Acusado de abuso de menor, padre de Vila Real deixa sacerdócio

| 26 Fev 21

Vila Real, sé, catedral, património

Catedral de Vila Real Foto © Varun Shiv Kapur/Wikimedia Commons

 

Heitor Antunes, durante décadas padre da diocese de Vila Real, pediu e obteve do Papa Francisco o abandono do ministério na sequência de um processo aberto pela diocese em 2019 por abusos de menores, noticiou nesta sexta-feira, 26,o Observador (texto reservado a assinantes), que refere ter a diocese decidido investigar Heitor Antunes na sequência de uma reportagem sobre o caso publicada pelo jornal em fevereiro de 2019.

A reportagem acusava o então padre de ter iniciado em 2002 uma ligação de intimidade com uma criança da sua paróquia, à época apenas com 12 anos, que evoluiu posteriormente para uma relação física quando ela ainda era menor de idade. Aos 23 anos a jovem engravidou, tendo o sacerdote recusado assumir a paternidade oficial da criança. O caso na Justiça já tinha prescrito em 2019.

 

Sínodo em demanda de mudanças

Sínodo em demanda de mudanças novidade

Falo-vos da reflexão feita pelo Papa Francisco, como bispo de Roma, no início do Sínodo, cuja primeira etapa agora começa, de outubro de 2021 a abril de 2022, respeitando às dioceses individuais. Devemos lembrar que o “tema da sinodalidade não é o capítulo de um tratado de eclesiologia, muito menos uma moda, um slogan ou novo termo a ser usado ou instrumentalizado nos nossos encontros. Não! A sinodalidade exprime a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Um inusitado toque de sinos, um minuto de silêncio, uma árvore plantada pelo Presidente

Memória e Esperança mobiliza gestos

Um inusitado toque de sinos, um minuto de silêncio, uma árvore plantada pelo Presidente novidade

Um voto no Parlamento, uma árvore a plantar pelo Presidente da República domingo à tarde no fecho da Jornada e um minuto de silêncio para ser cumprido também domingo, às 14h, por quem assim o entenda. Gestos da Jornada de Memória e Esperança que mobiliza neste fim-de-semana milhares de crianças, jovens e adultos por todo o país.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This