AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Fronteira com Bielorrússia

Afegãos detidos de forma violenta na Polónia

| 21/10/2021

Afegãos procuram refúgio um pouco por todo o mundo. Na imagem, miúdos refugiados no Paquistão, perto de Islamabad. Foto © Voice of America, Public domain, via Wikimedia Commons.

 

Um grupo de 17 pessoas, incluindo pelo menos um menor, foi detido de forma violenta à entrada na Polónia, na quarta-feira, dia 20, depois de ter atravessado a vedação da fronteira, e expulsos de novo em direção à Bielorrússia pelas autoridades polacas, denunciou esta quinta-feira a Amnistia Internacional (AI).

Segundo a organização polaca Fundacja Ocalenie, citada pela AI, as 17 pessoas atravessaram a fronteira na zona de Usnarz Górny. A AI verificou um vídeo partilhado pelas autoridades bielorrussas relativa a esta situação.

Numa anterior “investigação digital”, esta organização de direitos humanos já tinha mostrado que o mesmo grupo foi sujeito a um suposto retorno ilegal e forçado em agosto.

Segundo detalhes revelados a 30 de setembro, sobre a situação de 32 requerentes de asilo afegãos (quatro mulheres, 27 homens e uma menina de 15 anos) que estavam retidos na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia, “sem comida, água potável, abrigo e medicamentos desde, pelo menos, 18 de agosto”, a Amnistia podia confirmar que, “no final de agosto e de forma súbita, este se tinha deslocado da Polónia para a Bielorrússia, no que aparentava ser um retorno forçado ilegítimo”.

Esta investigação foi possível a partir de imagens de satélite e fotografias, utilizadas para medir a área e proceder a uma reconstrução 3D.

Já nesta quarta-feira, como noticiou o 7Margens, a AI tinha lançado um apelo a todos os países para que “cumpram a sua obrigação de proteger as pessoas em risco de graves violações de direitos humanos, pondo imediatamente fim a todos os retornos forçados ou deportações para o Afeganistão, e garantindo o acesso a procedimentos de asilo justos”.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.