Sínodo: opinião dos leitores

Ainda pode responder ao inquérito até 3 de outubro

| 1 Out 2021

 

Apesar de mais de 500 leitores já terem respondido ao inquérito que enviámos ao final do dia 16 de setembro, decidimos prolongar esta consulta até às 24h de dia 3 de outubro. O número de respostas recebidas é muitíssimo animador, supera as nossas melhores expectativas e revela uma forte vontade de participação de todas e todos que nos leem neste Sínodo da Igreja Católica, que durará até outubro de2023. Por isso queremos dar oportunidade aos que, por alguma razão, ainda não tiveram tempo para preencher o inquérito que o possam fazer até ao final de dia 3 de outubro.

O inquérito/sondagem pretende ser um contributo para a escuta de todos, crentes e não-crentes, sobre a realidade e as perspetivas da atual situação da Igreja Católica que vão estar no centro da reflexão das comunidades católicas durante todo o processo deste Sínodo sobre a participação, a comunhão e a missão da e na Igreja. Aberto oficialmente em Roma no próximo dia 9 de outubro, sábado, pelo Papa Francisco, o Sínodo estende-se até ao final de 2023.

Num editorial por nós publicado escrevemos: “Não sendo nem um jornal confessional e muito menos um jornal católico, não poderia deixar de estar atento e interveniente perante um acontecimento que já foi classificado como ‘talvez o mais audacioso projeto’ do pontificado do atual Papa.”

O inquérito proposto pelo 7MARGENS aos seus leitores não leva mais do que sete minutos a responder. As respostas são anónimas e serão tratadas do ponto de vista estatístico. E, como referido, apesar de este ser um tema que diz respeito à Igreja Católica, o inquérito é aberto a todos os leitores, qualquer que seja a sua posição perante a religião, tal como o próprio Papa Francisco sugeriu, dizendo que é importante escutar mesmo quem está fora da Igreja.

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O INQUÉRITO

 

Polícia da moralidade encerrada no Irão

Protestos a produzir efeitos

Polícia da moralidade encerrada no Irão novidade

A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

Um Deus mergulhado na nossa humanidade

Um Deus mergulhado na nossa humanidade novidade

Diante de uma elite obcecada pelo ritualismo de pureza, da separação entre puros e impuros, esta genealogia revela-nos um Deus que não se inibe de operar no ordinário e profano, que não toma preferência alguma acerca daqueles que se assumem categoricamente como sendo corretos, puros de sangue ou mesmo como pertencentes a determinada etnia ou género.

feitos de terra

feitos de terra

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, Domingo II do Advento A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 3 de Dezembro de 2022.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This