Que espero do Sínodo católico? (1)

Aceitar a beleza da diversidade sem decretar a uniformidade

| 26 Set 2023

Nas vésperas da reunião da assembleia do Sínodo católico sobre a Sinodalidade, o 7MARGENS convida os seus leitores a dizerem o que esperam deste importante acontecimento. Todos são chamados a expressarem-se. Publicamos as respostas àquela interrogação à medida que nos forem chegando.

O que esperamos do sinodo_7 margens

 

Espero, antes de mais nada, que em cada momento se procure seguir Jesus e os seus critérios…

Espero que haja uma escuta atenta e respeitosa: dos que ao longo destes anos de preparação fizeram ouvir as suas diferentes vozes; daqueles que nem sabem que podem ter voz na Igreja; de todos os que se sentem excluídos; dos sinais dos tempos.

Espero que se procure encontrar linguagens, gestos e símbolos para anunciar a mensagem de Jesus às pessoas de hoje e chegar aos que estão afastados.

Espero que, com coragem e em liberdade, se enfrentem e debatam questões que preocupam tantos: o poder das e nas “sacristias”; uma liturgia viva e celebrante para cada situação e momento; o celibato obrigatório dos presbíteros; o lugar justo da parte feminina da Igreja; aqueles com diferentes orientações sexuais; a formação humana e teológica dos seminaristas e dos catequistas; o acolhimento e atenção a todos, sempre privilegiando os últimos; como ajudar na construção da paz; o cuidado com a criação; e muitas outras…

Espero que não haja preocupação em concluir com decretos, leis e normas para atingir a uniformidade, mas se acredite que a unidade, em Igreja, é possível com muitas expressões, na beleza e riqueza da diversidade.

E espero que sempre esteja presente que “o Espírito sopra onde quer”. Deus é de todos e está em todo o lado, em todas as religiões, em todas as pessoas, em tudo o que é bom. As religiões e Igrejas são uma ajuda para que cada um encontre aquilo que procura no mais fundo e verdadeiro de si mesmo e o possa viver e celebrar. Jesus veio mostrar o caminho.

Lucy Wainewright

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Secularismo e Direitos Humanos

Secularismo e Direitos Humanos novidade

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) decidiu, no passado dia 28 de novembro (ver 7MARGENS), que a administração pública de um país pode proibir os seus funcionários de usarem visivelmente qualquer sinal que revele crenças filosóficas ou religiosas, a fim de criar um “ambiente administrativo neutro”. Devo dizer que esta formulação me deixa perplexa e bastante preocupada. É óbvio que todos sabemos que a Europa se construiu sobre ruínas de guerras da religião. (Teresa Toldy)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This