Abusos sexuais
Obras do artista “incomodam”
Jesuítas “seguram” padre Rupnik em Roma por causa de novos casos de abusos
O padre Marko Ivan Rupnik, acusado (e, em parte, julgado pelo Vaticano) por abusar de freiras, foi intimado pela Companhia de Jesus, de que é membro, a não se afastar da região de Roma, enquanto decorrerem inquéritos preliminares relativos a denúncias por parte de novas vítimas.
Bispo escreverá às paróquias
Não era abuso, era mútuo consentimento, diz alegada vítima de padre de Monção
A alegada vítima de abuso sexual do padre André Gonçalves, da diocese de Viana do Castelo, afirmou que ambos mantinham uma relação desde dezembro de 2022, mas assegurou que “houve total consentimento das duas partes”.
Trabalhava em seis paróquias e num movimento de jovens
Padre de Viana confirmou acusação de abusos; Diocese retirou-lhe funções
A Diocese de Viana do Castelo comunicou às autoridades judiciais e canónicas competentes ter recebido “uma denúncia, no âmbito dos abusos sexuais de menores”, relativa ao padre André Filipe da Costa Gonçalves.
Foi consultor do Vaticano
Conhecido padre francês anti-gay castigado por abusar sexualmente de rapazes adultos
Cessação de qualquer atividade relacionada com a psicoterapia, fim de publicação de livros, de participação em colóquios, reuniões públicas, e conferências são algumas das medidas canónicas que a diocese católica de Paris acaba de impor a Tony Anatrella, um conhecido padre e psicoterapeuta que tem defendido teorias anti-gay e que foi acusado de vários abusos sexuais sobre jovens rapazes.
Roma
Universidade Gregoriana cortou vínculo com o padre Rupnik
O reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana anunciou nesta última semana, numa reunião académica, o fim da colaboração do padre jesuíta Marco Ivan Rupnik, na sequência da vinda a público de vários casos de agressões sexuais e abusos de poder relativamente a mulheres consagradas, que foram já parcialmente objeto de apreciação pelo Vaticano.
Abusos sexuais no Canadá
Mulher que se diz vítima do cardeal Ouellet dá a cara… também “pela Igreja”
“Há mais de dois anos que luto contra uma instituição que, por meio de ameaças e intimidações, me tenta silenciar. Depois de tentar os processos internos de denúncia da Diocese de Quebeque e do Vaticano, recorri, no meu limite, à justiça civil. (…) Já não me chamo F. O meu nome é Paméla Groleau.”
"Este pontificado é um desastre"
Textos atribuídos a cardeal Pell revelam amargas críticas ao Papa Francisco
Apenas um dia após a morte do cardeal George Pell, surgiram notícias de que este terá escrito recentemente dois textos em que tece pesadas críticas ao Papa Francisco, usando palavras como “desastre” e “catástrofe” para descrever o seu pontificado e referindo-se ao sínodo dos bispos por ele convocado como um “pesadelo tóxico”.
Arcebispo Charles Scicluna
“A Igreja deixa no escuro as vítimas de abusos que ousam denunciar”
O Vaticano não está num “um ponto ideal” no que diz respeito ao acompanhamento das vítimas de abusos na Igreja, o que faz com que este assunto seja “algo que precisa de ser desenvolvido”. Quem o afirma é o arcebispo de Malta, Charles Scicluna, uma figura da Igreja Católica que mais larga experiência de casos de abusos do clero tem, primeiro como funcionário da então Congregação para a Doutrina da Fé (2002-2012) e, depois, também como bispo. Desde 2018, Scicluna ocupa o cargo de secretário-adjunto do Dicastério para a Doutrina da Fé.
[O flagelo que não acaba – iii]
Nem tudo é abuso sexual (há mais)
O abuso de poder, temo-lo repetido e continuaremos a insistir nisso, é a origem de todas as outras formas de abuso na Igreja. O abuso de poder é a principal fonte da maldade moral e da corrupção moral. É o uso pervertido e ilegítimo do poder para fazer dano a alguém.
Portugal
Relatório sobre abusos será apresentado em 13 de Fevereiro
O relatório final da Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa será apresentado publicamente no próximo dia 13 de Fevereiro aos meios de comunicação social.
Cardeal de Roma tomou posição
Abuso de mulheres por Rupnik: Cúria Romana continua em silêncio
O caso dos abusos espirituais, sexuais e de poder do padre jesuíta Marko Rupnik, de nacionalidade eslovena e carreira desenvolvida em Roma, na proximidade com a Cúria do Vaticano, é provavelmente o mais dramático de uma nova etapa dos abusos na Igreja: aqueles em que as vítimas são “pessoas vulneráveis”, sobretudo mulheres consagradas.
Portuguesa na nova "equipa de proteção"
Comunidade de Taizé empenhada em fazer do encontro europeu um “lugar seguro”
A pouco mais de uma semana do 45º Encontro Europeu de Taizé, que terá lugar em Rostock (Alemanha), de 28 de dezembro a 1 de janeiro, e para o qual são esperados cerca de cinco mil jovens, uma mulher alemã denunciou publicamente ter sido alvo de assédio sexual por parte de um dos irmãos daquela comunidade ecuménica e alertou para o facto de situações semelhantes poderem acontecer neste encontro. “Empenhada em fazer de Taizé um lugar mais seguro”, a própria comunidade havia já publicado, no início de dezembro, no seu sítio online, um relatório atualizado sobre aquilo que fez pela “proteção de pessoas” desde 2019 até novembro deste ano. Uma das medidas mais recentes consistiu em criar uma nova “equipa de proteção” composta por pessoas de fora da comunidade, e que conta com um elemento português.
Criaram e-mail e equipa de apoio
Jesuítas querem que as vítimas do padre Rupnik se manifestem
A Companhia de Jesus convidou as pessoas que se considerem vítimas de abuso por parte do padre Marko Yvan Rupnik a contactar aquela ordem, tendo disponibilizado um endereço de correio para esse fim. Ao mesmo tempo que os Jesuítas abriam a conta de e-mail, na expectativa de que as vítimas do padre Rupnik se apresentem a denunciá-lo, uma destas vítimas, de nome fictício Anna, dava uma longa entrevista ao jornal italiano Domani em que escancarava a sua história de abusos físicos, de consciência e sexuais e o modo como se comportaram figuras relevantes da Igreja, quando ela se dispôs a denunciar a situação.
Geral dos Jesuítas reconhece
Padre Rupnik foi excomungado e perdoado a seguir, num segundo caso de abuso
Adensam-se as perguntas em torno do caso dos abusos atribuídos ao padre e artista jesuíta Marko Rupnik. O superior geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, reconheceu esta quinta-feira que o mundialmente conhecido especialista de arte cristã já tinha sido condenado em 2020 pelo Dicastério da Doutrina da Fé (DDF) por um dos delitos mais graves do direito canónico, o de absolvição de um(a) cúmplice em confissão.
Críticas ao Vaticano e aos jesuítas
“Posso entender como as vítimas se sentem traídas”, diz o padre Zollner sobre caso Rupnik
O jesuíta Hans Zollner, um dos mais conhecidos especialistas sobre abusos, nomeadamente na Igreja Católica, acaba de interpelar a sua própria ordem para que reveja o modo como lidou com o caso do padre Marko Ivan Rupnik, artista de fama mundial, objeto de várias denúncias por alegadamente ter abusado de freiras, nos anos 90.
Conselho permanente
Bispos condenam eutanásia e mobilizam apoio à Ucrânia
O conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou “a sua tristeza” pela aprovação da lei da eutanásia, esperando que o diploma “possa ainda ser alterado, dado o processo legislativo não estar ainda concluído”. Os bispos católicos reiteram ainda o que a CEP já expressou na semana passada.
Portugal participa
Colóquio internacional em França debate violência sexual na Igreja Católica
Vai decorrer nos arredores de Paris, em 19 e 20 de janeiro de 2023, um encontro de investigadores e de equipas de investigação especializados em violências sexuais na Igreja Católica, numa perspetiva comparada.
Padre Arturo Sosa em Portugal
Geral dos jesuítas ao 7M sobre o caso Rupnik: “Não ocultámos nada”
“Qualquer caso destes é muito doloroso, (mas) não ocultámos nada”, diz o padre Arturo Sosa numa curta entrevista ao 7MARGENS e Rádio Renascença, nesta que é a primeira reacção do geral dos jesuítas ao caso das suspeitas sobre o padre Marko Ivan Rupnik.
O padre artista e a Comunidade Loyola
Religiosas abusadas por Rupnik: “Sofrimento não prescreveu”
O processo aberto no Vaticano ao comportamento do padre artista Marko Rupnik foi encerrado, por ter prescrito a matéria de facto. Os abusos físicos, psicológicos e sexuais de várias religiosas da Comunidade Loyola, e o seu sofrimento certamente não prescreveu, como salientam fontes conhecedoras do processo.
Caso arquivado por prescrição dos factos
Padre e artista Marko Rupnik sob suspeita de abusos e violência
A Companhia de Jesus reconheceu, num comunicado datado do último dia 2, mas dado a conhecer apenas esta segunda-feira, 5, que o padre Marko Ivan Rupnik, jesuíta e artista de renome mundial, se encontra proibido de exercer o ministério presbiteral em várias das suas dimensões.
[O flagelo que não acaba] (ii)
Algumas características do perfil dos abusadores (e dos encobridores)
Alguns podem não gostar, provavelmente muitos, mas sim, há um perfil de abusadores na Igreja regido por um padrão de comportamento: abusar do poder que foi concedido a uma pessoa. É importante ter isto em consideração porque não estamos a falar apenas de abusos sexuais, mas de todo o tipo de abusos que irei comentar.
As pandeiretas e o silêncio
Por tudo isso fui espectador interessado do filme Spotlight, de 2015, cuja história se passa no interior de um dos mais importantes jornais dos EUA – o Boston Globe. Um dos aspectos mais curiosos do enredo do filme foi a leitura dos Anuários da Arquidiocese de Boston que permitiu perceber as deslocações anuais dos sacerdotes nas várias paróquias. Como num jogo de dominó, as peças foram-se juntando.
Abusos sexuais na Igreja
Miriam: o relato na primeira pessoa de vítima de abuso sexual
Miriam foi abusada sexualmente quando tinha 17 anos, por um padre diocesano e em contexto de confissão. Como crente em Deus e na Igreja, Miriam expressa o seu desejo de “poder ser um rosto dessa Igreja que confia e que pode ser confiada” e conta, na primeira pessoa, o que sente uma pessoa vítima de abuso.
