AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Campeonato do Mundo de Futebol, da FIFA. Foto © Unsplash.

[Fora de portas]

Afecto e cuidado: a resistência à banalidade

| 06/07/2026

 Da coragem de nos capacitarmos fora de portas através de um outro olhar interior, sobre nós e o todo do nosso Viver, surgirá o ânimo de ir alinhavando “espaços de amabilidade solidária”.

 

Por estes dias, na correnteza em catadupa das notícias a propósito do Mundial de Futebol, uma reportagem de duas páginas no jornal PÚBLICO, do passado dia 2, desperta o interesse pelo título, mesmo a quem pouco se interesse por futebol: «Camisolas leiloadas directamente das costas dos jogadores».

Do que se trata? No ano de 2017, dois irmãos advogados de Amesterdão queriam presentear o seu pai, «adepto fervoroso do Ajax», com «uma camisola usada pelo jogador favorito do seu coração». Mas não havia modo de como… Então, «a frustração dos dois irmãos (…) foi a semente que deu início à MWS, actualmente com mais de 220 mil camisolas vendidas», conclui o repórter.

“Deixando para trás pormenores que não se mostram necessários, o conceito do negócio esclarece-se assim:  contactados centenas de clubes e federações de futebol (incluindo Portugal), no final de cada jogo, aceitaram o desafio da Match Worn Shirt.” Foto © site Match Worn Shirt (pormenor da capa)

Deixando para trás pormenores que não se mostram necessários, o conceito do negócio esclarece-se assim:  contactados centenas de clubes e federações de futebol (incluindo Portugal), no final de cada jogo, aceitaram o desafio da Match Worn Shirt. A partir de então, camisolas ainda suadas, não lavadas e autografadas pelos craques, passaram a ser enviadas para a MWS para posteriormente serem leiloadas… E cada camisola pode atingir valores que vão de pouco mais de 2 mil euros até mais 62.606 euros. Este último lance, que pertencia a uma camisola vestida por Cristiano Rolnaldo, foi superado por uma utilizada por Lamine Yamal, «jovem prodígio do Barcelona», informam os dois irmãos, sem revelarem o valor deste leilão… A grande expectativa dos advogados leiloeiros, como se refere no final da reportagem, está no Mundial de Futebol.

Nestes tempos parcos em sentimentos compassivos, içam-se estandartes de vaidades impulsionadas pelo fragmentarismo social que desencadeia fissuras incontáveis a diversos níveis, e cada vez mais agrestes, onde afecto e cuidado não têm lugar. A imaturidade humana vai conseguindo estabelecer-se como “espaço normalizador”, transformado em “actualidade”. Resta-nos acreditar com o filósofo que a frialdade que desta se desprende, tarde ou cedo, deixará de se dissimular [1].

A banalização desta “actualidade”, que não é presente vívido do quotidiano, é antes porta entreaberta para a mediocridade. A esta o que lhe interessa, o que pretende é o deslumbre fático. Simplesmente por ser deslumbrante, hipnótico como um néon, sem que traduza qualquer experiência ou sentimento.

As palavras acima sublinhadas a negrito indicam só por si como esta actualidade conseguiu tornar-se em “realidade da aparência”. O que se afirma, o que se expressa já não é a construção do tempo presente, do Viver de cada momento feito, concrecto, amadurecido no peneirar do quotidiano. Contrariamente, verificamos que o fervor alardeado não corresponde a zelo ou apelo saído do coração, capaz de tomar em mãos a construção das realidades. Resta a frustração… Mas esta não propícia à semente audácia bastante para germinar.

Lírios

“Não vos preocupeis a respeito da vossa vida sobre o que comereis ou bebereis, nem a respeito do vosso corpo sobre o que vestireis.Examinai de perto os lírios do campo como crescem!” Foto © Joaquim Félix]

«Não vos preocupeis a respeito da vossa vida sobre o que comereis ou bebereis, nem a respeito do vosso corpo sobre o que vestireis.
Examinai de perto os lírios do campo como crescem!
Digo-vos que nem Salomão em todo o seu luxo se vestiu como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe
e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós (…).
Procurai, antes o reino de Deus e a sua justiça;
e todas as coisas vos serão dadas»[2]

Não é necessário uma reflectida exegese para compreender o chão que Jesus percorria e as vozes doídas que escutava; assim como não lhe foi igualmente indiferente o aparato soberbo que observava, quer na agremiação sacerdotal de Jerusalém, quer na minoria possidente agrária, ambas enleadas no favorecimento político de Roma.

