Apesar de mais de 500 leitores já terem respondido ao inquérito que enviámos ao final do dia 16 de setembro, decidimos prolongar esta consulta até às 24h de dia 3 de outubro. O número de respostas recebidas é muitíssimo animador, supera as nossas melhores expectativas e revela uma forte vontade de participação de todas e todos que nos leem neste Sínodo da Igreja Católica, que durará até outubro de2023. Por isso queremos dar oportunidade aos que, por alguma razão, ainda não tiveram tempo para preencher o inquérito que o possam fazer até ao final de dia 3 de outubro.
O inquérito/sondagem pretende ser um contributo para a escuta de todos, crentes e não-crentes, sobre a realidade e as perspetivas da atual situação da Igreja Católica que vão estar no centro da reflexão das comunidades católicas durante todo o processo deste Sínodo sobre a participação, a comunhão e a missão da e na Igreja. Aberto oficialmente em Roma no próximo dia 9 de outubro, sábado, pelo Papa Francisco, o Sínodo estende-se até ao final de 2023.
Num editorial por nós publicado escrevemos: “Não sendo nem um jornal confessional e muito menos um jornal católico, não poderia deixar de estar atento e interveniente perante um acontecimento que já foi classificado como ‘talvez o mais audacioso projeto’ do pontificado do atual Papa.”
O inquérito proposto pelo 7MARGENS aos seus leitores não leva mais do que sete minutos a responder. As respostas são anónimas e serão tratadas do ponto de vista estatístico. E, como referido, apesar de este ser um tema que diz respeito à Igreja Católica, o inquérito é aberto a todos os leitores, qualquer que seja a sua posição perante a religião, tal como o próprio Papa Francisco sugeriu, dizendo que é importante escutar mesmo quem está fora da Igreja.
CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O INQUÉRITO