Estados Unidos
Mais de 600 vítimas de abusos na diocese do vice-presidente do episcopado
O procurador-geral de Maryland, na costa leste dos Estados Unidos da América, revelou esta quinta-feira, 17, um relatório sobre abusos na arquidiocese de Baltimore, que apontam para a existência de 158 abusadores e mais de 600 vítimas desde 1940 até à atualidade.
"Alfabetização emocional" no congresso de Braga
Seminários católicos têm de mudar – mas como?
Em duas coisas coincidem os intervenientes no congresso internacional Erguendo os Olhos e Vendo, sobre os seminários católicos: a primeira é que o actual modelo de formação dos presbíteros, desenhado para responder à crise do catolicismo europeu do século XVI,...
A crise dos abusos deve estar no centro do processo sinodal convocado pelo Papa
Deve entender-se que as oportunidades do processo sinodal que inicia em breve a sua fase continental estão estreitamente ligadas ao que a Igreja Católica faz e não faz na crise dos abusos. Trata-se da crise dos abusos, mesmo quando não se refere explicitamente a crise dos abusos. Se há uma questão sobre a qual os católicos em muitos países decidirão se querem ficar ou partir, é a reforma da Igreja como resposta credível à crise dos abusos.
Primeiro relatório nacional
Igreja italiana recebeu 89 denúncias de abusos sexuais em dois anos
A Conferência Episcopal Italiana (CEI) divulgou esta quinta-feira, 17 de novembro, o seu primeiro relatório sobre a proteção de menores nas 266 dioceses católicas do país. Entre 2020 e 2021, foram recebidas 89 denúncias de abuso sexual por parte de membros da...
Entre os 11 bispos franceses investigados
Arcebispo emérito de Estrasburgo assume “gestos inapropriados” com mulher na década de 80
O arcebispo emérito de Estrasburgo, Jean-Pierre Grallet, reconheceu ter tido "gestos inapropriados para com uma uma jovem adulta", no fim dos anos 80, comportamento que diz "lamentar profundamente". Através de um comunicado publicado esta quarta-feira, 16 de...
Eleito por maioria
O controverso Timothy Broglio é o novo líder dos bispos norte-americanos
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) acaba de eleger para seu novo presidente Timothy Broglio, bispo das forças armadas e ex-núncio da República Dominicana. A figura escolhida esta terça-feira, 15 de novembro, pelos bispos norte-americanos, reunidos em Baltimore para a sua assembleia plenária de outono, é controversa e as críticas não se fizeram esperar: é que Broglio foi secretário particular de Angelo Sodano, o cardeal acusado de ter encoberto inúmeros crimes de pedofilia dentro da Igreja.
Ricard integra Cúria Romana
Vaticano inicia investigação sobre cardeal francês
É mais uma pedra gigante que se junta à crise violenta que afeta a Igreja Católica francesa. O Vaticano divulgou nesta sexta-feira que vai iniciar uma investigação preliminar ao cardeal Jean-Pierre Ricard por abusos sexuais, depois de o próprio ter admitido se ter comportado de “forma repreensível” com uma menina de 14 anos há 35 anos.
Assembleia plenária da CEP
Formação de padres será “muito mais aberta” e com maior presença de mulheres e leigos
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou na generalidade o documento que irá orientar a formação de padres a nível nacional, e garante que, entre as novidades, estão a uma maior presença de mulheres e leigos nessa mesma formação, a qual deverá passar a ser “muito mais aberta”.
Julgamento na Baviera
Ratzinger irá defender-se das acusações de encobrimento de abusos
O Papa emérito Bento XVI, “pretende defender-se” contra uma queixa apresentada no tribunal de Trauenstein (Baviera) em junho deste ano, que o acusa de ter encoberto casos de abusos sexuais na sua diocese, quando era arcebispo de Munique e Freising (entre 1977 e 1982), confirmou esta terça-feira, 8, um porta-voz do tribunal, citado pela RaiNews.
[O flagelo que não acaba (i)]
A origem distante e próxima dos abusos na Igreja
Começo com este uma série de artigos sob o título genérico de “O flagelo que não acaba”, dedicados à realidade dos abusos na Igreja. Abusos sem especificações, porque acontecem de diferentes formas, e todos têm uma origem comum: o abuso de poder.
Igreja francesa vive pesadelo permanente
Cardeal Ricard reconhece abuso de menor e eleva para 11 número de bispos envolvidos em escândalos
O cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo emérito de Bordéus, duas vezes presidente da Conferência dos Bispos de França (CBF), reconheceu esta segunda-feira, 7, publicamente ter-se conduzido “de modo repreensível com uma menina de 14 anos” quando, há 35 anos, já era padre. O comunicado do cardeal de 77 anos caiu como uma bomba na reunião plenária da CBF, levando o seu presidente, o arcebispo de Reims, Éric de Moulins-Beaufort, a convocar os jornalistas para ler uma longa declaração sobre este e outros casos de abusos sexuais.
Entre 7 e 10 de novembro
Abusos, sínodo e JMJ em debate na assembleia de bispos em Fátima
Os bispos portugueses estarão reunidos a partir da tarde desta segunda-feira, 7, e até à próxima quinta-feira, em Fátima, para uma nova assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Entre os temas em agenda incluem-se a Jornada Mundial da Juventude 2023, e a participação na etapa continental do Sínodo 2021-2024. Será também feito um ponto de situação sobre o processo de “proteção de menores e adultos vulneráveis”.
Abusos sexuais de crianças
Padres obrigados por lei a violar segredo da confissão
Os padres da Igreja Católica da Austrália Ocidental passaram a estar obrigados por lei a denunciar situações de abuso sexual de crianças, mesmo que as informações tenham sido obtidas sob o segredo da confissão. A medida, que entrou em vigor nesta terça-feira, dia 1, estende-se a todos os ministros das diferentes religiões.
Pároco de Massamá celebrou missa antes de Patriarcado divulgar decisão
Dois padres acusados de alegados abusos e obscenidades tiveram processos arquivados
O processo de averiguação canónica relacionado com o padre Luís Cláudio Ferreira dos Santos, pároco de Massamá (Sintra) e o processo civil envolvendo o padre Duarte Andrade e Sousa, que acompanhava alunos no Colégio de São Tomás, em Lisboa, foram arquivados. Em ambos, estavam em causa alegados abusos ou assédio e as decisões foram anunciadas pelo Patriarcado.
Não deverá sair antes de 2024
Nova Comissão prepara relatório sobre a proteção da Igreja aos menores em todo o mundo
A “nova” Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores já iniciou os trabalhos. Com um número renovado de membros, reuniu-se no Vaticano no final de Outubro e lançou as bases para a elaboração de um relatório anual sobre os esforços da Igreja Católica a nível mundial em matéria de protecção de menores, que não deve estar pronto antes de 2024.
Foz Côa
Padre suspeito aguarda inquérito em liberdade, mas com medidas de coacção
António Júlio Pinto, o padre de Foz Côa detido por suspeitas de tráfico de ser humano e abuso de pessoa incapaz de resistência, aguardará o desenvolvimento do inquérito em liberdade, assim decidiu o Tribunal de Matosinhos. De acordo com o Jornal de Notícias, o juiz aplicou-lhe a medida de coação de apresentações quinzenais às autoridades, bem como a proibição de contactar a vítima.
Acusado de tráfico de pessoas e de abuso sexual
Padre detido tinha tentado frequentar o seminário uma primeira vez, mas em vão
O padre que foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) pela alegada prática de crimes de tráfico de pessoas e de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, em Vila Nova de Foz Côa, só entrou para o seminário em 2006/2007 e foi ordenado padre em 2013, aos 53 anos. No entanto, já tentara anos antes frequentar o seminário, mas em vão – sabe o 7MARGENS.
Reclusos e pastoral penitenciária apreensivos
Registo criminal “não deve impedir a participação de ninguém na JMJ”
A afirmação do bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, de que os colaboradores e voluntários da organização da Jornada Mundial da Juventude têm de apresentar o seu registo criminal foi acolhida com perplexidade e “tristeza” por alguns agentes da pastoral penitenciária e reclusos, que consideram essa exigência “incoerente” com os princípios cristãos.
Do “meteorito” ao crime não público
Bispo do Porto fez silêncio, declara pedir perdão e afirma “tolerância zero”
O bispo do Porto publicou esta terça-feira, 25, uma nota episcopal com “esclarecimentos sobre a questão dos abusos sexuais” sobre menores. Quinze dias depois de declarações polémicas sobre o conceito de “crime público” e quatro anos depois de ter comparado a necessidade de investigar os abusos à queda de um “meteorito” na cidade do Porto, Manuel Linda assume não ter sido feliz, reconhece a ingenuidade no uso de algumas expressões e admite que “a realidade é muito mais sombria e dolorosa” do que pensava.
Após divulgação de estudo independente
Igreja Católica em Inglaterra faz “pedido de desculpas sem reservas” às vítimas de abusos
Depois de sete anos de trabalho, a equipa responsável pelo Inquérito Independente sobre Abuso Sexual Infantil na Inglaterra e País de Gales publicou o seu relatório final, concluindo que o abuso sexual infantil é “uma epidemia” nestes países.
Estudo norte-americano revela
Padres sob pressão, sem confiança nos bispos e com medo de falsas acusações
Um estudo que afirma ser fruto da maior sondagem realizada a padres católicos nos Estados Unidos da América (EUA) nos últimos 50 anos concluiu que, apesar dos níveis de bem-estar e realização pessoal serem relativamente altos entre a classe, há uma percentagem significativa de sacerdotes com sintomas de esgotamento, desconfiança em relação aos seus bispos, e que receiam ser falsamente acusados de má conduta.
Estudo da CLAR
Mais de metade das religiosas na América Latina e Caraíbas sofreram abusos de poder
Uma sondagem efetuada pela Confederação Latinoamericana de Religiosas e Religiosos (CLAR) concluiu que 55,2% das religiosas da América Latina e Caraíbas já experimentaram abusos de poder no âmbito da vida religiosa, exercidos na maioria dos casos pelas superioras das congregações às quais pertencem, noticiou esta terça-feira o Vatican News.
Tratamento sigiloso de casos de abusos
Vaticano e Francisco alvos de fortes críticas
“Caso Santier: choque e desgosto”, diz o “La Croix”. “Má gestão do Vaticano de casos de abuso de alto nível aprofunda a sua principal crise”, titula o “Washington Post”. E a mesma acusação: em alguns casos de abusos, o Vaticano não procede como prometera e isso descredibiliza tudo quanto tem dito e feito. Visado número um: o Papa Francisco.