O enraizamento da Existência não se finca na banalidade da aparência, na exaltação do efémero ou da notoriedade narcísica do volátil. O desígnio da vida corrente só adquire consistência no cuidado, na solicitude e no amparo. Foi a sabedoria que Jesus cultivou…

Ele sabia que um sistema construído sobre o dinheiro e os interesses de muito poucos só poderia resultar numa infinda noite lançada sobre os ombros de uma multidão a quem estava proibido o direito de reclamar justiça, sendo-lhe somente permitido cumprir a sentença de suar sob uma cruel desigualdade… E ao final de cada jornada, as suas roupas não gozavam de qualquer valor para serem leiloadas.

Ao afirmar que o único cuidado era a construção da Justiça do reino de Deus, Jesus afirmou o direito de sermos opositores da deriva dos que necessitam de violência, de fome, e de guerras; dos fingidores que espalhafatam míseras benfeitorias e dos seus dos seus acólitos, acomodados nas cadeiras lustradas de poderes diversos, discorrendo eloquências de bem-estar e juras de garantias de futuro às multidões. Estas nem cuidavam em atender, tão vilmente quebrantadas que estavam sob a trama das vantagens de muitos poucos. Tudo sempre germinado pela altivez do dinheiro ou a persuasão das armas.

Ilustração da Ana Luisa para o seu poema sobre a Paz.

“Ao afirmar que o único cuidado era a construção da Justiça do reino de Deus, Jesus afirmou o direito de sermos opositores da deriva dos que necessitam de violência, de fome, e de guerras.” Ilustração da Ana Luísa Lewis: Paz.

A Justiça do reino de Deus não conjuga com os discursos dos populismos… Esses não afrontam os que impõem (a muitos) a obrigatoriedade de se sobreviver à custa do suor de doze ou dezoito horas de trabalho, por forma a conseguir chegar ao final do mês. Esses não se compadecem com as mãos gretadas, os ombros caídos ou olhos semicerrados dos que se atafulham nos cubículos suburbanos, corroídos pelo mofo e o aumento desmesurado da renda. E de mais tudo! Porque a eles não lhes é dado sonhar com férias fora das quatro paredes, quando mal conseguem o peixe à mesa ou as sapatilhas dos filhos [3].

A charanga populista desvia o olhar para ignorar a compaixão e a proximidade; aos deserdados proclama discursos altaneiros da sua inacção. Coisa própria de oficiantes do culto das promessas do capitalismo globalizado…

Prevalece a ilusão. Um modelo mais aerodinâmico de determinada marca de carros; um concentrado de um fruto exótico, cuja produção esgota a densidade produtiva de terrenos longínquos; quilómetros infindos de algodão para se ter mais uma camisa ou um vestido, desta vez com riscas azuis; um creme mais macio, uns sapatos com menos ou mais biqueira, quem sabe… E vamos assim por diante, porque a futilidade anuncia-nos que se criaram novos postos de trabalho, mais riqueza (não sabemos para quem), mas sobretudo o PIB está a crescer.

O que fica é apenas a logro de que o mercado funciona, o dinheiro escorre para os cofres, enquanto a vida milhões de seres humanos é encarcerada à velocidade da luz, para não dar azo a pensarem na eventualidade sequer da resistência pacífica.

A resistência pacífica não é uma ideia abstracta. É o direito de dar cumprimento à Justiça do reinado de Deus [4]. Sim, o reinado por se tratar de dar corpo e ânimo a uma convivência humanizadora. Não se trata do igualitarismo dos populistas, mas de justiça.  Da justiça fundamentada no acolhimento. De todos, sim, mas sobretudo dos mais frágeis, dos despossuídos, porque a Justiça do reinado de Deus não se acomoda às benesses apregoadas do capitalismo globalizado. Este tem precisamente a sua exacta correspondência no modelo de comércio das camisolas dos jogadores de futebol.

A resistência pacífica alicerça a sua razão na proposta de Jesus: «Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós!». A nós cabe cumpri-la…

 

[1] Humano, más humano – Una antropología de la herida infinita, Josep Maria Esquirol, ACANTILADO, Barcelona, 2021; pág. 58. A reflexão do filósofo avisadamente releva: «A falta de humanidade é o prelúdio da desumanidade.»
[2] Do evangelho de Mateus, cap. 6, 25; 27-30; 33
[3] As citações feitas não são generalidades, fundam-se em casos concrectos.
[4] Nos originais gregos escreveu-se reinado (basileia), não significa lugar ou território, mas poder soberano, e que se distingue por ser acção, destino a concrectizar.

 

Mário Robalo é jornalista

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Mobilidades não deferidas pela primeira vez em 19 anos!

Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos

Mobilidades não deferidas pela primeira vez em 19 anos! novidade

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos é a iniciativa fundadora da medida 2O (Segunda Oportunidade), em Portugal, tendo aberto portas em 2008 e trabalhado ininterruptamente desde essa data com cerca de 1200 jovens em abandono precoce e em risco de exclusão social com resultados muito positivos, traduzidos em 80% de saídas positivas. [Texto de Luís Mesquita | Presidente da AE2O].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This