, integrado no Instituto de Psicologia da Universidade Pontifícia Gregoriana, estará nos próximos dias em Portugal a dirigir várias acções de formação sobre como lidar com os abusos sexuais de membros da Igreja e melhorar a protecção de menores.
Igreja promove formação sobre abusos, mas não tem números nacionais sobre o tema
Não há números nacionais relativos aos casos de abusos sexuais sobre menores por parte de clérigos, admitiu na tarde desta quarta-feira, 12 de maio, em Fátima, o padre Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no final da reunião do conselho permanente do organismo colectivo dos bispos. “Cada diocese deverá dar essa resposta, não temos dados nesta altura. Não vos posso dar números, se é que há números”, afirmou o secretário da CEP aos jornalistas.
Bispo polaco obrigado a renunciar por não ter agido contra abuso de menores
A nunciatura apostólica na Polónia divulgou esta quarta-feira, 12 de maio, que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do bispo da Diocese de Bydgoszcz, Jan Tyrawa, após a investigação conduzida pelo Vaticano ter concluído que este tratara de forma negligente as denúncias contra um padre da diocese acusado de abusar repetidamente de menores, limitando-se a transferi-lo de paróquia em paróquia.
Cardeal Philippe Barbarin definitivamente ilibado
Chegou ao fim o caso mais mediático envolvendo um importante dignitário da Igreja francesa, o cardeal Philippe Barbarin, ex-arcebispo de Lyon. A Cour de Cassation, equivalente ao Supremo Tribunal de Justiça português, negou provimento, nesta quarta-feira, 14 de Abril, ao recurso contra o arquivamento do processo contra o cardeal.
Dezanove padres suspensos na Colômbia por suspeitas de participação em rede de abusadores
Foram suspensos do seu ministério 19 padres colombianos suspeitos de terem cometido abusos sexuais e que teriam uma rede organizada entre a Colômbia, Itália e Estados Unidos. A decisão foi tomada na sequência de uma queixa apresentada por uma testemunha que agora está sob protecção judicial.
Relatório sobre abusos sexuais em Colónia acusa dois bispos e mais 200 pessoas, mas iliba cardeal
“Encobrimento sistemático” de crimes de abusos sexuais por membros do clero e leigos da arquidiocese de Colónia (Alemanha), entre 1975 e 2018, revelados esta quinta-feira, levaram o arcebispo, cardeal Rainer Maria Woelki a suspender o seu bispo auxiliar e o presidente do tribunal eclesiástico. Em consequência, também o arcebispo de Hamburgo, envolvido no processo, anunciou a intenção de solicitar ao Papa a sua resignação, com efeitos imediatos.
Oito anos de Francisco, sete testamentos de uma revolução ainda em marcha
Se é quase impossível resumir oito anos de um intenso pontificado, é possível apontar algumas linhas que o orientam. Um exercício à volta de sete ideias fortes, sete testamentos do Papa Francisco, mesmo deixando de fora muitos outros olhares.
Acusado de abuso de menor, padre de Vila Real deixa sacerdócio
Heitor Antunes, durante décadas padre da diocese de Vila Real, pediu e obteve do Papa Francisco o abandono do ministério na sequência de um processo aberto pela diocese em 2019 por abusos de menores.
Abusos sexuais: dois anos após cimeira Igreja ainda tem muito por fazer
“Ainda existem hoje lugares onde a Igreja continua a negar a evidência dos abusos sexuais perpetrados e a proteger os violadores. São lugares em que não fazemos o necessário para apurar responsabilidades quando se descobre que um bispo encobriu abusos, ou recusou registá-los” afirmou o jesuíta Hans Zollner.
Cardeal-arcebispo de Colónia perde a confiança do seu Conselho diocesano de pastoral
O Conselho Pastoral da diocese de Colónia tornou público, após a sua última reunião plenária, que deixou de confiar no seu arcebispo, o cardeal Rainer María Woelki. Tal quebra de confiança radica no modo com este tem conduzido as investigações sobre casos de abusos sexuais na arquidiocese.
A história sórdida de abusos sexuais num orfanato católico na Alemanha
Um antigo vigário-geral da diocese alemã de Spira (Speyer), na Renânia-Palatinado (120 quilómetros a sul de Frankfurt), praticou abusos sobre crianças à guarda de um orfanato durante largos anos. Irmãs da congregação religiosa que tomava conta da instituição poderão ter sido cúmplices desses atos.