Na África, mas não só
Abuso de freiras na Igreja Católica: um tema tabu
O abuso de freiras por parte de membros do clero em África foi o tema da tese de doutoramento que uma freira do Togo, Mary Lembo de seu nome, defendeu na Universidade Gregoriana, em Roma, em 2019, tendo sido aprovada com a classificação máxima (suma cum laude) e, na ocasião, felicitada pela sua coragem. O trabalho acaba de ser publicado em livro nas edições Salvator, em França, com o título “Réligieuses abusées en Afrique – Faire la vérité” [Religiosas abusadas em África – falar verdade].
“Perguntar não ofende”
Daniel Oliveira entrevista António Marujo sobre os abusos sexuais
O abuso de crianças pode acontecer em qualquer instituição mas, “talvez por serem menos centralizadas, em poucas se tornou tão evidente um encobrimento tão generalizado, sistemático e ao mais alto nível como na Igreja Católica. E esse é o verdadeiro escândalo.” Daniel Oliveira em conversa com António Marujo no podcast Perguntar não ofende.
Abusos sexuais
Bispo do Porto não se lembra de caso mas remeteu denúncia para comissão
O bispo do Porto afirmou que “qualquer vítima” deve denunciar casos de abusos sexuais, numa resposta a um caso noticiado pela imprensa, envolvendo uma mulher e um padre da Diocese de Vila Real. Numa primeira reação, Manuel Linda tinha afirmado que não se recordava “minimamente de nada parecido com essa denúncia”.
Bispo Ornelas em Fátima
Cada caso de abusos na Igreja “é uma derrota” e “contradiz radicalmente a nossa missão”
Garantindo estar “tranquilo” e não ter sido responsável por “nenhuma manobra de encobrimento” de abusos sexuais na Igreja, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, assumiu esta quarta-feira, 12, que “cada caso [de abuso de crianças] que acontece é uma derrota” e “qualquer número é sempre demasiado”.
Relatório em 31 de Janeiro
Comissão Independente recomendará pedido de perdão da Igreja e mudanças legais sobre abuso sexual
A Comissão para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja apresenta o relatório em 31 de Janeiro e nele incluirá recomendações: a mudança dos prazos para a prescrição dos casos de abuso e uma celebração especial de pedido de perdão às vítimas, são algumas.
Patriarcado divulgou nota
Queixa de acólito levou à suspensão de pároco de Massamá e já está no Vaticano e no MP
Terá sido um jovem do grupo de acólitos da paróquia de São Bento de Massamá (Sintra) a queixar-se do comportamento afectivamente abusivo do padre Luís Cláudio Ferreira dos Santos, cuja suspensão de funções foi anunciada na manhã desta sexta-feira, 7 de Outubro, pelo Patriarcado de Lisboa.
Meteoritos e pedras de moinhos
O abuso é crime público, sim, mas as palavras de Jesus não são menos duras do que as penas legais.
Alegado encobrimento de abusos
Marcelo contactou Ornelas: “Tomei eu a iniciativa”
O Presidente da República veio justificar a sua participação no caso do alegado encobrimento de abusos sexuais pelo bispo de Leiria-Fátima, tendo necessidade de o fazer a dois tempos. De acordo com Marcelo, quando ocorreu o contacto entre os dois, José Ornelas já “sabia pela comunicação social há semanas que havia a investigação”.
Dehonianos criam linha de escuta
Arcebispo de Braga foi a Joane pedir perdão e aprofundar “processo de purificação”
A igreja do Divino Salvador de Joane encheu com cerca de 200 pessoas que ouviram o arcebispo de Braga, José Cordeiro, dizer que a denúncia de abusos em Joane (Famalicão) e a consequente exposição mediática da comunidade é uma experiência que “pode contribuir para o aprofundamento de um processo de purificação” que a Arquidiocese de Braga está ainda a iniciar.
Perceber se houve encobrimento
ONU pede investigação no caso Ximenes Belo
A ONU e grupos de defesa de sobreviventes de abuso sexual do clero querem que o Papa Francisco lance uma investigação para determinar quem teria conhecimento de casos de abuso sexual que possam envolver o ex-bispo de Díli, Ximenes Belo.
MP revela inquérito de 2011
Bispo Ornelas critica Procuradoria por saber pelos jornalistas que está a ser investigado por alegado encobrimento de abusos
O bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, está a ser investigado pelo Ministério Público por alegadamente ter encoberto casos de abusos sexuais ocorridos num orfanato em Moçambique. E a Arquidiocese de Braga lamenta atraso em decisão sobre caso com padre em Joane.
Abusos sexuais
Bispos timorenses dizem que irão cooperar com eventuais processos judiciais sobre Ximenes Belo
Os bispos timorenses garantiram que irão respeitar e cooperar com qualquer processo judicial que venha a ser iniciado na sequência das acusações de abusos sexuais que terão sido cometidos pelo bispo emérito de Díli, Ximenes Belo.
Nobel da Paz não lhe será retirado
Ximenes Belo saiu dos salesianos em carro da embaixada e tem sanções do Vaticano desde há dois anos
Mal se soube da notícia das acusações de abusos sexuais contra o bispo Ximenes Belo, a embaixada timorense em Portugal enviou um carro à casa dos Salesianos das Oficinas de São José (Campo de Ourique, Lisboa), para levar o bispo para lugar desconhecido.
Investigação publicada nos Países Baixos
Ximenes Belo acusado de abusos sexuais por pelo menos duas alegadas vítimas
Habituámo-nos a olhar para o bispo Ximenes Belo, antigo administrador apostólico de Díli e Prémio Nobel da Paz, como alguém que protegia e defendia os mais frágeis, por isso a história é ainda mais chocante: há pelo menos duas pessoas que acusam Carlos Ximenes Belo de abusos sexuais, de acordo com uma investigação do semanário neerlandês De Groene Amsterdammer, publicada nesta quarta-feira, 28 de Setembro, na sua página digital.
Não houve encobrimento, diz Companhia
Oito jesuítas abusaram de crianças entre 1950 e anos 90
Oito jesuítas, todos já falecidos, cometeram abusos sexuais sobre crianças dos 9 aos 16 anos, de ambos os sexos, entre 1950 e os anos 90. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 26 de Setembro, pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ), através de um comunicado enviado à comunicação social.
Abusos sexuais
Patriarca garante que fez “tudo o que está previsto”
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, declarou à RTP que considera que fez “tudo aquilo que está previsto quer na lei civil quer na lei canónica, quer também no espírito evangélico, que acredita na regeneração das pessoas” em relação aos casos de abuso sexual por parte de membros do clero.
Após reunião em Fátima
Bispos respondem a críticas ao “Relatório de Portugal ao Sínodo”
Os conteúdos do Relatório de Portugal ao Sínodo 2021-2023 “não foram inventados” pela comissão criada pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para a sua redação, esclareceu em comunicado divulgado esta terça-feira, 13, o padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz daquele organismo. Esses conteúdos “encontram-se nos documentos” enviados pelas diferentes dioceses e “é importante ouvi-los, discerni-los, completá-los ou reformulá-los, mas não descartá-los”, sublinhou.
Carta à diocese
Patriarca reafirma “pedido de perdão institucional e convicto” por abusos
O cardeal-patriarca de Lisboa reafirmou o seu “pedido de perdão institucional e convicto” pelos casos de abusos sexuais, garantindo “tudo fazer para que tais casos não se repitam”.
2ª de 3 crónicas sinodais
Abusos sexuais: um problema sintomático e sistémico, e o confronto entre modelos de igreja
Não podemos deixar de nos interrogar sobre a enorme dificuldade de introspecção da Igreja e a sua opção por demasiadas vezes relativizar, esconder ou dissimular o problema. Ela decorre da sua própria organização e cultura clericalista, própria da Igreja administrativo-funcionalista; será particularmente difícil que ela própria proponha e leve a cabo uma reflexão que a vai colocar directamente em causa. Difícil, mas não impossível.
D. José Ornelas no Simpósio do Clero
“Não pode haver tolerância nem encobrimento” dos abusos
“Pelo mal que causa às pessoas e à comunidade”, cada caso de abuso de crianças “é também um sofrimento e uma derrota para toda a Igreja. Por isso, não pode haver tolerância nem encobrimento de casos destes”. A afirmação foi feita esta segunda-feira, 29, em Fátima, pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na abertura do 10º Simpósio do Clero. Trata-se de uma iniciativa da comissão especializada da CEP, que se prolonga por quatro dias.
Colômbia
Justiça força bispo a publicar lista de padres abusadores
O arcebispo de Medellín, na Colômbia, foi forçado pelo Tribunal Constitucional do país a publicar uma lista nominal de padres da sua diocese que terão abusado de crianças, nas últimas décadas. A medida, cumprida na última sexta-feira, 26, surge da petição apresentada por um conhecido jornalista colombiano que se dedica a investigar casos de abusos, e já havia sido decidida favoravelmente no início de junho deste ano.
“Agressões sexuais”
Cardeal Ouellet nega acusações e vítima questiona a investigação do Vaticano
O cardeal Marc Ouellet veio a público “negar categoricamente” as acusações de violência sexual, de que está a ser alvo no Canadá. Ao mesmo tempo, o modo como o processo foi conduzido no Vaticano está a levantar burburinho, nomeadamente no país em que os factos...
Cardeal Ouellet acusado de assédio sexual
Papa não avança com processo por falta de provas
O diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, anunciou hoje que o Papa Francisco decidiu descartar qualquer processo contra o cardeal Marc Ouellet, considerando sem fundamento as acusações de assédio sexual contra o responsável canadiano.
Abusos Sexuais
Comissão relança campanha de informação junto de emigrantes
A Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa divulgou ontem, dia 16 de agosto, um pedido a todos os media, federações desportivas e membros da Igreja para que reforcem até ao final do mês a divulgação dos seus contactos.
Cenários para a eventual sucessão
Patriarca disposto a sair. Decisão nas mãos do Papa
O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, estará mesmo disposto a sair do cargo, tendo deixado nas mãos do Papa a decisão final, que pode ser tomada em breve, ou seja, dentro de uns dois meses – a seguir ao consistório do final deste mês, depois da reunião em Roma de todos os cardeais.
Convenção Batista do Sul
Abusos sexuais nas igrejas da SBC sob investigação federal
Várias comunidades da Convenção Batista do Sul (SBC, no acrónimo em língua inglesa), o segundo maior grupo religioso dos EUA e a mais importante denominação protestante do país, estão a ser investigadas pelo Departamento de Justiça sobre a prática de abusos sexuais e o seu encobrimento por parte de responsáveis, noticiou o Washington Post de dia 12 de agosto.