Cardeal alemão pede aos jornalistas “absoluto silêncio” sobre relatório de abuso infantil
Diversos jornalistas abandonaram uma conferência de imprensa convocada para esta terça-feira, 5, pela arquidiocese de Colónia (Alemanha), a propósito da divulgação de um relatório inédito sobre casos de abuso sexual de menores dentro da Igreja. Na origem do protesto esteve um pedido de que assinassem um acordo onde se comprometiam a manter o conteúdo da investigação “em segredo”, divulgou a rádio Deutsche Welle na sua página digital.
Bispos publicam diretrizes para prevenir e lidar com abusos de crianças e de adultos vulneráveis”
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou nesta sexta-feira, 1 de Janeiro, um documento com que atualiza as diretrizes sobre “Proteção de menores e adultos vulneráveis”, aprovadas na última reunião daquele organismo.
Ex-núncio em Paris condenado por agressão sexual
Um tribunal de Paris condenou o antigo núncio apostólico (embaixador) do Vaticano em França por agressão sexual a cinco homens em 2018 e 2019, a oito meses de prisão com pena suspensa.
Colégio católico denuncia jovem monitor, entretanto detido por abuso de menores
Um monitor do Colégio Marista de Carcavelos, de 18 anos, foi preso por abusos sexuais a menores. A Polícia Judiciária deteve o suspeito na segunda-feira, dia 14, já na posse de provas consistentes e com dez vítimas sinalizadas – sete naquele colégio da congregação católica e outras três numa outra escola privada em Cascais, onde o homem tinha trabalhado antes.
Cardeal alemão cria fundação para ajudar vítimas de pedofilia na Igreja
O cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e ex-presidente da Conferência Episcopal Alemã, anunciou a criação de uma fundação para ajudar as vítimas de abuso sexual dentro da Igreja, para a qual irá contribuir com 500 mil euros do seu capital privado.
Papa fala do “doloroso caso” McCarrick e manifesta “proximidade às vítimas de abuso
O Papa referiu-se na manhã desta quarta-feira, 11, no Vaticano, ao “doloroso caso” do antigo cardeal Theodore McCarrick, antigo arcebispo de Washington, entretanto demitido do estado clerical em virtude dos abusos sexuais de que foi acusado.
João Paulo II conhecia acusações contra McCarrick, admite relatório do Vaticano (que aponta atenuantes)
São 450 páginas que contam uma história de mentiras do próprio, informações incompletas, erros e omissões. E explicam, mesmo apontando atenuantes, a grande responsabilidade do Papa João Paulo II na ascensão do antigo cardeal Theodore McCarrick, arcebispo de Washington entre 2000 e 2006, do episcopado ao cardinalato. Uma história com alçapões que revelam, como escreve Michael Sean Winters, que a “tentação de proteger a instituição” teve como consequência, afinal, uma “traição grosseira à instituição” e ao evangelho – e, sobretudo, criou uma cultura onde floresceram monstros…
Cardeal polaco sancionado pelo Vaticano, depois de acusado de abusos e encobrimento
O cardeal polaco Henryk Gulbinowicz, 97 anos, antigo arcebispo de Breslávia (Wroclaw), foi punido com a proibição de realizar cultos ou participar em acontecimentos públicos, depois de o Vaticano ter considerado fundadas as acusações de abuso sexual de menores e de encobrimento que atingem o cardeal desde há um ano, e que ainda estão a ser investigadas.
França: Mais de 300 denúncias de pedofilia em dois anos, revela relatório da Igreja
Um novo relatório da Conferência Episcopal Francesa (CEF) sobre a pedofilia na Igreja, apresentado esta quinta-feira, 5 de novembro, durante a assembleia plenária daquele organismo, revela que, nos últimos dois anos, foram apresentadas 320 denúncias de abusos sexuais a crianças perpetrados por elementos do clero naquele país.
Papa aceita demissão de bispo polaco acusado de encobrir abusos sexuais
O Papa Francisco aceitou o pedido de resignação de Edward Janiak, bispo de Kalisz (Polónia), depois de, no passado mês de junho, ter ordenado o seu afastamento da diocese por suspeitas de encobrimento de abusos sexuais de menores. A renúncia de Janiak, aos 68 anos, sete anos antes do previsto no Código de Direito Canónico, sugere que as suspeitas se terão confirmado.