Peregrinação do migrante e do refugiado
Bispo de Fall River aconselha “transparência” no tratamento de casos de abusos
O bispo da diocese norte-americana de Fall River, D. Edgar da Cunha, disse hoje em Fátima que a resposta da Igreja aos casos de abusos de menores deve ser marcada pela “transparência”.
Conselho Pastoral e diáconos permanentes
Mais orgãos do Patriarcado saem em defesa do Patriarca de Lisboa
A Comissão Permanente do Conselho Pastoral Diocesano e da Comissão Coordenadora do Diaconado Permanente emitiram notas de apoio a D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, na sequência das polémicas que envolveram o prelado e o Patriarcado nas últimas semanas.
Abusos sexuais
Padres de Lisboa saem em defesa do patriarca
O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa saiu em defesa do cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, numa nota publicada esta terça-feira à noite no site da diocese. Nas últimas semanas, Clemente tem sido acusado de não ter dado seguimento a queixas que lhe foram transmitidas de abusos sexuais.
Clero de Lisboa “surpreendido”
Patriarca terá falado com o Papa na possibilidade de sair
O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, pode ter colocado ao Papa a possibilidade de deixar o cargo, tendo em conta a pressão social e o descontentamento de muitos católicos à volta da questão dos abusos, o escrutínio mediático que está a ser feito e o facto de estarmos a um ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, no início de Agosto do próximo ano.
Comissão Independente divulga apelos
“Por um futuro de crianças salvas pela vossa dura partilha”
Atores, médicos, jornalistas, magistrados, artistas… São ao todo 23 as personalidades da sociedade civil que apelam aos que tenham sido vítimas, em criança, de abusos sexuais no seio da Igreja Católica para que deem “voz ao seu silêncio”. As frases, conselhos, pedidos e reflexões partiram de um convite da Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa e foram partilhadas pelo coordenador da mesma, Pedro Stecht, em nota enviada esta quinta-feira, 4, aos meios de comunicação.
Comissão antiabusos reclama
Igreja polaca destrói arquivos relativos a abusos sexuais
A Igreja Católica tem destruído os arquivos relativos aos casos de pedofilia por parte do clero que já foram reportados ao Vaticano, e o núncio apostólico em Varsóvia não responde aos pedidos de disponibilização desses mesmos arquivos, denunciou a comissão estatal para a investigação dos abusos sexuais infantis da Polónia, durante a apresentação do seu relatório anual, que decorreu esta quarta-feira, 3 de agosto.
Visado pode abandonar ministério
Patriarcado afastou padre acusado de violação
O Patriarcado de Lisboa decidiu afastar um padre da diocese de “todas as suas funções” até averiguar se têm fundamento as acusações de violação recebidas pela diocese da capital e feitas pela mulher que se apresenta como vítima. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 1 de Agosto, através de um comunicado enviado ao 7MARGENS e publicado na página oficial do Patriarcado.
Carta aberta do cardeal patriarca
“Que ninguém tenha medo de denunciar” os abusos de menores
Face às notícias que circularam esta semana sobre um caso de abuso sexuais na diocese de Lisboa, denunciado em 1999, o cardeal patriarca publicou esta sexta-feira, 29, uma carta aberta onde explica qual foi o procedimento da Igreja, e o seu em particular, relativamente à vítima e ao padre em questão. Manuel Clemente sublinha que foi assumido o compromisso de “tolerância zero” para estas situações e pede “que ninguém tenha medo” de as denunciar.
Caso com 30 anos
Patriarcado reconhece denúncia de abuso sexual
O Patriarcado de Lisboa reconheceu esta quarta-feira, dia 27, que recebeu uma queixa contra um padre por alegados abusos sexuais e que o patriarca Manuel Clemente encontrou-se com a vítima desses abusos sexuais, duas décadas depois dos eventos, mas sem consequências.
Troca de "declarações"
Caminho Sinodal alemão irritado com a comunicação do Vaticano
Em dois parágrafos, um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, datado de 21 de julho, colocou um explícito travão no chamado Caminho Sinodal em que a Igreja alemã se lançou em 2019, e que tem sido motivo de polémica pela ousadia de algumas das posições entretanto assumidas. Os responsáveis da Igreja alemã já responderam: querem a comunhão na Igreja, mas com outro estilo de comunicação.
Pobres, excluídos e diálogo
As cinco chaves de leitura da assembleia do Celam
De 12 a 14 de julho, o Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM) realizou a sua Assembleia Extraordinária, na qual avaliou, juntamente com os presidentes e secretários gerais das 22 conferências episcopais, o caminho pastoral desta organização após a sua renovação.
Crianças sem voz
As recentes notícias sobre a criança de Setúbal, de 3 anos de idade, usada como arma de arremesso em virtude de desentendimentos entre a mãe e uma pseudo-ama, trouxe novamente a questão da violência sobre as crianças para a agenda pública.
Concílio da Igreja Católica na Austrália
Diaconato feminino aceite se Roma der o “sim”
O chumbo de duas moções sobre o papel das mulheres na Igreja levou à suspensão temporária da assembleia final do 5º Concílio Plenário da Igreja Católica na Austrália que acabou por as aprovar depois de ligeiramente reescritas.
Proposta entregue à CEP
Siza Vieira vai “materializar” o pedido de desculpas às vítimas de abusos
A Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa atualizou o número de denúncias de casos de abusos para 352, no dia em que faz o balanço dos seis meses sobre a criação da CI. Em comunicado enviado ao...
Caso das mensagens no Whatsapp
Colégio de S. Tomás escreveu aos pais a lamentar e pedir desculpa
A direcção do Colégio S. Tomás, em Lisboa, onde um dos capelães deixou de prestar funções por estar num grupo de WhatsApp com alunos com os quais trocou mensagens (incluindo vídeos) de carácter obsceno, enviou uma carta a todos os pais de alunos da escola dizendo que lamenta “muito o sucedido” e informando que o caso está entregue à comissão do patriarcado para a Protecção de Menores e às autoridades judiciárias, que “estão a seguir o processo”.
Lisboa
Padre suspeito de partilhar obscenidades em rede social afastado do Colégio S. Tomás
O padre Duarte Andrade e Sousa, do Patriarcado de Lisboa, não entrará mais no Colégio S. Tomás da Quinta das Conchas, em Lisboa, um estabelecimento de ensino de inspiração católica. Em causa, soube o 7MARGENS, está o facto de os pais de alguns estudantes terem descoberto imagens obscenas (incluindo vídeos) nos telemóveis dos filhos, num grupo de WhatsApp que aquele padre mantinha com alunos do colégio. De acordo com a reitora da escola, Isabel Almeida e Brito, em declarações esta tarde ao 7MARGENS, foi o próprio que assumiu os factos e disse que deixaria de aparecer no S. Tomás.
Concílio em fase de decisões
Povos indígenas e vítimas de abusos são prioridade para católicos australianos
Já começou o período de votação de moções na segunda e última fase do 5º Concílio Plenário da Igreja Católica australiana, que decorre esta semana na cidade de Sidney. Os povos indígenas e as vítimas de abusos sexuais foram tomados como marca distintiva quanto àqueles com quem os católicos australianos querem fazer caminho em conjunto.
Documento
Abusos sexuais: seis meses para ajudar a curar uma chaga
Na quase totalidade dos testemunhos recolhidos pela CI, aparece referida uma dupla expectativa: o pedido de perdão pelo passado, assumido pela Igreja junto das vítimas a par do inequívoco compromisso por um futuro diferente perante todos os seus fiéis.
Testemunho de uma vítima
Abusos sexuais: “Como é que eu ainda sou católico?”
Sou um homem adulto de 46 anos. Escrevo este texto, que é pequeno, apenas para contar em resumo o que me aconteceu e também porque desde já peço a todos que passaram pelo mesmo que não tenham medo, que falem e que assim se ajudem a si próprios e a outros que, quem sabe, passaram ou podem vir a passar pelo mesmo.
Testemunho de uma mulher vítima
Abusos sexuais: “Senti que não acreditavam em mim”
Na conferência de imprensa da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, que decorreu quinta-feira, 30 de junho, em Lisboa, foram lidos três testemunhos de vítimas de abusos, cujo anonimato foi mantido. Num dos casos, uma mulher de 50 anos fala do trauma que os abusos sofridos lhe deixaram e de como decidiu contar a sua história a um bispo, sentindo ainda assim que a sua versão não era plenamente aceite como verdadeira.
Abusos sexuais
Testemunho de vítima: “Homem pedófilo, quero que saibas o que fizeste à minha fé”
Uma das vítimas de abusos sexuais fala do que significou o abuso para a sua fé. Neste caso, o texto lido é um excerto de um depoimento mais longo, mas foi a própria vítima, um homem, que manifestou o desejo de que o depoimento fosse divulgado. Pela sua importância, o 7MARGENS divulga esse texto.
338 casos já validados
A “nuvem escura que nunca larga” as vítimas de abusos sexuais
17 casos já entregues ao Ministério Público, todos de padres que podem estar ainda no activo; 338 testemunhos validados, com um peso importante de situações ocorridas no confessionário. Uma maioria de vítimas que, ainda assim, continua a considerar-se como católica. Após quase seis meses de trabalho, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa fez um novo balanço. E apresentou três depoimentos de vítimas que querem ajudar a que outras como elas também falem e que pedem à Igreja um gesto de reparação.
Encontro “Cuidar” em Lisboa
Quando os padres não abusadores são as vítimas colaterais dos abusos do clero
“O que encontramos assusta-me: desilusão, depressão, crise existencial, perda de identidade, fim da relação entre presbíteros, perda de confiança na instituição e na hierarquia.” O diagnóstico cáustico é feito ao 7MARGENS pelo padre inglês Barry O’Sullivan, 61 anos, da diocese de Manchester, que estudou o impacto dos abusos sexuais entre os padres não abusadores.
Sínodo em Inglaterra e Gales
Uma Igreja ferida chamada à conversão
A corresponsabilidade entre todos os batizados no governo da Igreja, a valorização do papel da mulher, uma maior atenção aos grupos até agora marginalizados e uma reorientação das prioridades pastorais são alguns dos pontos mais significativos da síntese nacional da Igreja na Inglaterra e em Gales divulgada no sábado, 25 de junho.
Pré-publicação 7M
Uma anatomia do poder eclesiástico a propósito dos abusos sexuais
Uma Anatomia do Poder Eclesiástico é o título do livro que reúne sete estudos de outros tantos autores portugueses a propósito da questão dos abusos sexuais na Igreja Católica e que será apresentado na próxima quarta-feira.