Abusos sexuais na Igreja: Arcebispo de Estrasburgo publica “código de relações pastorais” inédito
O arcebispo de Estrasburgo (França), Luc Ravel, apresentou esta semana um “código de relações pastorais” inédito na Igreja Católica, que visa impedir que situações de abuso sexual voltem a acontecer na sua diocese. O documento, que inclui uma série de normas para assegurar, em particular, que nenhum adulto em trabalho pastoral fique sozinho na presença de uma criança ou jovem num espaço fechado, deverá entrar em vigor em meados de novembro em todas as paróquias da Alsácia.
Relatório conta 390 clérigos anglicanos condenados em oito décadas e pede mais medidas à Igreja de Inglaterra
Pelo menos 390 membros da Igreja de Inglaterra (Comunhão Anglicana), incluindo bispos, foram condenados por abuso de crianças ou pessoas vulneráveis entre 1940 e 2018, revelou o relatório da Comissão Independente sobre Abusos Sexuais a Crianças (IICSA, na sigla inglesa).
Relatório final sobre os abusos no Chile: resposta da Igreja foi “insuficiente e negligente”
“É consensual que a resposta que a Igreja Católica [do Chile] deu às denúncias sobre os abusos sexuais do clero foi limitada, insuficiente e negligente”. Esta é a conclusão do relatório “Compreendendo a crise da Igreja no Chile”, que resulta de uma investigação realizada nos últimos dois anos pela Pontifícia Universidade Católica daquele país, divulgada esta terça-feira, 8 de setembro, pelo jornal espanhol Vida Nueva.
Ex-freira acusa padre de a ter violado e diz-se pronta a falar com o Papa, se a justiça não funcionar
Claire Maximova, ou irmã Virginie enquanto carmelita que foi durante dez anos, acusa um padre de a ter violado em várias ocasiões durante 16 meses enquanto estava no Carmelo. A sua história foi contada há dias pela revista francesa L’Obs, já depois de a própria ter publicado o livro La Tyrannie du Silence (“A tirania do silêncio”), em Janeiro de 2019.
Bispo polaco acusado de encobrir pedofilia substituído rapidamente pelo Papa
É uma atitude fora do comum no Vaticano: substituir um bispo no próprio dia em que celebra os 75 anos (a idade a partir da qual pode retirar-se, devendo apresentar o pedido de resignação). Mas parece que o Papa não quis esperar nem mais um dia para afastar o arcebispo polaco de Gdansk, Sławoj Leszek Głódź, acusado de encobrir inúmeros casos de abuso sexual dentro da Igreja. Nesta quinta-feira, 13 de agosto, dia em que Głódź assinalava o seu 75º aniversário, a Santa Sé comunicou que Francisco tinha aceite a sua resignação e nomeado um administrador temporário para a diocese.
Abusos sexuais na Igreja: Vítimas no Chile pedem indemnização de 1,3 milhões e um novo escândalo no Quebeque
As vítimas dos crimes de abuso sexual cometidos pelos padres da diocese de Valparaíso, no Chile, exigem ao bispado regional mais de 1,3 milhões de euros em indemnizações. Numa ação interposta esta quarta-feira, 5 de agosto, a diocese é acusada de ter atuado de forma negligente. No dia seguinte, era tornada pública a autorização do Supremo Tribunal de Justiça do Québec a uma ação coletiva interposta por 330 ex-residentes no orfanato Mont d’Youville, gerido pelas Missionárias da Caridade. As religiosas são acusadas da prática de abusos psicológicos, físicos e sexuais ao longo de sete décadas.
Diocese de Filadélfia paga mais de 50 milhões a 222 sobreviventes de abusos sexuais
A diocese de Filadélfia, Estados Unidos, pagou ou vai pagar um total de mais de 50 milhões de dólares (cerca de 42,44 milhões de euros) a 222 vítimas sobreviventes de abusos sexuais por parte de membros do clero, de acordo com um novo relatório do Programa de Reconciliação e Reparação Independente.
Radiografia dos abusos sexuais actualizada no Chile
A Rede de Sobreviventes de Abusos Eclesiásticos, do Chile, actualizou o mapa de denúncias contra padres, religiosas e funcionários ligados à Igreja Católica, por abuso sexual, de poder e consciência. Esta nova versão acrescenta 41 novas denúncias.
Ex-núncio do Vaticano julgado em novembro e nova denúncia contra ex-cardeal McCarrick
O ex-núncio do Vaticano em França, Luigi Ventura, é acusado de agressão sexual por pelo menos quatro homens e irá a julgamento no próximo dia 10 de novembro, em Paris, avançou a AFP esta quinta-feira, 23 de julho. Nos EUA, o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington, expulso no ano passado por pedofilia, é agora alvo de novas acusações pelo presumível abuso de menores numa casa de praia, onde também outros religiosos praticariam o mesmo crime.