CEP aprovou normas de acesso aos arquivos
Leigos a participar na escolha dos bispos e promover papel da mulher na Igreja, pedem jornadas pastorais
“Tornar a nomeação de novos bispos mais célere, a acontecer num espírito de sinodalidade e com a participação da comunidade” e “promover o papel da mulher na Igreja” são dois dos pedidos dos cerca de 100 participantes nas jornadas pastorais da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Decisões sobre abusos sexuais
Convenção Baptista do Sul recusa “teologia da prosperidade”
A reunião anual da Convenção Baptista do Sul, a maior denominação protestante dos Estados Unidos, aprovou uma resolução que rejeita a “teologia da prosperidade”, considerando-a um ensinamento falso e uma distorção das Escrituras, sobretudo no que diz respeito à obra expiatória de Jesus Cristo na cruz. E houve decisões sobre abusos sexuais
Entrevista ao La Stampa
Marx: Sacerdócio feminino “está em aberto”
O Cardeal Reinhard Marx considera que o papel da mulher na Igreja está mais "maduro" que nunca e que elas podem ser colocadas em lugares de poder e decisão, que os escândalos dos abusos sexuais têm como "problema de fundo o abuso de poder" e que os homossexuais...
Abusos sexuais
Bispo belga rejeita barrete cardinalício
A Conferência Episcopal Belga anunciou que o bispo emérito de Ghent, Luc Van Looy, de 80 anos, “pediu ao Papa que o isente de aceitar a nomeação [cardinalícia]” que deveria ter lugar a 27 de agosto. A razão da recusa prende-se com a falta de vigor com que, no passado, Van Looy teria respondido às denúncias que recebeu sobre abusos sexuais.
Presidente da CEP
Acesso aos arquivos deve servir para “minorar e solucionar” problema dos abusos
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, falou esta sexta-feira, 10, aos jornalistas sobre o acesso aos arquivos nos casos de abuso de menores na Igreja, sublinhando que estes não devem servir “para guardar problemas” mas para encontrar “luz e formas de minorar e solucionar”.
Abusos sexuais
Responsável do Vaticano apoia comissão nomeada pelos bispos espanhóis
A auditoria externa encomendada pela Igreja espanhola para investigar os abusos sexuais recebeu o apoio explícito do padre jesuíta alemão Hans Zollner, responsável do Vaticano para a Proteção de Crianças. “Não apenas confio que [a comissão] fará um bom trabalho, como espero que o relatório seja muito rigoroso.”
Igreja indemniza
Vítimas de abusos em França receberão até 60 mil euros
A Igreja Católica em França compensará as vítimas de abuso sexual por padres com uma verba até 60 000 euros. O anúncio da decisão foi feito por Marie Derain de Vaucresson, presidente da Instância Nacional Independente para o Reconhecimento e Reparação.
Abusos sexuais
Bispos de Itália adotaram via original… e contestada
Não a uma comissão de investigação independente dos abusos sexuais na Igreja; sim a um “via italiana” para colocar as vítimas de abuso no centro das preocupações e das ações. Assim se pode resumir o rumo traçado na última semana pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), agora sob a direção do cardeal Matteo Maria Zuppi.
[Debate 7M: A Igreja e os média–5]
Igreja e comunicação social – aliados na busca da verdade
Poucos casos servem melhor para medir a relação entre a Igreja e os media do que a crise global de abusos sexuais praticados sobre menores por elementos do clero. Esta crise é a maior que a Igreja Católica tem enfrentado nas últimas décadas, e embora haja sinais de que a situação está bastante melhor agora, pelo menos no mundo ocidental, podemos ter a certeza de que irá continuar a gerar manchetes e polémica durante muito tempo ainda.
Zuppi é o novo presidente da CEI
Bispos italianos pressionados para criarem comissão sobre abusos
Matteo Maria Zuppi, de 66 anos, cardeal ligado à Comunidade de Santo Egídio, tornou-se esta terça-feira, 24, o novo presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), por escolha do Papa Francisco. Na agenda tem uma forte pressão para criar uma comissão independente sobre abusos sexuais na Igreja.
Bispo auxiliar de Braga
Igreja não pode tolerar conspiração do silêncio sobre os abusos sexuais
Não podemos tolerar uma conspiração do silêncio, sempre assassino, que mata tanto como os crimes. Temos dias duros de via purgativa, mas há que reforçar uma nova consciência sobre o poder de cada um para saber ouvir e ler os alertas e não manter a impunidade nem o silêncio.
Abusos sexuais
A Igreja tem de aprender a prestar contas
Gostaria de falar, em primeiro lugar, acerca da Igreja enquanto instituição de poder, porque essa é uma das maiores premissas que orientam o meu trabalho enquanto jornalista que se dedica à cobertura dos assuntos religiosos e, em especial, ao escrutínio da atividade da Igreja Católica. Que não haja dúvidas: a Igreja é uma instituição de poder.
Abusos sexuais
Os direitos da criança, a criança e o direito
Num traço grosso, valerá lembrar aqui o particular significado que assume, por exemplo, a conclusão de que a criança é um «sujeito de direitos autónomos», e verificarmos, de imediato, como estamos ainda longe de a ter como pacífica, mesmo entre aqueles que partilham iguais referências éticas e semelhantes perspectivas ideológicas.
Abusos sexuais na Igreja: fazer ciência para o bem comum
Terça-feira passada, dia 10, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa organizou uma conferência sobre o tema dos abusos, conforme o 7MARGENS noticiou. Pela importância do tema, da iniciativa e das intervenções nela realizadas, publicámos já as duas intervenções do coordenador. A seguir reproduzimos a intervenção da socióloga Ana Nunes de Almeida, que integra também a Comissão.
Silêncios que dizem (quase) tudo
Abusos sexuais: Conhecer o passado, cuidar o futuro
Não espanta que, durante tanto tempo todos tenhamos assistido a uma neutralidade ou apatia, quando não desinteresse e até com frequência negação da existência de problemas graves na infância e adolescência, como os maus-tratos e todas as formas de abuso.
Padre Zollner sobre os abusos
“Igreja deve pedir perdão pelos seus pecados e crimes”
A Igreja Católica deve, enquanto instituição, “assumir” que cometeu erros e que encobriu “crimes”, confessar os seus “pecados institucionais”, pedir perdão por eles e comprometer-se em não voltar a pecar, defendeu esta terça-feira, 10 de Maio, em Lisboa, o padre jesuíta alemão Hans Zollner, responsável do Vaticano para a Protecção de Crianças.
Suspenso processo de beatificação
Movimento de Schoenstatt quer esclarecer a verdade sobre o fundador e acusações de abusos
“Temos todo o interesse em que se esclareça” o que aconteceu com o fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt (MAS), padre Josef Kentenich, acusado de abusos sexuais e de abuso de poder, diz ao 7MARGENS Ana Sanches, da presidência nacional da organização católica.
José Kentenich
Beatificação do fundador de Schoenstatt foi suspensa
O Vaticano suspendeu o processo de beatificação de Joseph Kentenich, o fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A decisão, de acordo com o Religión Digital, terá sido tomada a pedido da diocese alemã de Trier (Tréveris), na sequência das notícias surgidas há dois anos e que davam conta de acusações de abuso de poder e abuso sexual por parte de Kentenich, que morreu em 1968 e cujo processo foi aberto em 1975.
Chile
Padre jesuíta suspenso por denúncia de abusos sexuais
Está a decorrer uma investigação canónica a um conhecido padre jesuíta chileno, na sequência de uma denúncia pela prática de supostos “atos de conotação sexual” relativamente a uma menor, avançou esta quarta-feira, 4 de maio, o Religión Digital. Felipe Berríos, que além de padre é também ativista, escritor e fundador de várias ONG, foi já suspenso das suas funções pela Companhia de Jesus.
“Preocupados” com situação social
Bispos consideram “descabido” falar de ocultação de abusos
Falar de “indícios de encobrimento” de abusos sexuais por parte de bispos, neste momento, “parece descabido”, considera o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, reagindo deste modo à avaliação feita há duas semanas pela Comissão Independente que estuda os abusos sobre crianças dentro da Igreja.
Presidente dos bispos portugueses
Pedir perdão pelos abusos, valorizar Abril e apoiar a Ucrânia
A reafirmação de que a Igreja quer pedir perdão às vítimas de abusos, a valorização do 25 de Abril de 1974 e a manifestação de solidariedade com o povo ucraniano – foram estes os temas principais do discurso do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Início da Assembleia dos bispos
Espanha: “As vítimas de abuso são a nossa prioridade absoluta”
O Cardeal Arcebispo de Barcelona, Juan José Omella, defendeu, perante todos os bispos espanhóis, que “as vítimas são a nossa prioridade absoluta” no que diz respeito aos casos de abusos sexuais por membros da Igreja Católica em Espanha. O prelado discursava na abertura da Assembleia Plenária dos bispos naquele país.
Assembleia Plenária em Fátima
Bispos debatem acesso aos arquivos por causa dos abusos
A protecção de crianças e jovens contra os abusos sexuais é um dos temas em agenda na 202ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que nesta segunda-feira, 25, se inicia em Fátima, onde decorre até quinta-feira, 28.
África
Mulheres são duplamente vítimas dos abusos sexuais
Por terem sido abusadas sexualmente e por serem mulheres, muitas adolescentes, jovens, religiosas e até mulheres casadas, em África, veem-se constrangidas a uma cultura do silêncio, que lhes é socialmente imposto. Mas a situação começar a mudar, como mostra a teóloga e religiosa congolesa Josée Ngalula,
Diocese de Camden em New Jersey
Indemnizações de 87,5 milhões para vítimas de abusos sexuais
A diocese católica de Camden no Estado New Jersey vai pagar 87,5 milhões de dólares de indemnizações a cerca de 300 vítimas de abusos sexuais por parte de clérigos. Será mais elevada que a de Boston, mas não é a mais alta.
A verdade libertará
Felicito os bispos pelo discernimento assertivo que demonstraram ao constituir esta comissão, pelas pessoas escolhidas e por lhes terem confiado uma missão que, ao contrário, do que alguns possam ainda pensar, dará maior credibilidade à Igreja.
290 testemunhos de abusos
Há “indícios” de ocultação por parte de bispos no activo
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica já validou 290 testemunhos de vítimas, tendo remetido 16 casos ao Ministério Público. E a comissão diz que há “indícios” de “situações de encobrimento e ocultação” por parte de alguns bispos no activo – sem que o seu número fosse quantificado.
Recomendações da CIASE
Bispos franceses lançam grupos de trabalho sobre abusos sexuais
Os nove grupos têm como preocupação comum definir, no prazo de um ano, caminhos e medidas destinadas a combater a violência sexual, agressão sexual, abuso de poder e consciência dentro da Igreja. Cada um deles é composto por leigos (alguns dos quais vítimas de abusos), diáconos, padres e bispos.
Indígenas do Canadá no Vaticano
“Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa”
“Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa”, disse Cassidy Carson, presidente do Conselho Nacional do Povo Métis, povo indígena do Canadá, a propósito do pedido de perdão que esperam de Roma pelos sofrimentos impostos aos seus antepassados emprisionados nas chamadas escolas residenciais católicas.
Reconciliação com povos indígenas
Líderes de tribos canadianas em Roma
As delegações das tribos indígenas do Canada iniciam hoje uma série excecional de quatro encontros com o Papa Francisco no âmbito do processo que culminará com o pedido de perdão da Igreja pelos graves abusos cometidos nas escolas residenciais que, nos séculos XIX e XX, participaram no processo de assimilação à força os povos nativos.
Cinema
Algumas notas sobre o filme “Graças a Deus” de François Ozon
Recolhendo os testemunhos das vítimas do padre Preynat, traçando o seu percurso, colidindo sistematicamente com a conspiração do silêncio da Igreja, o cineasta procurou a disciplina da fidelidade aos factos. Os advogados de Bernard Preynat pediram a interdição do filme. Um olhar tríptico sobre a obra de François Ozon.
Gustavo Zanchetta, da Argentina
Bispo condenado a pena de prisão por abuso sexual
Gustavo Zanchetta, bispo emérito de Orán, cidade na província de Salta, na Argentina, foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo Tribunal de Primeira Instância de Orán pelo delito de abuso sexual contra dois seminaristas, noticiou sexta-feira, 4 de Março, o diário Clarín. Os juízes também ordenaram a prisão imediata do bispo, e estabeleceram que, cumprida a sentença, Gustavo Zanchetta, de 57 anos, seja registado no Banco de Dados Genéticos.
Depois de cinco meses retirado
Cardeal Woelki volta a pedir resignação de arcebispo de Colónia
O cardeal Rainer Maria Woelki, arcebispo de Colónia, na Alemanha, anunciou esta quarta-feira, 2, que entendeu apresentar ao Papa a sua renúncia do cargo, depois de cinco meses de retiro da arquidiocese. O caso, um dos mais badalados no âmbito do processo dos abusos sexuais na Igreja alemã, relaciona-se com o modo como o arcebispo geriu as denúncias na diocese, a maior e uma das mais ricas do país.
Acusados já morreram
Jesuítas receberam duas queixas de abusos relativas às suas instituições
O Serviço de Escuta da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, que completou três meses de existência na sexta-feira, dia 18, recebeu, até ao momento, duas denúncias de abusos de menores, envolvendo dois jesuítas já falecidos, anunciou o gabinete de...
Bispos prometem
Investigação aos abusos em Espanha inclui indemnizações às vítimas
O presidente da Conferência Episcopal Espanhola, cardeal Juan José Omella, anunciou que a investigação sobre os abusos na Igreja Católica no país irá ao ponto de propor indemnizações às vítimas e será feita para colaborar com as autoridades estatais e não como alternativa, para conseguir “transparência, ajuda e reparação para as vítimas”.
Firma de advogados irá auditar
Bispos espanhóis encomendam investigação sobre abusos
A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) decidiu encomendar a um importante escritório de advogados do país a realização de uma auditoria independente às alegações de abuso sexual na Igreja Católica. Haverá um “canal independente" para receber queixas e rever os...
Arquidiocese de Madrid
Vídeo desmonta falsas crenças sobre abusos sexuais na Igreja
A Arquidiocese de Madrid divulgou um vídeo que responde a dez aparentes argumentos de quem desvaloriza o fenómeno dos abusos, baseado em frases mais ouvidas no atendimento de vítimas.
Abusos sexuais
Deputados elogiam iniciativa pioneira da Igreja francesa
A criação de nova legislação sugerida no relatório da CIASE (a comissão independente sobre os abusos sexuais na Igreja) de outubro de 2021 sobre abusos sexuais na Igreja foi esta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, debatida na Assembleia Nacional (Parlamento) francesa. Mas o debate não se cingiu ao contexto eclesial, sendo abordadas medidas que possam pôr cobro às 160.000 vítimas anuais de agressões sexuais praticadas dentro da família, ou em estruturas educacionais, desportivas e associativas.
[Olhar de teóloga]
Outros o farão por nós
Pode ser que ainda haja espaço de manobra. Ou não. O que eu creio é que a pouca credibilidade que nos restava foi por água abaixo.
CIASE
Abusos em França: comissão “incómoda” rebate acusações
É dura e contundente a resposta da Comissão Independente sobre os Abusos Sexuais na Igreja (CIASE), em França, à contestação do relatório, feita em novembro último por um conjunto de dirigentes e fundadores da Academia Católica do país.
Comissão Independente faz balanço de um mês
Há 214 testemunhos, mas pode haver mais vítimas de abusos sexuais
214 depoimentos é o balanço de um mês de trabalho da Comissão para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja. O número pode ser maior: muitos testemunhos apontam o conhecimento ou a forte probabilidade de outras crianças serem vítimas do mesmo abusador.
“A Igreja não quis saber”
Católicas da Índia pedem transparência depois da absolvição do bispo acusado de abuso
O fórum nacional indiano Irmãs em Solidariedade, constituído por mulheres católicas, acaba de exigir “absoluta transparência e responsabilidade” na maneira como a Igreja lida com casos de abuso sexual, a propósito de uma recente decisão judicial que envolveu um bispo e uma freira.
Abusos sexuais
Bispos prometem abrir arquivos, em Abril decidem como
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa manifestou a disponibilidade dos bispos católicos para a abertura dos arquivos diocesanos à Comissão Independente que estuda os abusos de menores. Mas só em Abril decidirão o modo como a abertura se fará.
Abusos na Igreja Católica
Bento XVI: “Profunda vergonha, grande dor e sincero pedido de perdão”
O Papa Emérito Bento XVI divulgou esta terça-feira, dia 8, uma carta em que apresenta um “sincero pedido de perdão” a “todas as vítimas de abusos sexuais”. O 7MARGENS divulga um anexo com mais pormenores sobre a matéria, que Bento XVI referiu na sua carta, mas que o site do Vaticano não disponibilizou.
Comunidades indígenas do Canadá
Igreja cria fundo de 30 milhões para reparar violências nos internatos
Os bispos católicos do Canadá criaram um fundo financeiro de 30 milhões de dólares (mais de 26 milhões e 220 mil euros) e acabam de instituir uma instituição de caridade para apoiar e promover iniciativas de cura e reconciliação com as comunidades aborígenes e as “primeiras nações” do país.
Abusos sexuais
Igreja cria coordenação nacional das comissões de protecção de menores
As comissões diocesanas de Protecção de Menores ou Adultos Vulneráveis reuniram neste sábado, em Fátima, e constituíram uma Coordenação Nacional com o objectivo de “assessorar o trabalho de cada comissão diocesana, propor procedimentos e orientações comuns” e também para ajudar, caso necessário, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal, cuja autonomia será respeitada.
Abusos de poder e exploração
Papa reconhece exploração de freiras na Igreja e pede-lhes luta
“Convido-vos a lutar quando, em alguns casos, fordes tratadas injustamente, mesmo dentro da Igreja; quando o vosso serviço, que é tão grande, é reduzido à servidão. E às vezes por homens da Igreja”. Estas palavras fortes foram proferidas esta semana, pelo Papa Francisco, no vídeo de lançamento da intenção da oração para este mês, através da Rede Mundial de Oração do Papa.
Carta segue nos próximos dias
Comissão pede apoio aos municípios para chegar mais perto de vítimas de abusos
A Comissão para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja vai escrever a cada um dos 308 municípios apelando a que divulguem a mensagem para chegar mais perto de eventuais vítimas de abuso que não estejam tão à vontade no manejo de tecnologias.
Abusos de menores em Espanha
Procuradoria-Geral e Congresso pressionam Igreja
A Procuradoria-Geral de Espanha deu um prazo aos procuradores-gerais do país para que lhe façam chegar todas denúncias e sentenças sobre agressões e abusos sexuais de menores no seio de instituições religiosas. O Congresso espanhol avança com investigação própria. A Igreja diz que já dispõe de ferramentas “suficientes”.
Abusos sexuais desde 1950
Comissão neozelandesa validou 1680 denúncias
Mais de um milhar de neozelandeses apresentaram 1 680 denúncias de abusos contra padres, freiras, frades e leigos. As queixas reportam-se ao período entre 1950 e os dias de hoje e os queixosos nomearam de modo explícito 592 abusadores.
Jean-Claude Hollerich
As quatro propostas do cardeal para a reforma da Igreja
O cardeal Jean-Claude Hollerich deu, há dias, respostas a vários desses e outros problemas, numa entrevista ao jornalista Loup Besmond de Senneville, correspondente permanente do La Croix International no Vaticano, que desencadeou repercussões um pouco por todo o mundo.
Análise
Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”
Sobre as consequências do estudo divulgado há uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se a posição da diocese e o Papa emérito prometeu responder.
Vila Real
Padre afastado por suspeita de abuso de menores
A Diocese de Vila Real anunciou a decisão de afastar um padre da atividade pastoral que exerce, depois de ter recebido uma denúncia de abuso, por parte da Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, onde o caso terá acontecido.
Relatório independente sobre a diocese de Munique
Cardeais Ratzinger e Marx envolvidos no encobrimento de abusos por omissão
Cerca de 500 crianças foram abusadas por membros da Igreja Católica na arquidiocese de Munique e Freising, na Alemanha, entre 1945 e 2018, segundo um estudo independente agora divulgado. Três cardeais ainda vivos, com destaque para Joseph Ratzinger, depois Papa Bento XVI, surgem aí acusados de encobrimento.
Comentário 7M
O drama de uma Igreja em que as pessoas deixam de acreditar
Muitas das conclusões a tirar do longo relatório da investigação aos casos de abusos sexuais na diocese de Munique são comuns a outros relatórios. Os juristas, não sendo teólogos, colocam o dedo na ferida ao denunciar uma prática que, para proteger a instituição e o seu clero, tentava abafar o grito e o pedido de ajuda das vítimas.
Polónia
Diocese pede desculpa por questionar se vítima de abuso sexual teria tido prazer na relação
A diocese polaca de Bielsko-Zywiec, no sul do país, pediu desculpa pelo facto de o seu advogado ter solicitado ao tribunal que determinasse se um homem, vítima de abuso sexual quando era criança por parte de um padre católico, seria homossexual e se o contacto...