Opus Dei confirma condenação de um padre da prelatura por abusos sexuais
O Opus Dei reconheceu esta quinta-feira, 16 de julho, em comunicado, aquela que foi a primeira condenação de um padre da prelatura por abusos sexuais. A sentença do Vaticano havia já sido conhecida no passado dia 30 de junho, mas só no dia 15 deste mês terminou o prazo para a apresentação de recurso.
Igreja Católica publica “manual de instruções” para acompanhar denúncias de pedofilia
A Congregação para a Doutrina da Fé publicou um “manual de instruções” dirigido aos responsáveis por acompanhar os casos de acusação de abuso sexual de menores por membros do clero. O texto, divulgado esta quinta-feira, 16 de julho, é apresentado como um “vademecum” e não traz nenhuma novidade em relação às normas que já se encontravam vigentes.
Rede de abusos sexuais denunciada na Igreja Católica no Perú
Uma investigação jornalística do jornal peruano La República denunciou esta semana a existência de uma rede de abusos sexuais de menores e adolescentes perpetrados por diversos padres do país, com o encobrimento e negligência de vários bispos, entre eles o presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP) e do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam).
Padre do Opus Dei condenado por abusos sexuais
O Vaticano condenou por abusos sexuais o padre espanhol Manuel Cociña y Abella, pertencente ao Opus Dei, avançou este sábado, 4 de julho, o jornal Religión Digital. O religioso, de 72 anos, considerado uma figura proeminente dentro da prelatura, terá abusado de vários estudantes que viveram em residências universitárias da Obra, em diversas cidades espanholas, ao longo dos últimos 30 anos.
Movimento de Schoenstatt nega acusações de abuso sexual e de poder ao seu fundador
A presidência internacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, organização católica fundada pelo padre alemão José Kentenich, publicou esta sexta-feira, 3 de Julho, uma carta na sua página oficial, negando as acusações de abuso sexual e de poder contra o seu fundador.
Denúncias por abusos triplicaram nos EUA e Papa intervém contra um bispo polaco e um padre argentino
As denúncias de abusos sexuais por parte de membros do clero e responsáveis eclesiásticos triplicaram nos Estados Unidos entre Julho de 2018 e Junho de 2019, de acordo com o Relatório do Secretariado para a Protecção de Crianças e Adolescentes da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, da sigla em inglês).
França: 3.000 crianças vítimas de abusos sexuais na Igreja desde 1950
Ao longo das últimas sete décadas, em França, pelo menos 3.000 crianças foram vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja Católica: uma média de mais de 40 casos por ano. Os crimes terão sido perpetrados por cerca de 1.500 religiosos, denunciou esta semana o presidente da Comissão Independente sobre o Abuso Sexual na Igreja (Ciase, na sigla francesa), o jurista Jean-Marc Sauvé.
Quebeque: Bispos aplaudem proposta de não prescrição dos crimes de abuso sexual
A ministra da Justiça do Quebeque, Sonia LeBel, apresentou recentemente um projeto de lei para alterar o código civil daquela província canadiana, de forma a garantir que as ações interpostas por crimes de abuso sexual e violência doméstica não prescrevam. A proposta conta com o apoio de todos os partidos, bem como da Assembleia dos Bispos Católicos do Quebeque.
Novo projeto da Universidade Católica quer ajudar instituições a proteger crianças e jovens
O dia foi escolhido a dedo: esta segunda-feira, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, era anunciado oficialmente o lançamento do novo projeto do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) da Universidade Católica Portuguesa. Chama-se “Cuidar – Por uma cultura de proteção e bom-trato de crianças e jovens”, e irá prestar apoio às instituições da Igreja, e não só, na implementação de sistemas de proteção de menores.
Reportagens sobre abusos sexuais na Igreja Católica e refugiados em Moria vencem prémios Sapo
A série de reportagens “Em silêncio”, sobre o tema dos abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, venceu o prémio de melhor artigo de serviço público dos Prémios Sapo 2020. O anúncio foi feito quinta-feira, 28, durante uma gala virtual, transmitida através da página do Sapo na internet.
Igreja organiza seminários virtuais sobre proteção de menores
“Por uma Igreja mais segura” é o lema de uma série de webinars dedicados à proteção de menores que se inicia esta sexta-feira, 29 de maio, no site da Pontifícia Universidade Gregoriana. Organizados pela Conferência Internacional de Salvaguarda, os encontros virtuais dirigem-se a todos os profissionais da Igreja ou de instituições a ela ligadas e pretendem ser um contributo para o reforço das boas práticas na área da proteção de menores, em todo o mundo.
Diocese de Braga recebeu duas denúncias de abusos sexuais de menores e bispos polacos pedem ao Vaticano que investigue acusações
A Comissão de Proteção de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis da Arquidiocese de Braga revelou esta terça-feira ter recebido, desde a sua criação em outubro do ano passado, duas queixas de abusos sexuais de menores praticados por padres daquela diocese. Ambos os crimes terão sido cometidos há mais de 30 anos, encontrando-se por isso prescritos e não tendo sido denunciados às autoridades. A revelação surgiu na sequência de uma investigação do Jornal de Notícias, que apurou que, entre as 20 dioceses portuguesas, seis ainda não criaram esta comissão, apesar das orientações do Papa e da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) nesse sentido.
Cardeal Pell encobriu dezenas de crimes de pedofilia na igreja australiana
O cardeal George Pell, recentemente absolvido de acusações por abuso de menores, terá encoberto diversos crimes de pedofilia na igreja católica australiana desde os anos 70, de acordo com as conclusões de uma investigação divulgada esta quinta-feira.
Abusos sexuais de menores aumentam durante pandemia
O número de casos de abuso sexual infantil online aumentou durante o período de confinamento: Europol, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e Polícia Judiciária (PJ) registaram um crescimento significativo de tentativas de contactos com menores nas redes sociais e temem que haja ainda muitos casos por denunciar.
Cardeal Pell admite ter sido vítima de acusação de pedofilia devido ao seu combate à corrupção no Vaticano
Em paz consigo mesmo, com a Igreja, com Deus, assim se revelou o cardeal George Pell na primeira grande entrevista depois de ter saído da prisão, onde esteve detido durante 405 dias por alegados crimes de pedofilia, dos quais acabou por ser absolvido na passada terça-feira. Admitiu a hipótese de as acusações terem surgido para impedir que a sua luta contra a corrupção no Vaticano prosseguisse, mas assegurou que não guarda qualquer ressentimento. Não negou que este foi “um período difícil”, mas disse que o vê agora como “um longo retiro espiritual”.
Justiça australiana anula condenação do cardeal Pell por abuso de menores
O cardeal George Pell, condenado em março de 2019 a seis anos de prisão por abuso sexual de duas crianças em Melbourne, foi agora absolvido pelo Supremo Tribunal da Austrália, tendo o coletivo de juízes considerado não haver evidências suficientes que provem a ocorrência dos crimes dos quais era acusado.
Colômbia: Igreja suspende 15 padres por suspeitas de abuso sexual
Após ter recebido uma denúncia de supostos atos de abuso sexual cometidos por padres pertencentes à arquidiocese de Villavicencio, a Igreja Católica da Colômbia iniciou um processo de investigação e decidiu suspender, desde já, os 15 sacerdotes implicados.
Ex-padre Preynat condenado a cinco anos de prisão por abuso sexual de menores
O ex-padre Bernard Preynat foi condenado segunda-feira, 16, a cinco anos de prisão por abuso sexual de dezenas de menores. O antigo capelão dos escuteiros da diocese de Lyon (França), de 75 anos, confessou ter cometido os crimes entre 1971 e 1991, durante acampamentos que decorriam todos os fins de semana.
“Sema” – um filme que fala das violências sexuais na guerra do Congo
Um filme sobre a tragédia das agressões sexuais no maior país de África, a República Democrática do Congo (RDC), foi apresentado domingo passado, Dia Internacional da Mulher, no festival no Festival de Cinema Independente de Washington (EUA). Sema – que significa “fala”, em swahili – é um filme “duro”, descreve o serviço de notícias das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), protagonizado por mulheres que sobreviveram à violência sexual no Congo.
As revelações sobre os abusos de Jean Vanier: entre a incredulidade e a raiva
A revelação de que Jean Vanier, fundador d’A Arca, teve relações sexualmente abusivas com seis mulheres deixou perplexas milhares de pessoas em todo o mundo. Nada podia ser mais contraditório com a imagem de um homem que promoveu a integração dos mais frágeis. Caiu a “estátua do santo” ou o ícone, dizem alguns. Outros manifestam-se furiosos e há quem, entre sentimentos vários, procure explicações para o incompreensível. Uma síntese do caso e de várias das leituras que, sobre ele, desde sábado se sucedem.