Bispo acusado de violação foi ilibado
Católicos pedem proteção para alegada vítima de violação
Um grupo alargado de mulheres e homens católicos escreveu a vários responsáveis da Igreja pedindo proteção para a freira que se queixou de ter sido abusada pelo bispo de Jalandhar, Franco Mulakkal, que um tribunal indiano ilibou de todas as acusações no dia 14 de janeiro, noticiou hoje, dia 17 de janeiro, o UCANews.
Abusos sexuais na Igreja
“Roma, temos um problema” – e este livro ajuda a entendê-lo
Roma, Temos um Problema pode ser apresentado em quatro partes, assumidas aliás pela organização que o autor lhe dá: um primeiro levantamento histórico; uma segunda parte sobre casos marcantes a nível internacional, incluindo alguns pouco conhecidos; e uma terceira parte sobre os casos portugueses até agora vindos a público. Em síntese, faz-se uma descrição e análise de causas e consequências sobre o que aconteceu em 20 séculos de história do cristianismo (sobretudo ocidental).
Em quatro dias
102 testemunhos de abusos já validados pela comissão independente
Em quatro dias, a comissão independente aos abusos sexuais na Igreja Católica portuguesa validou 102 testemunhos, que incluem “momentos de profunda dor e sofrimento”, revelou este sábado o coordenador, Pedro Strecht.
Polónia
Diocese quer saber se vítima de abuso era homossexual e teve prazer na relação
A diocese polaca de Bielsko-Zywiec, no sul do país, solicitou ao tribunal que determine se um homem, vítima de abuso sexual quando era criança por um padre católico, é homossexual e se o contacto sexual lhe deu prazer.
Bispos criam comissão nacional
Comissão para o estudo dos abusos já recebeu 50 testemunhos
A linha telefónica da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal recolheu, até final da tarde desta terça-feira, meia centena de testemunhos validados, entre telefonemas e inquéritos preenchidos online. Houve também alguns telefonemas falsos, soube o 7MARGENS junto do coordenador da comissão.
Editorial
Abusos sexuais na Igreja: um passo acertado
O 7MARGENS, que tem acompanhado este assunto do ponto de vista informativo e editorial, congratula-se com as decisões tomadas e entende que elas vão no caminho certo – o de dar voz às vítimas e de se disponibilizar para reparar os eventuais danos que tenham sido causados por membros da Igreja.
Comissão divulgou contactos e métodos
Dar voz ao silêncio: 917 110 000. E agora, é a vez das vítimas de abusos sexuais
Está dito ao que vem a nova comissão: apelos a que as eventuais vítimas percam o medo e ultrapassem o difícil que será reviver histórias que se queriam enterradas; o objectivo de recolher testemunhos e não fazer qualquer estudo exaustivo ou inquérito judicial – mas abrindo a possibilidade a que, no final do ano, se veja que há matéria para mais trabalho.
Pedro Strecht coordena
Comissão de estudo dos abusos apresenta-se e anuncia contactos para vítimas
A nova Comissão Independente para Estudo dos Abusos de Menores na Igreja (CIEAMI) apresenta-se publicamente na tarde desta segunda-feira, 10 de Janeiro, em conferência de imprensa a realizar na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 17 horas.
Como arcebispo de Munique
Ratzinger acusado de encobrir capelão abusador
Terá o cardeal Joseph Ratzinger, depois Papa Bento XVI, encoberto um caso de abuso sexual, nos tempos em que foi arcebispo da diocese alemã de Munique e Freising? O bispo e secretário pessoal de Ratzinger, Georg Ganswein, desmentiu-o prontamente.
A comissão da honra perdida
Depois da pandemia da covid-19, que outra epidemia estará à espreita, em colégios e seminários, igrejas e sacristias e em tantas instituições de bem-fazer, dispersas pelo país?
Estado do Rio Grande do Sul
Bispo brasileiro acusado de abuso sexual de menor
O Ministério Público brasileiro denunciou o bispo Antonio Carlos Rossi Keller, titular da diocese de Frederico Westphalen (Rio Grande do Sul), por abuso sexual de um menor. O promotor diz que o bispo se aproveitou da sua “autoridade como bispo” e da “fragilidade afetivo-psicológica da vítima” para cometer os abusos.
Abusos sexuais em Espanha
Igreja exige “maior rigor” e mais dados à lista do “El País”
“Faltam nomes de acusados, datas em que os abusos tiveram lugar e a indicação se se referem a pessoas já falecidas”, lê-se, segundo notícia do Religión Digital hoje, 20 de dezembro, numa nota enviada via Whatsapp a alguns jornalistas pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE).
Cabo Delgado
Centenas de mulheres e crianças raptadas e obrigadas a casar, escravizadas ou vendidas
Mais de 600 mulheres e crianças foram raptadas em Cabo Delgado, Moçambique, durante os últimos três anos. Algumas foram obrigadas a casar com os sequestradores, outras foram escravizadas e vítimas de abuso sexual, outras ainda foram vendidas por valores entre os 550 e 1.600 euros, revelou esta terça-feira, 7, a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW).
Combater bem o mal
Os tempos que se vivem na Igreja Católica suscitam especial dor a todas as pessoas, sejam ou não crentes, provocando revolta em muitos contra um aparentemente imobilismo na resposta a uma crise que já se prolonga por demasiado tempo. A Igreja, enquanto realidade operante no mundo, não ficou imune a este fenómeno transversal à humanidade que é o abuso sexual de menores.
Pedro Strecht apresentou membros
Comissão quer “dar voz ao silêncio” das vítimas dos “crimes hediondos” dos abusos do clero
Daqui a um ano haverá relatório, que pode ser o fim do trabalho ou o início de mais. A comissão para estudar os abusos sexuais do clero português está formada e quer que as vítimas percam o medo, a vergonha e a culpa. Ou seja, que dêem voz ao seu silêncio. Pedro Strecht apresentou razões, o presidente dos bispos disse que não quer mais preconceitos nem encobrimentos, mas “autêntica libertação, autenticidade e dignidade para todos”.
Abusos sexuais em pano de fundo
Críticas, demissões e acusações na Igreja Católica em França aprofundam crise
Uma troca de acusações sérias: um documento de oito membros da Academia Católica de França critica severamente o relatório sobre os abusos sexuais. Os bispos e o presidente da Comissão que o elaborou responde dizendo que as críticas são ocas e que as vítimas de abuso foram de novo atingidas. Um tremblement no catolicismo gaulês, uma crise que se agrava.
Caso tem mais de 30 anos
Diocese do Algarve investiga denúncia de abuso sexual
A Diocese do Algarve confirmou que está a investigar uma denúncia de abuso sexual de menores que terá ocorrido no seu território, há mais de trinta anos. A denúncia foi feita no programa de Manuel Luís Goucha na TVI por Telmo Simão, que se apresentou como vítima e que teria sido abusado por um capelão militar em serviço no Algarve, enquanto residia na Casa dos Rapazes, uma instituição da diocese onde o então menor então residia.
Estudo da FEC
Dois terços das mulheres e meninas da Guiné-Bissau já sofreram violência
Dois terços das meninas e mulheres da Guiné-Bissau já sofreu algum tipo de violência por parte de homens (a maior parte dos quais é o próprio pai) e enfrentam ainda inúmeros obstáculos à protecção e garantia dos seus direitos face à violência contra a mulher, concluiu um estudo da Fundação Fé e Cooperação (FEC).
Os desafios dos bispos em França
“Ao padre que sabe muito e fala bem ainda lhe falta o coração e a humanidade.” Um bom mote do cardeal António Marto para alguns artigos meus anteriores e que abre caminho para aprofundar o que é “ter vocação” – e não só para sacerdote ou consagrado. É também uma boa maneira de abordar o tema da sexualidade perante os escândalos na hierarquia da Igreja Católica (não só, infelizmente).
Abusos de poder e sexuais
Onze freiras rompem “o véu do silêncio”
“Não sei para onde ir, só quero seguir Jesus, e aqui não é possível … porque sei que a minha congregação não se importa comigo”. O desabafo é de uma religiosa australiana que se diz abusada por um padre, em declarações reunidas num livro acabado de sair, com os relatos de violências por parte de 11 freiras.
Igreja, escândalos e má comunicação
Sabemos que o tempo mediático não é igual ao tempo da Igreja. A Igreja deve saber ler os tempos da sociedade em rede do século XXI, dispondo de ferramentas e técnicas que pode usar adequadamente no âmbito da sua missão, sem esquecer a estética própria da comunicação eclesial, no respeito pela sua natureza específica, evitando copiar erros e padrões inadequados de estética comunicacional de outras áreas.
Abusos sexuais do clero
Congregações religiosas de França nomeiam Comissão Independente
O magistrado Antoine Garapon acaba de ser designado para presidir à comissão independente que vai estudar os abusos sexuais nas ordens religiosas que desenvolvem em França a sua atividade. Já os bispos espanhóis não querem estudo sobre os abusos.
Cardeal O’Malley sobre abusos
É preciso recorrer aos modelos de investigação da sociedade civil
O presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, cardeal Sean Patrick O’Malley, defendeu esta quinta-feira, 18 de novembro, a necessidade de os casos de abusos sexuais de menores na Igreja serem objeto de “uma investigação independente” e de “uma ação informada”, porque “não podemos reparar o que não reconhecemos”. Nesse processo, a Igreja deve “aprender com os avanços da sociedade civil e do mundo académico em termos de modelos de pesquisa científica”.
Assembleia plenária
Bispos prometem “investigação” aos abusos sexuais, mas sem clarificar missão e âmbito da futura comissão
“Uma comissão que tenha capacidade de fazer investigação sem impedimentos”, prometeu o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, no final da assembleia plenária do episcopado, na tarde desta quinta-feira, 11, em Fátima. A reunião, que começou segunda-feira passada, teve como prato forte a questão dos abusos sexuais da Igreja e pretendeu dar uma resposta às críticas que pediam uma investigação completa e independente como a que foi divulgada em França no início de Outubro.
Ecos no estrangeiro
Carta de católicos sobre abusos noticiada em Espanha e Itália
A agência oficial espanhola Efe e o jornal digital Religión Digital, de Espanha, e o blogue Il Sismografo, que acompanha a actualidade católica em Itália, noticiaram a carta de duas centenas e meia de católicos portugueses a pedir que os bispos promovam uma investigação independente aos casos de abuso sexual cometidos pelo clero.
CEP recebe carta em Fátima
“Não há alternativa” a uma investigação sobre os abusos, dizem 250 católicos aos bispos
uma carta assinada por quase duas centenas e meia de católicos – 241, em rigor –, entre os quais professores (incluindo vários da Universidade Católica), clérigos, médicos, as escritoras Alice Vieira e Leonor Xavier ou o ex-presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.
Resposta ao relatório sobre abusos
Igreja em França inicia “reforma profunda” e indemniza vítimas
A par da dinâmica de mediação com as vítimas de abusos e da sua indemnização, o presidente da Conferência dos Bispos da Igreja Católica francesa (CEF), o arcebispo Eric de Moulins-Beaufort, anunciou esta segunda-feira, 8, a decisão de iniciar “um trabalho interno de ‘reforma profunda’ da Igreja como instituição.
Assembleia em Fátima
Bispos debatem abusos, mas investigação em Portugal não deve avançar
A assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reúne esta semana, em Fátima, tendo na agenda o tema dos abusos sexuais do clero. Mas todos os sinais indicam que não será aprovada nenhuma decisão sobre uma eventual investigação independente a esses casos, como já aconteceu em vários países.
A partir de 18 de Novembro
Jesuítas procuram vítimas de abusos sexuais
Os jesuítas decidiram criar um Serviço de Escuta, destinado a “acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abusos sexuais cometidos nas instituições da Companhia de Jesus em Portugal, seja por jesuítas, funcionários ou voluntários, independentemente da data dos factos”.
Pregos no caixão
Como resultado de uma evolução e saturação pessoais, cheguei ao ponto de ter medo, no próprio e exacto sentido da palavra, cada vez que vejo um padre ou um bispo aparecer na TV ou ser transcrito num jornal, porque é imensa a possibilidade de das suas bocas sair forte asneira e de os seus gestos e trejeitos serem comprometedores.
Um sentimento misto
No trabalho ou em qualquer outra responsabilidade todos desejamos que tenham confiança em nós e no discernimento que fazemos das coisas. Quantas pessoas não fazem a menor ideia da rede complexa de relacionamentos que estão em jogo e que, por detrás dos silêncios, existe uma visão do todo cuja compreensão exige tempo para a assimilar, não um tweet. Assume, aqui, importância, desenvolver uma cultura da confiança em quem assume determinadas responsabilidades.
Abusos: entre a vergonha e a esperança
Saiu agora mais um relatório sobre a realidade dos abusos sexuais, desta vez em França. Recordo outras situações como EUA, Polónia, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha…todos, segundo os critérios diferenciados de estudo e análise, vão mostrando uma realidade que envergonha a Igreja Católica e a sociedade, manifestando não apenas escândalo, mas também situações de indiferença e até crueldade.
Casos em investigação
Dois padres suspeitos de abuso sexual de menores na diocese de Viseu
Dois padres da diocese de Viseu estão a ser investigados por suspeita de abuso sexual de menores. Um deles terá enviado mensagens de teor sexual a um adolescente e foi suspenso preventivamente pelo bispo da diocese, António Luciano. O outro processo está em fase de instrução e não foram revelados quaisquer pormenores sobre o mesmo, avançou esta quarta-feira, 13 de outubro, a Rádio Renascença.
“Reconhecimento da verdade deve ser feito”
Cardeal Marto admite investigação independente sobre abusos sexuais, mas bispos estão divididos
São quatro expressões usadas pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que deixam entender a sua posição sobre a possibilidade de uma investigação independente a eventuais casos de abusos sexuais por parte de membros do clero: “A Igreja está disposta a olhar a realidade, para pôr fim a este escândalo”, cuidar do apoio às vítimas e ter uma “atitude preventiva e sem contemplação”.
Editorial
Abusos sexuais: a impenitência da Igreja em Portugal
O bispo auxiliar de Lisboa Américo Aguiar afirmou ao jornal Público que a “Igreja Católica admite investigação de casos de pedofilia, desde que não seja limitada ao clero”, título da manchete do jornal deste sábado, dia 9. Américo Aguiar sublinha que a Igreja “é a única instituição que, apesar de todos os arrastamentos e dificuldades, está a levar isto a sério”.
Bispos portugueses criam comissão
Homem de confiança do Papa sugere que Itália também deve investigar abusos
O padre jesuíta alemão Hans Zollner, homem de confiança do Papa para a prevenção e combate aos abusos sexuais do clero, considera que, depois da França, os bispos italianos deveriam também fazer um levantamento sobre aquela situação.
Concílio católico australiano
“Acolher os mais vulneráveis e focar-se nas periferias”
Na semana em que o mundo católico teve as atenções concentradas no Relatório Sauvé sobre os crimes de abuso sexual massivo de crianças em ambientes eclesiais, passou relativamente despercebido internacionalmente o arranque do Concílio Plenário da Igreja Católica da Austrália, que viveu uma longa e grave crise, por causa de abusos sexuais do clero.
Abusos sexuais do clero
Relatório “pior do que o esperado” para a Igreja Católica em França
É um extenso e chocante relatório sobre o abuso sexual de menores em França: “A Igreja não soube ver; a Igreja não soube escutar e não soube captar os sinais” das vagas sucessivas de padres predadores sexuais que, durante décadas, não só abusaram de crianças e jovens – mais de 200 mil – mas lhes destruíram em grande medida a vida e o futuro.”
Conclusões apresentadas dia 5
Relatório diz que 2% dos padres em França nos últimos 70 anos foram “criminosos pedófilos”
O presidente da comissão nacional de investigação da criminalidade pedófila na Igreja em França disse este domingo ter havido “entre 2.900 e 3.200 criminosos pedófilos”, homens — padres ou religiosos — na Igreja Católica no país desde 1950.
Destruição das comunidades autóctones do Canadá
Bispos católicos pedem desculpa e assumem apoio a indígenas
A Conferência dos Bispos Católicos do Canadá, num comunicado dirigido aos povos indígenas (designados habitualmente por Primeiras Nações), resultante da assembleia anual que decorreu de segunda a sexta-feira da última semana, pediu desculpas pelas atrocidades cometidas e agora descobertas em alguns colégios sob a gestão da Igreja Católica.
Vida Consagrada
Vaticano obriga Arautos do Evangelho a entregar menores às famílias
Os Arautos do Evangelho que acolham menores nas suas instituições devem entregá-las às respetivas famílias, de acordo com um decreto da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Medida visa prevenir “possíveis abusos de consciência contra menores e sua submissão total”.
Reino Unido
Relatório denuncia “falhas chocantes” das instituições religiosas na prevenção dos abusos sexuais
A generalidade das instituições religiosas em Inglaterra e no País de Gales revela “falhas chocantes” e “hipocrisia” na forma como lida com os casos de abusos sexuais de menores. “O seu propósito é ensinar o bem, e no entanto falham em proteger as crianças”, denuncia um estudo realizado ao longo do último ano pelo Independent Inquiry into Child Sexual Abuse (IICSA), publicado esta quinta-feira, 2 de setembro.
Abusos sexuais no Canadá
Igreja gasta com advogados dinheiros das indemnizações
O escândalo à volta dos internatos geridos pela Igreja no Canadá conhece a cada dia novos episódios. A cadeia de TV CBC teve acesso a documentos que revelam que a Igreja Católica gastou em advogados milhões de dólares destinados às vítimas de internatos de indígenas canadienses.
Igreja Católica do Canadá no meio da tormenta
Arcebispo vende o seu paço para indemnizar vítimas indígenas
A Arquidiocese católica de St. John, no nordeste do Canadá, vai vender quatro propriedades, entre as quais o próprio paço episcopal, como uma das formas de reunir fundos para reparar vítimas de abusos físicos, incluindo sexuais, documentados ao longo de várias décadas num orfanato gerido pela Igreja Católica.
Novo relatório, nova crise na Polónia
Quase 300 padres abusaram de 368 menores
Acusado em vários momentos de encobrir abusos sexuais de membros do clero, o arcebispo polaco Slawoj Glodz foi recentemente obrigado pelo Vaticano a viver fora da sua diocese, entre outras penalizações. Para irritação de muitos, acaba de ser eleito para administrar a localidade de Piaski, a sua terra natal.
Abusos sexuais
Concordatas usadas para fugir à justiça, denuncia ONU
Tomar todas as medidas necessárias para deter e prevenir a violência e o abuso sexual recorrentes contra crianças em instituições católicas, e para garantir que os responsáveis prestem contas e as reparações sejam pagas às vítimas, são alguns dos pontos de uma carta dirigida ao Papa por um grupo de peritos em direitos humanos das Nações Unidas. O mesmo documento diz também que as concordatas são limitativas de uma combate eficaz ao problema.
Hans Zollner sobre abusos sexuais
“Portugal está ainda no começo do processo de lidar com o passado”
Ainda há dificuldade em lidar com o passado, mesmo numa sociedade como a portuguesa, como se pode verificar com o processo Casa Pia, diz o padre Zollner, responsável no Vaticano para as questões de abusos de menores. E duas entrevistas publicadas agora pelo portal dos jesuítas e na página da diocese de Braga, Zollner diz que não basta um endereço electrónico numa página de internet: o mais importante é “criar um ambiente de confiança”.
Abusos sexuais na Alemanha
Pedido de resignação do cardeal Marx: significados de um gesto histórico
O 7MARGENS deu a notícia e dá, agora espaço às reações e comentários desencadeados pelo gesto radical deste poderoso cardeal próximo do Papa Francisco, não sem antes dizer quem é este purpurado e sublinhar os principais pontos da carta dirigida ao Papa.
Abusos sexuais na Igreja Alemã
Cardeal Marx apresenta renúncia ao cargo de arcebispo de Munique
O cardeal Reinhard Marx pediu ao Papa a renúncia ao cargo de arcebispo de Munique. Na origem do pedido, estão os casos de abusos sexuais na Igreja Alemã, cuja gestão Marx considera ter sido uma “catástrofe” e pela qual pretende assumir “responsabilidades”.
Código de Direito Canónico
Papa agrava penas para crimes de abusos
O Papa Francisco publicou nesta terça-feira, 1 de Junho, a constituição Apostólica Pascite gregem Dei, promovendo uma reforma do Código de Direito Canónico (CDC) no que se refere às sanções penais na Igreja, com atenção particular aos casos de abusos sexuais, agravando várias penas existentes.
[Comentário]
Dia da Criança: As pessoas que habitam nos “menores” e que podem fazer delas maiores
Menor é um conceito jurídico-legal, que interessa aos tribunais, às polícias, aos responsáveis por prover as crianças com as condições e requisitos para que cresçam e se tornem cidadãos de pleno direito. Mas esse conceito está longe de esgotar a pessoa que a criança é.